Dois brasileiros ficaram nas primeiras posições da categoria principal do Campeonato Panamericano de Maratona de mountain bike, disputado neste domingo (2/10) na comunidade de Santa Cecilia em Juan Viñas, na Costa Rica; Robson Ferreira que ficou com a prata e Alysson Serra com o bronze – a vitória foi para o costarriquenho Paolo Montoya (foto).

Pódio da categoria elite com os brasileiros Robson Ferreira (prata) e Alysson Serra (bronze) no pódio

Pódio da categoria elite com os brasileiros Robson Ferreira (prata) e Alysson Serra (bronze) no pódio

Brasileiros tiveram em todos os pódios que disputaram no Campeonato Panamericano de Maratona de mountain bike, disputado neste domingo (2/10)  na comunidade de Santa Cecilia em Juan Viñas, na Costa Rica, com a presença de atletas de vários países.

A colombiana Angelita Parra foi a campeã do panamericano; ela havia ficado em segundo no Iron Biker

O título na elite masculina ficou com o atleta da casa, Paolo Montoya, mas os brasileiros fizeram bonito e a prata ficou com Robson Ferreira e o bronze com Alysson Serra.  O mais incrível foi a disputa e a chegada: Montoya terminou com o tempo de 2h49m13seg, Robson 16 segundos atrás e Alysson 34 segundos depois. “Infelizmente um furo no pneu a 5 km da chegada me deixou com o vice campeonato, mas estou feliz com o resultado, é pódio internacional”, justificou Robson, após a prova.
Nas outras categorias que tiveram presença de brasileiros, todos subiram ao pódio.  Na Master C, o campeão foi Silvio Otávio Neves; na Master B, Wilian Antônio da Silva ficou em terceiro e na Master E, Ricardo Machado Alves em quarto lugar.
Na elite feminina não teve participação de brasileiras. A campeã foi a colombiana Angelita Parra que este ano terminou em segundo  lugar no Iron Biker Brasil e já foi tricampeã do IB em 2013, 2014 e 2015. Em segundo terminou Jhoanna Cordova , do Equador e a biker da casa, Gabriela Arias em terceiro.
A prova teve uma distância de 64,4 quilômetros e uma altimetria de subida acumulada de 2.737 metros. O percurso foi de 21.460 metros, composto, na primeira metade, quase só de descidas, e, na segunda, de subidas com alto grau de inclinação em meio a plantações de café e cana de açúcar, onde foram percorridas três voltas.
No mês que vem, do dia 9 a 13, é a vez  do Campeonato Panamericano de downhill, em Cusco, no Peru. Ainda na Costa Rica, acontece o campeonato Centro Americano de mtb cross-country nos dias 22 e 23 de outubro.
Fotos: FPC/Divulgação

Texto: Cristiano Quintino

Texto: Cristiano Quintino

 

 

 

 

 

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)