Trechos alagados são muito comuns durante o verão, quando as pancadas de chuva transformam ruas e avenidas em verdadeiros rios e lagos. O melhor é evitar esses locais, mas se o motorista tiver que atravessá-los terá que ter muito cuidado para evitar acidentes e prejuízos, como a entrada de água no motor, que pode provocar um calço hidráulico, cujo conserto fica bem caro. Saiba também como preparar seu carro para a chuva.

 

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ENCOBERTOS

Buracos não são benvindos nem com sol, quanto mais com chuva, quando ficam encobertos pela água. Além da possibilidade de danos em rodas ou componentes da suspensão, ao passar por eles o nível de água “sobe”, o que pode fazer com que ela entre pelo sistema de captação de ar do motor ou que atinja algum componente eletrônico. Nos dois casos, o prejuízo é grande. Uma dica: observe por onde os outros carros estão passando antes da travessia.

 

ÁGUA NO MOTOR

Quando a água entra dentro do motor (na câmara de combustão e no interior dos cilindros) pelo sistema de captação de ar, ela pode causar o chamado calço hidráulico, um problema bastante comum nesta época do ano. Ao passar por locais alagados, o movimento de aspiração de ar, realizado pelos pistãos (que funcionam, neste caso, como o êmbolo de uma seringa), acaba puxando água para dentro do motor. Quando o pistão tenta subir, encontra a enorme resistência da água, que, diferente do ar, é pouco compressível. O enorme esforço do pistão provoca o empenamento das bielas, ocasionando o chamado calço hidráulico e, consequentemente, o travamento do motor.

 

ANÁLISE

Se o motorista deixar o motor apagar durante a travessia, a primeira recomendação é não tentar fazer com que ele funcione (nem “no tranco” nem na chave), pois o motor poderá estar cheio de água e essa atitude poderá provocar o calço hidráulico. O melhor a fazer é colocar a alavanca de marchas em ponto morto, empurrar o veículo até um local seguro e chamar um reboque, para que seja feita uma análise mais detalhada em uma oficina. Isso pode evitar que a conta do conserto fique muito salgada.

 

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AQUAPLANAGEM

Pancadas de chuva podem causar uma situação extremamente perigosa para os motoristas ao atravessarem aquelas lâminas de água que cruzam a pista, pois os pneus podem perder o contato com o asfalto – fenômeno conhecido como aquaplanagem –, fazendo o motorista perder o controle da direção. Para tentar evita-la, é preciso reduzir a velocidade (elas ocorrem normalmente acima dos 70km/h) e rodar com pneus em bom estado (quanto menos profundos forem os sulcos, menor é a sua capacidade de drenar de forma eficiente a água).

 

PARA-BRISA

Na chuva, é fundamental mantê-lo limpo. Por isso, lembre-se de abastecer o reservatório do limpador do para-brisa e do vidro traseiro (com produtos específicos para esse tipo de limpeza e não com detergente de cozinha). O reservatório geralmente fica no compartimento do motor. Mas o motorista deve abastecê-lo com produtos específicos para esse tipo de limpeza. Cuidado! A mistura de água com detergente de cozinha pode manchar a pintura do carro e atacar a borracha da palheta.

 

PALHETAS

De nada adianta para uma boa visibilidade usar produtos específicos para limpar o para-brisa se as palhetas do limpador e do vidro traseiro não estiverem em bom estado. Elas devem ser trocadas quando trepidam e não efetuam a varredura corretamente, principalmente devido ao ressecamento da borracha. A substituição é simples e pode ser feita com uma chave de fenda pequena. Se as palhetas dos limpadores estiverem sujas, limpe-as com álcool, sem deixar cair na pintura (coloque um plástico por baixo). Uma dica importante: depois da troca ou limpeza, lembre-se que o ângulo do limpador também é importante e, por isso, ajuste o braço dele para cerca de 70 graus em relação à vertical para garantir varredura eficiente.

 

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AR-CONDICIONADO

É a melhor solução para desembaçar os vidros em dias de chuva. Por isso, cuide bem do sistema, mantendo-o em perfeito estado.

 

SER VISTO

Na chuva, um dos maiores problemas é a falta de visibilidade. Por isso, é importante ser visto. Quando começar a chover, deve-se acender logo os faróis baixos, mesmo durante o dia. Para aumentar a segurança, ao parar em um posto limpe faróis e lanternas traseiras, pois a sujeira reduz de forma significativa a capacidade de iluminação, além de alterar a trajetória dos fachos.

 

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Texto: Eduardo Aquino

 

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