Uma notícia que circulou hoje nas redes sociais – principalmente através de mensagens no Whatsapp – assustou os proprietários de automóveis da marca JAC. O texto afirma que a montadora chinesa estaria de malas prontas para sumir do Brasil, deixando todos os cerca de 80 mil consumidores na mão. No entanto, o representante da marca aqui divulgou comunicado desmentindo a informação.

Planta da fábrica da JAC na Bahia: investimento era de R$ 1 bilhão

Planta da fábrica da JAC na Bahia: investimento era de R$ 1 bilhão

A mensagem se referia como uma “tragédia anunciada”: “JAC Motors baixou a empresa junto à Receita Federal do Brasil (encerrou as Atividades), ou seja, salve-se quem puder. Se você tem ou conhece alguém que tem carro dessa marca, venda enquanto é tempo”, diz o texto.
Contudo, o Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib – sócio da Jac no Brasil – esclareceu, imediatamente, através de comunicado oficial, que “a empresa que teve o cancelamento do CNPJ foi a JAC Motors do Brasil Automóveis S.A., joint-venture constituída entre o Grupo SHC e a JAC Motors na China para construção da fábrica no Estado da Bahia”.
Segundo a empresa, o novo projeto industrial será menor e integralmente controlado pelo Grupo SHC, empresa 100% brasileira. “Desse modo, seguiremos com o novo projeto, mantendo normalmente as operações da marca no Brasil”, finaliza o texto.

Utilitário esportivo T5 é o modelo escolhido para ser produzido na eventual fábrica da JAC no Brasil

Utilitário esportivo T5 é o modelo escolhido para ser produzido na eventual fábrica da JAC no Brasil

Quando a JAC se instalou no País em 2011 havia realmente o objetivo de construir uma fábrica na Bahia, para produção de vários modelos. No entanto, a crise no Brasil – e também na China, onde as empresas chegaram a botar o pé no freio -, fez com que os chineses mudassem de planos.
Mas o sócio brasileiro decidiu levar o projeto adiante, porém em menor proporção. A previsão inicial era o início da construção da fábrica este ano, mas as obras andam devagar.
O investimento previsto é de R$ 200 milhões para a produção de 20 mil unidades do utilitário esportivo T5, por ano. O modelo custa de R$ 60 a R$ 70 mil.

Fotos: Arquivo A.

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