Depois do Uno, agora é a vez do modelo de entrada da Fiat receber o novo motor Firefly 1.0 de três cilindros. A versão se chama Mobi Drive e tem propulsor que usa a arquitetura de duas válvulas por cilindro, rende 77 cv de potência e 10,9kgm de torque quando alimentado com etanol. Outra novidade é o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio.

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O Mobi Drive desenvolve 77 cv de potência e 10,9kgm de torque quando alimentado com etanol

O Mobi Drive – agora equipado com o novo motor global Firefly 1.0 três cilindros – chega para ser uma das versões intermediárias da linha e terá que conviver com demais modelos equipados com o motor Fire Evo (Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On) que já estão no mercado desde o lançamento do compacto da marca italiana. Seu preço sugerido é de R$ 39.870,00, com a opção de dois pacotes: o Live On, que vai acrescentar R$ 4.650,00, e a Radio Connect, mais R$ 4.500,00. O mais barato da família continua sendo o Mobi Easy (R$ 32.380,00) e o mais caro o Mobi Way On (R$ 44.460,00).
A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) planeja uma participação de 20% da versão Drive dentro das vendas totais. Este ano, a empresa comercializou uma média de 3.900 unidades por mês, mas para 2017, a expectativa é que 4.300 unidades do Mobi sejam emplacadas mensalmente.
O Firefly 1.0 três cilindros estreou globalmente no Brasil na família Uno. O motor traz a arquitetura de duas válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada, com o objetivo de melhorar o rendimento em giros reduzidos, para assegurar maior economia de combustível, melhor performance, menores níveis de emissões e de ruídos.
Inicialmente, a Fiat vai comercializar apenas o Mobi Drive com câmbio manual. Mas a versão com transmissão Dualogic está prometida para 2017 e seu preço será divulgado na oportunidade. Mas quem quiser fazer um test-drive do modelo manual, as concessionárias da Fiat já começaram a receber as primeiras unidades em seus estoques.

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Externamente não houve mudanças no Mobi Drive em relação aos demais produtos da linha

Quando alimentado por etanol, ele rende 77cv de potência e 10,9kgfm de torque (a apenas 3.250rpm). O Mobi Drive está equipado com o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio. Com o novo motor Firefly 1.0 três cilindros, o Mobi Drive passa a ser o veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado (veja a tabela nesta página).

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Para destacar a versão, a FCA fixou a logomarca “Drive” do lado direito da parte externa traseira

No Mobi Drive, a direção elétrica é item de série. Ela traz ainda a função City, que, ativada por meio de um botão no painel, reduz ainda mais a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento, sendo desativada automaticamente em velocidades maiores, para manter a segurança durante a condução.

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Com o motor Firefly, o Mobi Drive passa a ser o veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado

Por dentro, um dos destaques de série do Mobi Drive é a tela de LCD de alta resolução junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor e outras.

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A tela de LCD de alta resolução fica junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como alerta de lâmpadas queimadas

Na lista de equipamentos de série, além dos já citados, figuram itens como ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica nas quatro portas com função one touch e antiesmagamento, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, volante com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, cargo box, lane change, ESS, sinalização de frenagem de emergência, e pneus “superverde” com alta durabilidade e maior aderência.

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Velocímetro digital é uma das novidades do painel do Mobi Drive

Na lista dos opcionais, está o Fiat Live On. Por meio de um app, ele transforma um smartphone na central multimídia do veículo, que pode ser acessada, via Bluetooth, pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. O Live On oferece navegação intuitiva, incorpora os aplicativos mais usados no smartphone quando o usuário está dirigindo em um único menu – o que minimiza desvio de atenção, aumentando a segurança –, suporte retrátil no painel do veículo com acabamento em preto brilhante e entrada USB no painel, que pode ser usada para carregar a bateria do smartphone.

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O Fiat Live On é um dos opcionais: através de aplicativo, transforma a central multimídia em um smartphone

Além de acessar aplicativos de trânsito e de músicas como o Spotify, rádios, fotos, internet e realizar e receber chamadas, o Fiat Live On traz aplicativos que auxiliam o motorista, como o EcoDrive, que orienta de forma lúdica e divertida a dirigir o veículo com ainda mais economia de combustível e redução de emissões, e o Onde Parei?, que informa o último local em que o veículo foi estacionado, facilitando sua localização.
Há ainda uma gama de itens opcionais que permitem ao proprietário personalizar mais o Mobi Drive, como o rádio Connect com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar, rodas de liga leve 14 polegadas, bancos com acabamento premium, porta-óculos, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, apoio para o pé e detalhes com acabamento em preto brilhante. A lista é complementada pelos acessórios originais MOPAR, que oferece central multimídia com TV Digital e retrovisor interno com câmera de ré.

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Espaço interno é até interessante para um carro do tamanho do Mobi

Com a Drive, a família Mobi passa de seis para sete o número de versões. Ela soma-se à Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, equipadas com o motor 1.0 Fire, que acabou de passar por uma recente atualização, que fez com que o consumo de combustível fosse reduzido em 4% em relação à geração anterior.

Fotos: Estúdio Cerri/Divulgação

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