Assim como o sedã, o Chevrolet Cruze hatch passou por uma completa renovação. O novo visual combina com a proposta esportiva do Sport6, como é chamado o modelo. Andamos na versão topo de linha, a LTZ, que tem uma ampla lista de equipamentos de série, podendo ganhar, com os opcionais, até sistema de permanência em faixa de rolamento e alerta para o risco de colisão frontal. O destaque negativo fica para o acanhado porta-malas.

 

Na traseira, destaque para as grandes lanternas, o defletor de ar no teto e o para-choque cheio de recortes

Na traseira, destaque para as grandes lanternas, o defletor de ar no teto e o para-choque cheio de recortes

 

O segmento dos hatchs médios não tem sido um dos mais atraentes para o consumidor brasileiro, que tem enveredado pelas trilhas dos utilitários-esportivos, desde os compactos até os grandões, e pelos caminhos dos sedãs médios, que também estão “bombando” na “terra brasilis”. Embora alguns modelos sobrevivam com certo destaque, como VW Golf, Ford Focus e Peugeot 308, outro já jogaram a tolha, como o Fiat Bravo, que será substituído em breve pelo Argo. Mas o Cruze Sport6 tem bons argumentos para conquistar uma fatia deste pequeno bolo.

 

Até a porta traseira, o Cruze Sport6 é igual ao sedã. O hatch tem linhas mais esportivas

Até a porta traseira, o Cruze Sport6 é igual ao sedã. O hatch tem linhas mais esportivas

 

O modelo passou pela mesma reestilização do sedã. Se a reforma no visual deixou o três volumes mais descolado, no hatch ela caiu como uma luva, combinando com a proposta mais esportiva do carro. Assim, até a porta traseira, o sedã e o hatch são muito parecidos (o para-choque dianteiro do hatch é um pouco diferente). No Sport6, as lanternas traseiras são maiores de dão um charme ao conjunto. Destaque também para o defletor no teto, que abriga a terceira luz de freio; e para o para-choque, com vários recortes, que abriga os refletores. O desenho exclusivo das rodas de 17 polegadas completa o visual esportivo.

 

A tela do sistema multimídia MyLink2 na versão LTZ é de oito polegadas e possibilita fácil visualização de todas as funções

A tela do sistema multimídia MyLink2 na versão LTZ é de oito polegadas e possibilita fácil visualização de todas as funções

 

O interior é igual ao do sedã, com destaque para o bom nível do acabamento. Os detalhes cromados no volante, no painel central, na base da alavanca de marchas e nos difusores de ar dão um toque refinado ao habitáculo. Mas a versão Sport6 poderia ganhar alguns detalhes esportivos para combinar mais com a proposta do carro. Por outro lado, o hatch tem o exclusivo teto solar, disponível como equipamento de série na versão que avaliamos, a LTZ, topo de linha. É fácil encontrar uma boa posição de dirigir.

 

No banco traseiro, conforto para dois adultos e uma crianças e segurança para os três, com cintos de três pontos e apoios de cabeça

No banco traseiro, conforto para dois adultos e uma criança e segurança para os três, com cintos de três pontos e apoios de cabeça

 

Debaixo do capô, o motor 1.4 turbo flex, que gera potências de 150cv (gasolina) e 153cv (etanol), combina bem com as aspirações esportivas do Sport6 e é bem mais eficiente que o 1.8 anterior. Destaque para as boas retomadas de velocidade, que proporcionam ultrapassagens mais seguras. O câmbio automático de seis velocidades ajuda bem na tarefa esportiva (é só deslocar a alavanca para a esquerda e aproveitar as trocas manuais) e na missão de economizar combustível (junto com o sistema start/stop, que desliga o motor nas paradas; e a função “ECO”). No programa do Inmetro, o Sport6 conseguiu nota “A”: com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente.

 

O hatch passou pela mesma reestilização que o sedã, mas o para-choque dianteiro do Sport 6 é um pouco diferente

O hatch passou pela mesma reestilização que o sedã, mas o para-choque dianteiro do Sport 6 é um pouco diferente

 

Em relação ao sedã, a suspensão tem um acerto mais esportivo, que fica bem claro quando o carro passa por pisos irregulares e quando entra numa curva mais fechada. O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos e uma criança. O porta-malas é um pouco acanhado, mas está dentro daquilo que os hatchs normalmente oferecem, embora a capacidade de 290 litros seja bem inferior aos 402 litros da geração anterior do Sport6. Destaque para a boa ergonomia, com os principais comandos à mão, incluindo o volante multifuncional. Para compensar a reduzida visibilidade traseira, o motorista conta com sensores de estacionamento e câmera de ré.

Se tem um item que o comprador valoriza muito atualmente é conectividade. Nesta “praia”, o Sportr6 conta com o sistema multimídia MyLink 2, que se mostrou bem intuitivo e fácil de operar. Na versão avaliada (LTZ), a tela de oito polegadas é de fácil visualização e toque, o sistema Android Auto e Apple CarPlay, navegador e comando de voz. O sistema OnStar, que oferece serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, traz uma novidade importante: o Diagnóstico Avançado, que informa se há problemas no motor, câmbio, airbag, freios ABS, controles de tração e pressão dos pneus.

 

Com 290 litros de capacidade, o porta-malas é acanhado,mas fica dentro do espaço que um hatch médio oferece

Com 290 litros de capacidade, o porta-malas é acanhado, mas fica dentro do espaço que um hatch médio oferece

 

A LTZ sai de fábrica com controles eletrônicos de tração e de estabilidade, controle automático de velocidade, sistema OnStar, airbags frontais, laterais e de cortina; sistema isofix de fixação de cadeira infantil, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar, faróis com regulagem de altura, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, sistema multimídia MyLink com tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D.

 

O motor 1.4 Turbo 16V é bem mais eficiente, em termos de fôlego e economia de combustível, que o 1.8 anterior

O motor 1.4 Turbo 16V é bem mais eficiente, em termos de fôlego e economia de combustível, que o 1.8 anterior

 

O pacote de opcionais (R7N) acrescenta assistente de permanência na faixa (uma câmera “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista), alerta de colisão frontal (ele monitora a velocidade em relação ao veículo à frente e alerta o motorista por meio de luzes vermelhas na base do para-brisas e alarme sonoro), alerta de ponto cego (avisa a presença ou aproximação de outro veículo quando o motorista muda de faixa), sistema de estacionamento automático (identifica vagas e gira sozinho o volante), farol alto inteligente (evita ofuscar a visão do motorista que vem em sentido contrário), carregador de celular sem fio e monitoramento da distância do veículo à frente.

 

Na versão LTZ, as rodas de liga de 17 polegadas tem um desenho esportivo e um acabamento diferenciado

Na versão LTZ, as rodas de liga de 17 polegadas tem um desenho esportivo e um acabamento diferenciado

 

Preços – A versão LT parte de R$ 91.890. A LTZ tem preço sugerido de R$ 103.990. Com pintura metálica e o pacote R7N, o preço sobe para R$ 114.490.

 

Cruze Sport6 9

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.399cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potências de 150cv (gasolina) a 5.600rpm e 153cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 24kgfm (gasolina) a 2.100rpm e 24,5kgfm (etanol) a 2.000rpm

Câmbio – Automático de seis velocidades, tração dianteira.

Suspensão – McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

Direção – Assistência elétrica.

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçados com pneus 215/50 R17.

Dimensões Comprimento, 4,448m; largura, 1,807m; altura, 1,484m; e entre-eixos, 2,70m.

Peso – 1.306 quilos.

Tanque – 52 litros.

Porta-malas – 290 litros.

 

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

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