Ele era para ser o carro mais barato da Volkswagen, mas se tornou o mais desejado. O Up! chega em sua versão 2018 com algumas mudanças externas no design – nada muito radical -, novas versões, todas muito mais conectadas, e preços escalonados que vão desde os R$ 37.990 até R$ 57.100.  Portanto, neste novo posicionamento do modelo, o “up” não foi só no conteúdo como também no preço, já que a linha anterior custava a partir de R$ 34 mil.

O Up! TSI é a versão mais potente da linha: motor turbo de 105 cv, com etanol, pode chegar a 183 km/h

O Up! TSI é a versão mais potente da linha: motor turbo de 105 cv, com etanol, pode chegar a 183 km/h

Entre todos os modelos o TSI é, sem dúvida, o mais cobiçado, embora seja o mais caro. Ele agora oferece um sistema chamado “Composition Phone”, que por meio do aplicativo instalado no celular proporciona conectividade entre rádio, carro e o telefone. Sua tela é de cinco polegadas e tem entrada auxiliar (aquela que é para um pino apenas), SD-Card e USB. O pareamento entre o celular e o sistema de som ocorre via Bluetooth.

Pelo sistema, é possível navegar pelo aplicativo maps + more, que utiliza mapas atualizados, que são salvos no celular – não dependem de internet – e têm informações contínuas de trânsito.

Outra tecnologia do Up! é o Think Blue. Trainer, um dispositivo de monitoramento e auxílio ao motorista para uma condução mais eficiente. Ele complementa o indicador de troca de marchas no painel de instrumentos e mostra na tela do celular um gráfico que muda conforme o consumo de combustível. Segundo a Volks, quanto mais econômico, mais elementos azuis aparecem na tela.

As demais versões do Up! também estão mais equipadas. A Take up! é a básica e agora traz banco do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro. O modelo  passa a contar ainda com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular.  O pacote é opcional e acrescenta o sistema de direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento e travamento das portas elétricos. Esta versão de entrada tem preço sugerido de R$ 37.990,00.

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O Cross up! traz aparência esportiva, com com apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque

Há ainda as versões Move up!, a partir de R$ 48.290,00, que vêm de série agora, entre outros, com volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14 polegadas, retrovisores externos com luzes de seta integradas, e sensor de estacionamento traseiro.

Quase 3% mais cara que a linha anterior, a High up! de 2018 começa a partir de R$ 57.100. A justificativa para este alta é mais tecnologia, afinal, tem tudo da Move Up!, mais sensores de chuva e de luminosidade e a função “Coming & Leaving Home”.

Neste dispositivo, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro. Este modelo vem de série ainda com faróis de neblina com luz de conversão estática.

Já a verão Cross up! passa a trazer novidades funcionais, como faróis de neblina com luz de conversão estática, sensores de chuva e de luminosidade, suporte para celular. Este é o modelo aventureiro e traz aparência esportiva. Para isso, a montadora equipou o veículo com apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque:  esse elemento é marcante, com entradas de ar inferiores e faróis de neblina.

Mas não só tapa no visual que destaca no Up! O que está sob o capô tem muito valor: os motor 1.0 MPI (aspirado), disponível para as versões Take Up! e Move Up!, e o 1.0 TSI (turbo), para algumas opções do Move Up!, High Up! e Cross Up!.

O Composition Phone funciona por meio do aplicativo instalado no celular e proporciona conectividade entre rádio, carro e o telefone

O Composition Phone funciona por meio do aplicativo instalado no celular e proporciona conectividade entre rádio, carro e o telefone

No caso da versão TSI, ela se destaca pelo logotipo na tampa traseira pintada de preto. A grade do radiador tem friso duplo cromado e vermelho, quando o veículo for laranja; os frisos são cromado e preto.

Flex, o motor de 999 cc de cilindrada do TSI gera 101 cv de potência (gasolina) a 105 cv (etanol). E o torque é de 16,8 kgfm, já a partir das 1.500 rotações.

Os dados divulgados de desempenho são bem atraentes. Com etanol no tanque, ele faz de 0 a 100 km/h em  9,3 segundos e atinge 183 km/h de velocidade máxima. Já com gasolina, os números mudam:  9,5 segundos e 181 km/h, respectivamente.

Durante o lançamento do Up! e suas novas configurações, a Volkswagen confirmou que no segundo semestre vai lançar um novo Polo, que terá este nome na versão hatch, e se chamará Virtus, com carroceria sedã.

Fotos: Volkswagen/Divulgação

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