Festival promovido pelo Automóvel Clube Brasileiro vai premiar melhores vídeos cujo tema visa conscientizar brasileiros sobre a vergonha nacional dos acidentes automobilísticos que matam mais de 40 mil pessoas por ano e deixam outras 500 mil inválidas, conforme dados de 2015; vencedores do concurso vão ganhar um dia de rei ou rainha no GP Brasil de Fórmula-1, em novembro.

O vídeo vencedor tem direito a dois ingressos para assistir ao GP Brasil de Fórmula-1, em novembro

O vídeo vencedor tem direito a dois ingressos para assistir ao GP Brasil de Fórmula-1, em novembro

Uma câmera na mão, boas ideias na cabeça – desde que sejam sobre a educação para o trânsito – podem render o ingresso e regalias para assistir ao GP Brasil de Fórmula-1 que será disputado dia 13 de novembro em Interlagos, São Paulo. Para isso, os candidatos a cineasta e educadores devem participar do festival “Curta com Vida”, promovido pelo Automóvel Clube Brasileiro, com apoio da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Para concorrer, os interessados devem enviar um vídeo para o site do festival, com no máximo dois minutos de duração, incluindo a abertura padrão disponível para baixar. O tema orientador para a criação, roteiro e produção é ‘’Trânsito e Vida’’ e as inscrições estão abertas até o próximo dia 19 de setembro.

Peças promocionais do festival de vídeos promovido pelo Automóvel Clube Brasileiro

Peças promocionais do festival de vídeos promovido pelo Automóvel Clube Brasileiro

Segundo o regulamento, o  objetivo do festival é promover a educação no trânsito, a fim de diminuir o alto índice de acidentes e mortes nas ruas ou estradas.  Em 2015, o seguro DPVAT, que indeniza vítimas de trânsito, registrou 42.500 indenizações por morte e outras 515.750 por invalidez.
A meta de melhorar a vergonhosa estatística e conscientizar os brasileiros interessou até quem promove a velocidade, mas com segurança, no caso a FIA. Os organizadores do festival esperam que os videomakers de plantão discutam, em seus materiais, a questão, apresentando uma visão  crítica e construtiva como forma de colaborar por um País menos violento ao volante.

Os vídeos deverão ter, no máximo, dois minutos de duração, incluindo a abertura padrão

Os vídeos deverão ter, no máximo, dois minutos de duração, incluindo a abertura padrão

Algumas questões sugeridas são: “O que se pode fazer para que o Brasil veja esse cenário de desrespeito às leis de trânsito mudar?”, “O que a sociedade tem a contribuir e sugerir para que o dilema do trânsito seja alterado para um quadro de mais respeito à vida?”, “Como podemos evitar acidentes e mortes causados no trânsito?”,  “Como educar as crianças e seus pais a respeito da boa convivência na rua e na estrada?”. E por aí vai.
De acordo com os organizadores, serão premiados dois vídeos, sendo um através de júri popular (votação pela internet) e outro por júri técnico. O vencedor de cada categoria receberá dois ingressos para o próximo Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo, com direito a um acompanhante, incluindo a infraestrutura de passagem, translado e hospedagem.
Os dois vídeos vencedores, além dos classificados em 2º e 3º lugares nas duas categorias, serão inseridos em um DVD para distribuição nacional com aplicação em campanhas de educação no trânsito e segurança viária. Os seis vídeos serão distribuídos aos demais clubes-membros da FIA em 140 países.
Fotos: Automóvel Clube Brasileiro e Autódromo de Interlagos/Divulgação

De olho nas datas

Até 19/9: Cadastramento e envio dos vídeos concorrentes
Até 3/10: Votação popular (pela internet)
20/9 a 3/10: Votação técnica (júri técnico)
4/10: Definição dos vencedores
4/10/ a 6/10: Comunicação direta com os vencedores
7/10: Divulgação dos vencedores pela internet
13/10: Limite para envio de dados dos vencedores para a organização da premiação
12/11: Premiação (Autódromo de Interlagos)
13/11: GP Brasil de Fórmula-1 no Autódromo de Interlagos
Até 15/12: Produção e liberação dos DVD (com os seis vídeos)
Após 20/12: Distribuição dos DVD a públicos nacionais afins à segurança no trânsito

SERVIÇO:

O que: Festival Curta com Vida
Quando: 19/9 a 13/11
Onde: Autódromo de Interlagos (local da premiação), dia 13/11
Informações e regulamento: www.curtacomvida.com.br

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )