A Olimpíada Rio 2016 comprova o fraco desempenho do Brasil em todas as modalidades do ciclismo. Para se ter uma ideia, a biker melhor classificada foi Flávia de Oliveira, que ficou na sétima colocação na prova de estrada, cuja medalha de ouro caiu no peito da holandesa Anna Van der Breggen.

Da equipe brasileira, Flávia Oliveira foi a a melhor classificada no ciclismo: ficou e sétimo na modalidade pista

Da equipe brasileira, Flávia Oliveira foi a a melhor classificada: ficou em sétimo na modalidade pista

O mais importante que aconteceu no ciclismo brasileiro nesta Olímpiadas Rio 2016 foi na prova de estrada. Não teve destaque da grande mídia, mas merece celebração a a classificação no Top 10 da brasileira Flávia de Oliveira, chegando em sétimo lugar, a menos de 30 segundos da campeã, medalha de ouro, a holandesa Anna Van der Breggen.
Classificação inédita numa prova duríssima entre 68 ciclistas, pedalando pelas medalhas em 3 horas e 51 minutos tempo das medalhistas. Nesta prova a outra ciclista brasileira, Clemilda Fernandes chegou em 51º. lugar.

Na modalidade Contrarelógio, a norte-americana Kristian Armstrong ficou com a medalha de ouro

Na prova Contrarelógio, a norte-americana Kristian Armstrong ficou como o ouro

Já no masculino, que aconteceu no sábado, dia 9, o brasileiro Murilo Fischer completou a prova de 237,5 quilômetros em 64º. lugar e Kleber Ramos não completou.
Na manhã desta quarta-feira foi a vez das provas de ciclismo de estrada na modalidade de Contrarelógio. A norte-americana Kristian Armstrong (42 anos) venceu em 44m26s42 – com esse feito ela torna a tricampeã olímpica; a prata foi para a russa Olga Zanbelinskaya com o tempo de 44m31s97 e o bronze para a holandesa  Anna van der Breggen (que foi ouro domingo na estrada) com o tempo de 44m37s80.
Entre os homens, no percurso de 237 quilômetros o mais rápido – que ficou com a medalha de ouro – foi o suíço Fabian Cancellari (35 anos) em 1h12m15, o que deu uma média de 45 km/h. A prata saiu para o holandês Tom Dumoulin (1h13m02) e o bronze para a Grã Bretanha com o ciclista Cris Froome (1h13m17). Nesta modalidade de Contrarelógio o Brasil não teve representante.

 O suíço Fabian Cancellari completou o percurso de 237 quilômetros na frente

O suíço Fabian Cancellari completou o percurso de 237 quilômetros na frente

Agora a modalidade passa a ser o ciclismo de pista, que começou nesta quinta-feira dia 11/8 e vai até o dia 16/8 no velódromo da Barra. O único ciclista brasileiro é Gideon Monteiro que começa a disputar nos dias 14 a 16/8.
Fotos: CBC/Divulgação

Texto: Cristiano Quintino

Texto: Cristiano Quintino

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO:
O que: Ciclismo de pista nas Olimpíadas
Quando: 11 a 16 de agosto
Onde: Velódromo da Barra (RJ)
Transmissão: SporTV 10

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )