imagem_release_848338O calor perto dos 40 graus do verão carioca não vai ser páreo para o Salão Moto Brasil, que acontece nesta quinta (26/1) até o próximo domingo (29/1) no Riocentro, na zona Oeste no Rio de Janeiro (RJ). Pelo menos é o que acreditam os organizadores, cuja expectativa é a presença de 100 mil visitantes nos quatro dias de feira, realizada há sete anos e já considerada segunda maior e mais importante do gênero no País – fica atrás apenas do Salão das Duas Rodas, em São Paulo.

 

A expectativa dos organizadores é a presença de 100 mil visitantes nos quatro dias de feira

A expectativa dos organizadores é a presença de 100 mil visitantes nos quatro dias de feira

Para convencer os cariocas e turistas que moto é melhor que praia, só mesmo com muitas atrações. Ou contar com a participação maciça dos frequentadores deste tipo de evento que nem ligam em se apertar dentro de um lugar fechado e cheio só para estar mais perto do mundo das duas rodas.
O diretor do evento, Gustavo Lorenzo, sabe que a receita para encher o Riocentro não pode ser muito alterada, mas garante que os aperitivos estão mais saborosos em 2017. “Os visitantes terão um evento ainda melhor que do ano passado. Reunimos o que tem de melhor relacionado a motos e motociclistas”, afirma o organizador, que ampliou a feira para o pavilhão com 23 mil m2.
Ele conta com diversas atrações para atrair a turma. Entre elas, shows musicais (rock, é claro), museu, exposições, palestras educativas, testes, manobras radicais, área para serviços na moto, lançamentos de novos produtos e outras mais.

imagem_release_854768

Tribos de vários cantos devem viajar ao Rio para o Salão Moto Brasil

Uma novidade no Salão Moto Brasil deste ano é a Feira de Negócios Moto Brasil,  um espaço de 2.800 m2 destinado a um público qualificado e interessado em comprar, tais como grandes lojistas e atacadistas que foram convidados de estados do Sudeste e do Rio Grande do Sul.
Confirmaram participação 140 expositores que esperam movimentar seus negócios com quem busca fazer negócio. Mesmo sem a feira específica, a última edição do salão gerou R$ 9 milhões em volume em compras e mais de 86 mil visitantes, sendo que 93% deste total mostraram intenção em voltar em 2017.  “São números expressivos que não pudemos desconsiderar”, lembra Lorenzo.

imagem_release_854758

Motos customizadas terão um espaço especial no Riocentro, que vai receber artistas como o mineiro Pedro Chernicharo (acima)

Motos customizadas terão um espaço especial no Riocentro, que vai receber artistas como o mineiro Pedro Chernicharo (acima)

O Brasil Moto ainda terá arte em um espaço chamado Bike & Art Show, que já teve na versão passada. É uma galeria com algumas das tendências da customização de motocicletas e conta com a presença de seus melhores representantes – verdadeiros artistas.
Entre eles estará o mineiro Pedro Chernicharo, que faz suas estreia no evento. Há 13 anos como customizador e ganhador de alguns prêmios no ramo,  o belo-horizontino vai mostrar uma de suas crias – uma Harley-Davidson da década de 70 toda modificada por pintura. “Espero mostrar para o Brasil um pouco mais da qualidade do trabalho que desenvolvo com muita paixão”, observa o artista, segundo a qual a arte da customização  tem o significado de realização de vários sonhos. “Uma liberdade na forma de expressar algo diferente do comum, em um trabalho artesanal desenvolvido à moda antiga”, comenta.
O Bike & Art Show reserva ainda como atração um concurso de motos customizadas, com votação popular, além de uma ação especial. Na Show Your Ride serão escolhidas três motos customizadas que estejam estacionadas no Riocentro para ganharem destaque e serem expostas dentro da feira.
Mas há outras atrações no salão carioca. Como um reboque portátil de 65 quilos, desmontável, que pode transportar até uma moto de 500 quilos, ou ainda o Globo da Morte, como nos circos, onde duas ou mais motos fazem peripécias de cabeça para baixo. E tem mais: as exibições de manobras radicais das equipes Pro Tork Alto Giro e GTM Show, onde a habilidade e o domínio das máquinas devem ser totais. Será na parte externa do pavilhão.
Para quem prefere as antigas, tem também. Um museu temático de 200 m2 será montado, com raridades fabricadas no início do século 20, como uma Triumph inglesa fabricada em 1915.
Na Tenda de Serviços,  também na área externa do Riocentro, várias empresas prestarão serviços específicos a preços especiais, tais como lubrificação de correntes, troca de pneus, aluguel de motor e lavagem sustentável usando produtos biodegradáveis e pouquíssima água (Dry Cleaning).  A criançada (de três a sete anos) será bem atendida no Clubinho Honda,  com divertidas atividades voltados à educação no trânsito.
Além de palestras educativas que acontecem durante toda a feira (veja as confirmadas no infográfico nesta página), haverá ainda um curso especial ministrado pela Domínio Escola de Pilotagem. Serão aulas práticas e teóricas, abertas à participação de motociclistas novatos, recém-habilitados, não habilitados e até os mais experientes. O foco: segurança sobre duas rodas.

Harley-Davidson vai exibir seus lançamentos em estande de 500 m2

Harley-Davidson vai exibir seus lançamentos em estande de 500 m2

Vários lançamentos do segmento das duas rodas estarão expostos. Entre eles, a inédita Harley-Davidson Roadster e a nova família Touring, equipada com o motor Milwaukee-Eight. Aproveitando o evento, o HOG (clube composto pelos donos de motos da marca) vai organizar um comboio que parte no sábado, às 16 horas, da concessionária da cidade até o Riocentro. A expectativa é a participação de 400 motos.

Além de as motos da linha 2017, a inglesa Triumph terá área para venda de artigos da sua coleção

Além de as motos da linha 2017, a inglesa Triumph terá área para venda de artigos da sua coleção

A Triumph também terá estande na feira e vai mostrar 12 motocicletas, incluindo os lançamentos mais recentes no mercado brasileiro. Algumas delas são: Street Twin, Thruxton R, Bonneville T120, Speed Triple R, Tiger 800 XR, Tiger 800 XRx low seat, Tiger 800 XRx, Tiger 800 XCx, Tiger 800 XCa, Tiger Explorer XR, Tiger Explorer XCx e Tiger Explorer XCa.
Nos estandes, os fabricantes, representados no Rio por suas concessionárias autorizadas,  vão comercializar roupas e acessórios de suas coleções oficiais.

Fotos: Salão Moto Brasil/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires, enviado especial ao Rio

Infográficos Salão Brasil 3

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)