Piloto de Curvelo, Gustavo Mascarenhas, vence também a segunda bateria e conquista a primeira etapa do GP Gerais de Marcas & Pilotos na categoria Super (a principal) disputado neste domingo, no Circuito dos Cristais; corrida foi marcada por duelo acirrado com Fernando Dalabona, que terminou em segundo.

Foi dada a largada: 24 carros disputaram a etapa de abertura do GP Gerais de Marcas & Pilotos

Foi dada a largada: 24 carros disputaram a etapa de abertura do GP Gerais de Marcas & Pilotos

Pódio da categoria Super, a principal de Marcas & Pilotos: vitória de Gustavo em casa

Pódio da categoria Super (a principal) de Marcas & Pilotos: carros com preparação mais abrangente

Gustavo: deu tudo certo

Gustavo: deu tudo certo

Durou cinco voltas a resistência de Fernando Dalabona (Palio/nº29) para Gustavo Mascarenhas (Uno/nº87), que venceu neste domingo (4/9) a segunda bateria da primeira etapa do GP Gerais de Marcas & pilotos, na categoria Super (a principal) durante inauguração do Circuito dos Cristais, em Curvelo, a 150 quilômetros, o primeiro autódromo de Minas Gerais com padrão internacional.  Como tinha vencido a primeira bateria, realizada no sábado, o piloto de Curvelo assumiu a liderança do certame.

Do começo ao fim
A disputa entre os dois foi acirrada deste o começo. Dalabona assumiu a ponta, com Mascarenhas em segundo. Já na primeira volta, a dupla se distanciou dos demais competidores e travaram um duelo à parte na corrida, que durou 25 minutos, mais uma volta.
O piloto de Curvelo quase assumiu a liderança na quarta volta, mas isso só foi acontecer quatro voltas depois. “Percebi que na curva não conseguiria ultrapassá-lo, então escolhi o momento certo e deixei para fazer esta manobra no início da reta da largada”, comenta Gustavo.
Daquele momento em diante, o piloto não viu mais ninguém a sua frente, abrindo, volta a volta, uma distância “segura” para o segundo colocado. “Apesar do calor tudo deu certo, a temperatura do motor, dos pneus. Tive esta preocupação de poupar o equipamento durante certos momentos da corrida para que não houvesse superaquecimento”, observa.

Pódio da categoria Light de Marcas & Pilotos, com Felipe Rabelo no alto

Pódio da categoria Light de Marcas & Pilotos, com Célio Oliveira no alto

O calor, aliás, foi um empecilho para competidores e público, que compareceu em número menor do que o esperado – como a pista é grande, a torcida ficou muito espalhada. Alguns carros não resistiram à alta temperatura e apresentaram problemas mecânicos, caso da dupla Rodrigo Moreno e Luís Figueiredo (nº 66) e Edson Coelho (nº 99), que chegou  ir para os boxes, retornou para a pista, mas abandonou de vez na quinta volta.
O GP Gerais de Marcas & Pilotos é disputada por carros com motor 1.6 litro, de qualquer marca, com preparação mais abrangente (caso da categoria Super), que permite alterar a suspensão e “mexer” no gerenciamento eletrônico e calibragem do motor. Os pneus são de rua mesmo, frisados, mas a marca é opção da equipe.
Fotos: Fred Mancini / Eduardo Aquino / Rodrigo Gini
Texto: Luís Otávio Pires

OUÇA! Campeão da primeira etapa, Gustavo Mascarenhas,  num bate-papo conversa com o editor do Acelera Ai.

Classificação Final

Categoria Super:

1- Gustavo Mascarenhas (87)
2- Fernando Dalabona (29)
3- Leandro Freitas (07)
4- Renato Constantino (00)
5- Raphael Reis (17)

Categoria Light:

1- Célio Oliveira (10)
2- Felipe Rabello (36)
3- Yuri Thomé (38)
4- Eduardo Doriguel (333)

Categoria Novatos:

1- João Lemos (41)
2- Gustavo Veronez (357)
3- Leonardo Vinicius / Milton Santos (69)
4- Cássio de Paula (40)

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)