No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8/3), uma notícia e tanto para as mulheres que buscam aprimorar seu desempenho ao volante. Trata-se do Women Drive Training, projeto liderado pela piloto de Stock-Car Bia Figueiredo, com a ajuda dos também pilotos Beto Gresse e Rodrigo Hanashiro.

Segundo a piloto Bia Figueiredo, "não é para ensinar a dirigir, é um curso de direção preventiva"

Segundo a piloto Bia Figueiredo, “não é para ensinar a dirigir, é um curso de direção preventiva”

Os idealizadores do curso, que teve seu avant-première como reportagem em um programa de TV (o Autoesporte, da Globo), pretendem oferecê-lo em qualquer cidade, não necessariamente em pistas profissionais. “Ele pode ser realizado em autódromos e kartódromos, e até mesmo em um estacionamento de shopping, desde que o local seja asfaltado, seguro e controlado para as atividades”, explica Bia Figueiredo.
Conforme o perfil do cliente, se for uma empresa, por exemplo, os exercícios podem ser realizados com os próprios veículos da frota e no ambiente corporativo. Isso evita custos de logística e possibilita que as alunas treinem em carros já conhecidos.
Segundo a piloto, o objetivo é abordar situações particulares às mulheres no trânsito, garantindo condução com máxima segurança no dia a dia. Além de instruções teóricas sobre o funcionamento do carro e normas de trânsito, as alunas partem para testes práticos e realizam atividades como slalom e freadas bruscas.

As alunas farão testes práticos e atividades como slalom e freadas bruscas

As alunas farão testes práticos e atividades como slalom e freadas bruscas

“Muitas vezes, as mulheres têm maiores dificuldades em conhecer o carro porque, desde pequenas, são induzidas a ver os automóveis apenas como um meio de transporte e não como um objeto de desejo, como os homens”, comenta a piloto. “O curso não é para ensinar a dirigir, é um curso de direção preventiva e, por ser mulher, consegui incluir alguns exercícios específicos, com situações que passamos diariamente. Serve também para testar limites do carro e da direção em situações extremas para que elas possam sair delas da melhor forma possível”, salienta.
As mulheres já respondem por metade da compra de carros no Brasil e opinam nas decisões de compra da outra metade, dizem as pesquisas. E mais: são várias as mulheres com carros corporativos e que usam o veículo para renda da família, muitas vezes como principal fonte. “Fico feliz em dividir minha experiência com elas, não só por possibilitar maior segurança ao volante, mas, principalmente, pela chance de inspirar nelas a mesma paixão que eu tenho pelos carros”, observa Bia.
Fotos: Fernanda Freixosa/Divulgação

Details curso pilotagem para mulheres

SERVIÇO:
O que: Women Drive Training
Onde: estacionamento de shoppings (desde que fechados para acesso ao público), autódromos ou kartódromos
Quanto custa: A partir de R$ 45 mil para uma turma fechada de 40 alunas, período integral (duas turmas de 20).
Realização: 2DRIVE
Outras informações: www.womendrivetraining.com.br

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)