Começa neste sábado (3/9) o Enduro da Independência, a competição de regularidade de motos mais tradicional do Brasil que reúne, em Curvelo (MG), pilotos de vários estados em busca de um dos títulos mais importantes do motociclismo nacional; este ano, provas acontecem pelas trilhas que inspiraram o escritor mineiro João Guimarães Rosa.

Jormar Grecco sabe dos desafios que têm pela frente, mas diz estar preparado fisicamente e mentalmente

Jomar Grecco sabe dos desafios que têm pela frente, mas diz estar preparado fisicamente e mentalmente

A mais tradicional competição off-road de regularidade para motos do País começa neste sábado (3/9) – dia da entrega do material promocional – , mas com largada técnica no domingo (4/9) que fará parte de um evento maior , a inauguração do Circuito dos Cristais, o primeiro autódromo internacional localizado em Minas Gerais, em Curvelo, a 170 quilômetros de Belo Horizonte.
O Enduro da Independência, prova que começou como uma ação entre amigos e que hoje se tornou famosa, vai atrair pilotos de todo o País para enfrentar trilhas, cavas, estradinhas de terra, enfim, tudo aquilo que Minas tem de sobra.
Em sua 34ª edição, o enduro vai manter o formato com concentração da prova todos os dias em um só local,  no caso o Circuito dos Cristais, a fim de proporcionar mais conforto aos participantes e público e exposição das marcas dos patrocinadores.

Acostumado com as provas de velocidade, Michel Cechet estreia numa competição de regularidade

Acostumado com as provas de velocidade, Michel Cechet estreia numa competição de regularidade

O Trail Clube de Minas Gerais, que organiza a prova desde o começo, traz como novidade este ano a categoria Big Trail que, embora seja uma parceria com a inglesa Triumph BH, é aberta à participação de motos de todas as marcas. “Será um grande passeio guiado pelos encantos das paisagens da região do Grande Sertão Veredas, que serviu de inspiração para uma das obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa”, explica Marcos Gribel, o organizador da categoria.
Segundo ele, o roteiro guiado promete uma aventura pelas estradinhas de asfalto e terra que ligam a cidade de Curvelo até a charmosa Diamantina, passando por Biribiri, Gouveia, Serro e Milho Verde.
Mas se para a Big Trial, o passeio vale mais, nas demais categorias a meta é superar os tortuosos e difíceis caminhos e os concorrentes. Pelo menos é o que espera o capixaba Jomar Grecco, bicampeão do Enduro da Independência e que busca o tri em 2016. Ele sabe que não será nada fácil enfrentar outras feras do off-road com o mesmo objetivo.
“Serão quatro dias de muita ação e desgaste, mas estou bem preparado fisicamente e mentalmente.  Importante é fazer uma boa alimentação, ter um bom apoio, concentração e principalmente foco no seu objetivo”, observa o piloto, acrescentando que, por se tratar de uma prova longa, será preciso poupar o equipamento e ter determinação, raça e persistência. “Muitos imprevistos podem acontecer”.
Também está pronto para o Enduro da Independência o gaúcho Michel Cechet que busca um título inédito em Curvelo. Ele conta que vai encontrar uma fartura de trilhas de bom nível técnico, que colocarão a prova sua habilidade e seu equipamento. “Vencer é sempre o desejo, mas sei bem que na categoria Master todos têm potencial para isso, o que torna a coisa toda bem complexa”,  espera o piloto.

Categoria Big Trail é a novidade do Enduro da Independência

Categoria Big Trail é a novidade do Enduro da Independência: em ritmo de passeio de Curvelo a Diamantina

Segundo ele, navegar com precisão e manter a velocidade em terrenos acidentados é o maior desafio.
Os participantes do Enduro da Independência deste ano terão mesmo muita dificuldade pelo caminho. Calor, pedras, vegetação baixa e muita poeira vão ser a base dos quatro dias. Mas há algumas dicas que devem ser seguidas por quem pretende se dar bem. “Atenção em estradinhas de terra, há um grande número de pequenos quebra molas; a surpresa poderá levar a queda, por isso, controlem a velocidade”, ensina Saulo Silva, um dos responsáveis pelo levantamento da prova.
Durante vários meses, o ex-piloto idealizou o percurso junto com um grupo de gente experiente no assunto. Ele destaca outros pontos onde os pilotos devem ficar atentos. “No terceiro dia de prova, na travessia pelo rio Paraúna, passem devagar ou desçam da moto, mesmo com mecânicos no trecho disponibilizados pela organização para desafogá-la. Vocês poderão perder minutos preciosos no dia”, comenta. Saulo alerta ainda para a importância do uso do equipamento. “O uso dos óculos de trilha é obrigatório, pois a vegetação de cerrado tem seus galhos muito duros e pontiagudos”, avisa.
Fotos: TCMG/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires

Programação Independência

Logo EI 2016SERVIÇO:

O que: 34º Enduro da Independência 2016
Onde: Circuito dos Cristais (largadas e chegadas), Rodovia LMG, Km 3, Curvelo (MG); largada técnica dia 4 a partir das 8 horas; chegada dia 7 a partir das 13 horas
Quanto: 3 a 7 de setembro
Informações: www.tcmg.com.br ou www.endurodaindependencia.com
Organização e apoios: Trail Clube Minas Gerais,  Honda, ASW, Orange BH, Borilli Racing, Beta Ferramentas, Cervejaria Backer, Triumph BH, Motostreet, Microcity, Plena Alimentos, Edgers, Motul, Carbonex, Moto World, Alex Design, Revista Pró Moto, Mais Trilhas, Savastrano Photo, Corrosivo Filmes e GP Gerais.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)