Faltando pouco mais de um mês para o início do Campeonato Mundial de Rali de 2017, que terá início no dia 19 de janeiro, com a prova que será disputada no distrito de Montecarlo, em Mônaco, na França, algumas marcas começam a mostrar as cartas que têm na manga para tentar o título do disputadíssimo World Rally Championship (WRC), uma poderosa arma de marketing.

 

fordfiestawrc-2017-1

 

            A Ford apresentou o Fiesta WRC, equipado com motor EcoBoost e projetado dentro das novas regulamentações técnicas da FIA. Baseado no novo Fiesta 2017, ele inaugura a tecnologia que será vista daqui para frente nos carros de rali do mundo. O modelo compartilha a plataforma do modelo de rua, com um projeto totalmente novo para entregar mais força e aderência. O trabalho aerodinâmico exibe divisores dianteiro e traseiro e uma surpreendente asa traseira. O motor 1.6 EcoBoost especial gera 385cv de potência e 45,89kgfm de torque.

 

fordfiestawrc-2017-2

 

            A nova caixa de câmbio sequencial de seis marchas com atuador hidráulico conta com embreagem multidisco e diferencial central ativo. A suspensão MacPherson com amortecedores Reiger é totalmente ajustável e o freio tem discos ventilados com quatro pistões monobloco. Um sistema completo de aquisição de dados do chassi e do motor permite aos engenheiros realizar diagnósticos e desenvolvimento durante as provas, também exibidos em telas para o motorista e o navegador. A segurança foi aprimorada com uma gaiola de aço T45 soldada ao chassi e maior uso de espuma de absorção de energia, que aumentou de 60 litros para mais de 95 litros.

 

fordfiestawrc-2017-3

 

            Outra fera do WRC que já deu as caras foi o carro da equipe Toyota GAZOO Racing, que será o Yaris WRC, equipado com motor de injeção direta a gasolina de 1.6 litros e 385cv. O carro passou por todo um trabalho aerodinâmico que o deixou com um visual bem diferente do modelo de rua. A Toyota vem trabalhando para voltar ao campeonato com força total. Antes de anunciar seu retorno ao Rali, a fabricante dedicou mais de um ano em programas de testes com equipes especializadas, a fim de obter um excelente resultado já na primeira etapa do circuito mundial em Montecarlo.

 

toyota-yaris-de-rali-1

 

            Para a marca japonesa, a participação no WRC é a chance de oferecer novos desafios e oportunidades no que tange ao desenvolvimento de equipes experientes, explorando novas tecnologias e provando diferentes terrenos ao redor do mundo, para, assim, contribuir com o objetivo principal da marca: produzir carros cada vez melhores. O Yaris WRC foi tecnicamente e pontualmente desenvolvido, a partir da nova geração de carros para Ralis da Toyota.

 

toyota-yaris-de-rali-2

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)