Inconfidentes Pedalantes Clube Randonneur promove neste domingo passeio ciclístico de 200 quilômetros, nos moldes de eventos europeus, com saída e chegada em Congonhas, passando por São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios e Passa Tempo.

O Brevet Randonneurs Mondiaux (BRM) não é competição e sim uma prova que combina resistência física, desafios individuais e cicloturismo

O Brevet Randonneurs Mondiaux (BRM) não é competição e sim uma prova que combina resistência física, desafios individuais e cicloturismo

Uma novidade para os ciclistas mineiros pedalarem em grupo – o Inconfidentes Pedalantes Clube Randonneur – tem evento marcado para o dia 5 de junho. Será a primeira jornada realizada na região do Campo das Vertentes, partindo da cidade de Congonhas, passando por São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios até chegar a Passa Tempo.

A modalidade Randonneuring é muito antiga e criada por um grupo de ciclistas italianos e franceses para percorrer longas distâncias. No Brasil é conhecida como Audax, que vem do latim “audacioso”. Os Brevets que os Inconfidentes Pedalantes Clube promovem seguem o padrão dos Brevets Randonneurs Mondiaux, ou BRMs, nos quais há um tempo limite para percorrer as distâncias propostas.

São dois trechos, para atender a ciclistas de preparo físico e experiência diferentes: um tem 200 quilômetros e outro 80.

BRM 200km – Congonhas

O Brevet Randonneurs Mondiaux (BRM) 200 km de Congonhas-Passa Tempo-Congonhas 2016 traz o espírito de um grupo de ciclistas fazendo um belo passeio através de trechos de três circuitos integrantes da região de abrangência da Estrada Real: Circuito dos Inconfidentes, Circuito das Villas e Fazendas e Circuito dos Campos das Vertentes. Nesse trajeto o randonneur pedalará por belos cenários naturais, cidades históricas e ruínas que fazem parte da história de Minas Gerais.

O percurso deste BRM passa por estradas num sobe e desce constante, totalizando em torno de 4.000 metros de subida acumulada, alternando os esforços da escalada com os prazeres de deixar a bicicleta correr livre em longos trechos de descida. Além destes prazeres, soma-se a alegria do companherismo e a segurança do coletivo.

2º Desafio 80km 2016 – Congonhas

O Desafio 80km é uma oportunidade de se iniciar na modalidade. Não vai valer Brevet homologado junto ao ACP (Audax Club Parisien), mas serve para atrair um novato e trazê-lo para o esporte. O desafio é cumprir uma distância maior que a cotidiana de treinos e passeios mais perto de casa. Os primeiros 40 quilômetros são os mesmos do Brevet 200km, retornando para Congonhas a partir do PC1 de Entre Rios de Minas.

Texto: Cristiano Quintino
Fotos: Arquivo CQ

 

Cartaz

SERVIÇO:

O que: Brevet Randonneurs Mondiaux – BRM 200 km
Onde: Congonhas, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios e Passa Tempo
Quando: 5 de junho de 2016
Informações: inconfidentespedalantes.com.br

 

 

 

 

 

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )