A Nissan deu uma repaginada no Sentra, que rejuvenesceu. Outra mudança importante está na adoção do câmbio CVT para todas as versões, que ganharam mais itens de série e tecnologias de segurança; Acelera Aí avaliou a versão SL, a mais completa e que oferece um bom acabamento.

Na traseira, lanternas em LED e câmera de ré para ajudar nas manobras de estacionamento

Entre as novidades externas, está a esportiva cor vermelho Malbec

Entre as novidades externas, está a esportiva cor vermelho Malbec

Para se manter vivo numa arena tão disputada do mercado brasileiro quanto a dos sedãs médios, onde competem adversários de peso como Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze, VW Jetta e tantos outros, é preciso estar sempre se renovando. E a Nissan apostou num visual mais jovem e moderno, no câmbio continuamente variável (CVT) para todas as versões e no recheio de conteúdo para todas as versões. Andamos na SL, topo de linha, que oferece um bom acabamento e uma lista bem completa de equipamentos de conforto de segurança pelo preço de R$ 95.990.
Para muitos, a mudança mais importante do novo Sentra está no visual, que perdeu a “cara de tiozão”. Pelo jeito, a Nissan buscou inspiração na nova filosofia de design da marca e nas linhas do irmão maior: o sedã Máxima, que é vendido nos EUA. Por fora, destacam-se os renovados para-choques, a grade dianteira em “V”, a nova tomada de ar inferior e os redesenhados faróis e lanternas (a versão SL, topo de linha, tem luzes diurnas em LED). Completam o conjunto, as novas rodas de liga de 16 e 17 polegadas.

Por dentro

No interior, chamam a atenção o novo quadro de instrumentos TFT (Thin Film Transfer), o display de LCD de cinco polegadas de alta resolução, o volante mais esportivo (inspirado no do Nissan 370Z), o novo console central, os ajustes elétricos para o banco do motorista (de série na SL) e o acabamento black piano nos painéis de porta. Aliás, o acabamento de uma forma geral é digno de elogio (bom revestimento em couro dos bancos), assim como o nível de ruídos interno.

Volante multifuncional, acabamento interno em couro, rodas de liga leve e porta-malas de 503 litros: detalhes de um Sentra luxuoso

Em detalhes: volante multifuncional, acabamento interno em couro, rodas de liga leve e porta-malas de 503 litros

Entre as novidades, os destaques são os itens de segurança, como o detector de ponto cego, que avisa o motorista, por meio de luzes amarelas junto aos retrovisores externos, quando um veículo está ultrapassando pelo lado direito ou esquerdo. Outros itens interessantes são os alertas de colisão frontal (mostrando o risco de colisão por meio de uma luz vermelha no painel) e de tráfego cruzado traseiro (ajuda nas manobras em marcha à ré). Completam o pacote os controles de tração e estabilidade e o sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis.

Em alto e bom som

A lista de conforto é considerável: ênfase para o ar de duas zonas, que possibilita duas regulagens para o ambiente; o volante multifuncional, que abriga todos os comandos do sistema de áudio, telefone e navegação; a câmera de ré e o sensor de estacionamento traseiro, que facilita a vida do motorista nas manobras em marcha a ré; o acendimento automático dos faróis; os ajustes elétricos do assento e lombar para o banco do motorista; e o acionamento da ignição por botão (a chave pode ficar no bolso). Outro ponto positivo é a alta fidelidade do sistema de som Bose, com quatro alto-falantes, dois tweeters e dois subwoofers.
O espaço interno oferece conforto para cinco adultos, com destaque para o espaço no banco traseiro, acomodando todos os passageiros, que contam com apoios de cabeça e cintos de três pontos. Também se destaca a boa capacidade do porta-malas, que acomoda 503 litros, ou seja, leva tranquilo a bagagem de toda a família.
O motor 2.0 16V flex (com controle de abertura de válvulas continuamente variável), que rende 140 cv de potência e 20kgfm com etanol, não mudou e continua com desempenho e consumo apenas razoáveis. Uma pena este motor ser “lentão”, afinal, esperava-se algo bem melhor sob o capô, o que seria mais condizente com o novo visual e conjunto do Sentra. Durante a avaliação, na estrada, com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, e sem abusar do acelerador, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,5 km/l. O câmbio CVT é suave e proporciona uma tocada tranquila. A direção elétrica foi recalibrada e está mais direta, com resposta mais rápida. A suspensão segue a proposta de conforto do carro, mas não assusta nas curvas mais fechadas e de piso irregular.
Texto: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires
Fotos: Eduardo Aquino, Luís Otávio Pires e Nissan/Divulgação

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