Em um passeio dominical pelas trilhas na região da história Tiradentes, o Suzuki Jimny mostrou valentia para vencer trechos de lama, buracos, pedras e subidas escorregadias. O fôlego do motor 1.3, aliado ao eficiente sistema de tração 4×4 (normal ou reduzida), ao baixo diâmetro de giro e aos bons ângulos de entrada e saída faz do jipinho, fazem do jipinho um mestre das trilhas. Por outro lado, o espaço interno é bem reduzido e só oferece conforto e capacidade de bagagem para dois adultos.

 

O passeio do último domingo incluiu trilhas com belas paisagens

O passeio do último domingo incluiu trilhas com belas paisagens

 

O verdadeiro dilúvio que caiu na noite de sábado, deixou muita gente preocupada com o passeio de domingo (incluindo eu). A chuva foi tão forte que inundou várias ruas de Tiradentes. Embora os organizadores tivessem alterado um pouco o trajeto, a tarefa do Jimny Sport que dirigimos não foi fácil. Encaramos trechos com valetas, subidas escorregadias, pedras, buracos e trechos alagados.

 

O Suzuki Day reune proprietários de vários modelos da marca japonesa

As descidas e subidas escorregadias foram um desafio para os participantes

 

E o jipinho se saiu bem. Primeiro porque, dependendo da dificuldade do trecho, você pode optar por tração 4×2, com força apenas nas rodas traseiras, o que já ajuda um pouco. Se exigir um pouco mais, basta apertar um botão no centro do painel para acionar o sistema 4×4, que mostrou ser bastante eficiente. Mas se a coisa ficar mais feia, pare o Suzukinho, coloque o volante reto, pise na embreagem, coloque a alavanca de marchas no ponto morto e engate a 4×4 reduzida. O Jimny vira o bicho.

 

No Suzuki Day, a família também aproveita o passeio

No Suzuki Day, a família também aproveita o passeio

 

Além do eficiente sistema de tração, o jipinho tem outras qualidades para um bom desempenho no fora-de-estrada: um vão livre que garante ultrapassar valetas sem que o fundo raspe ou se prenda no chão; um diâmetro de giro bem curto, que fica abaixo dos 10m, proporcionado pelo pouco comprimento, pouca distância entre-eixos e bom ângulo de viragem da direção; bons ângulos de entrada (41°), de rampa (32°) e de saída (44°) e suspensão adequada para o off-road (eixo rígido e molas helicoidais). O snorkel, que ajuda na travessia de trechos alagados, é opcional. Outro ponto positivo são os engates precisos (e nem tão macios) do câmbio, que facilitam as trocas rápidas em situações que, se cair uma marca errada, pode complicar.

 

Os suzukeiros se reuniram em frente à rodoviária de Tiradentes para a largada

Os suzukeiros se reuniram em frente à rodoviária de Tiradentes para a largada

 

Por outro lado, o Jimny é um carro que oferece um bom nível de conforto apenas para dois adultos, pois o banco traseiro só tem espaço para crianças pequenas e acaba sendo mais usado para transportar bagagens, já que o porta-malas tem capacidade muito reduzida. O próprio público do passeio refletia a realidade do uso do carro: casais que curtem aventuras, pois o Suzukinho é um parceiro ideal e sob medida para encarar esses desafios. A versão 4ALL tem preço que parte de R$ 65.990 e a opção 4Sport começa dos R$ 71.990.

 

O Jimny mostrou que tamanho não é documento nas trilhas da região de Tiradentes

O Jimny mostrou que tamanho não é documento nas trilhas da região de Tiradentes

 

Suzuki Day

Explorar belas paisagens com trechos repletos de história e aventura, e ainda curtir a família e os amigos. Essa é a proposta do Suzuki Day, um divertido passeio off-road para os proprietários dos veículos Suzuki 4×4. O primeiro foi Tiradentes e terão mais cinco fins de semana ao longo do ano com roteiros especialmente desenhados em várias partes do Brasil.

 

O próximo passeio da Suzuki será na região da Serra da Mantiqueira

O próximo passeio da Suzuki será na região da Serra da Mantiqueira

 

Os participantes terão a oportunidade de percorrer a região paulista da Serra da Mantiqueira, incluindo São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Gonçalves, explorar Visconde de Mauá (RJ), fazer a famosa trilha 4×4 entre Cunha e Paraty (RJ), passear pelas dunas e praias de Natal (RN), além de conhecer a belíssima Chapada dos Guimarães (MT). Em cada uma das cidades, os participantes ainda terão uma experiência gastronômica diferente, que pode ser desde um almoço típico, até um piquenique ou mesmo degustação de iguarias de cada região.

Serão dois dias em cada cidade: sábado e domingo, com o mesmo percurso. No momento da inscrição, o participante escolhe aquele dia que preferir. Mas tem que ficar atento, pois as vagas são limitadas. Podem participar os novos modelos AllGrip do Vitara e S-Cross, além dos 4×4 Jimny, Samurai, Sidekick e Grand Vitara. Não há taxa de inscrição e não é necessária nenhuma preparação especial nos veículos. A ideia é ir, aproveitar e se divertir com toda a família e amigos, já que não há restrição de idade. Cada carro faz a doação de uma cesta básica, que será destinada a associações dos municípios onde ocorre o evento.

 

O passeio é aberto a proprietários de vários modelos da marca japonesa

O passeio é aberto a proprietários de vários modelos da marca japonesa

 

Inscrições online – As inscrições são abertas sempre 30 dias antes de cada data no site: www.suzukiveiculos.com.br. Basta acessar, preencher o cadastro e se preparar para a aventura.

Acompanhe as novidades através das redes sociais: Facebook (www.facebook.com/SuzukiBR), Instagram (www.instagram.com/suzukibr) e Twitter (www.twitter.com/suzukiveiculos).

 

Com a chuva da noite anterior, os jipinhos deitaram e rolaram na lama

Com a chuva da noite anterior, os jipinhos deitaram e rolaram na lama

Suzuki Day – Calendário 2017*
20 e 21 de maio – Serra da Mantiqueira (SP)
24 e 25 de junho – Visconde de Mauá (RJ)
26 e 27 de agosto – Cunha x Paraty
07 e 08 de outubro – Natal (RN)
11 e 12 de novembro – Chapada dos Guimarães (MT)

 

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Suzuki/Divulgação

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)