A Peugeot lançou esta semana no Brasil o novo 3008, que na geração anterior estava mais para monovolume e que voltou na forma de um utilitário-esportivo (SUV) com um visual mais moderno, equipado com o já consagrado conjunto motor 1.6 turbo de câmbio automático de seis marchas e um bom pacote de equipamentos, com preço de lançamento de R$ 135.990, cobrado pela única versão disponível (Griffe).

 

Na frente, destaque para a grade pontilhada e os faróis com luzes de LED e desenho recortado

Na frente, destaque para a grade pontilhada e os faróis com luzes de LED e desenho recortado

 

O novo Peugeot 3008 chega ao Brasil totalmente diferente da geração anterior que deixou de ser comercializada aqui em 2015. Ao abandonar o jeitão de monovolume, ele ganhou um visual mais encorpado. Destacam-se a frente mais verticalizada, o capô longo e horizontal, a grade frontal pontilhada, os faróis com luzes de LED e desenho recortado, a linha de cintura alta, as coberturas plásticas na parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas; lanternas traseiras de três partes e inseridas em um aplique na cor preta, teto de vidro panorâmico na cor escura e rodas de liga de 19 polegadas com desenho bem esportivo.

 

As lanternas de três elementos característicos da Peugeot estão inseridas num aplique na cor preta

As lanternas de três elementos característicos da Peugeot estão inseridas num aplique na cor preta

 

Por dentro, o novo SUV também está totalmente diferente. O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas pode ser configurado de acordo com o gosto do motorista. O 3008 também traz o conceito Peugeot i-Cockpit, que contempla um volante menor de base achatada e painel com informações no campo visual do motorista. O acabamento mistura tecido e couro de boa qualidade. No centro e no alto do painel, destaca-se a tela do tipo touchscreen de oito polegadas do sistema multimídia. Completam o charme as seis elegantes teclas de acesso ao rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

 

A linha de cintura alta e as rodas de 19 polegadas dão um toque de esportividade na lateral

A linha de cintura alta e as rodas de 19 polegadas dão um toque de esportividade na lateral

 

Para deixar o motorista e passageiro da frente relaxados, o novo utilitário-esportivo da marca do Leão oferece massageador nos bancos dianteiros. Um sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona cinco tipos de massagem diferentes nos ombros e na região lombar. O conforto interno é completado por um console central refrigerado (ideal para sucos e aguas minerais), carregador de smartphones por indução, ar de duas zonas com saídas para o banco de trás, controle automático de velocidade, porta-luvas de oito litros e um monte de porta-trecos. O espaço interno acomoda bem cinco adultos e, no porta-malas, cabem 520 litros.

 

O novo 3008 traz o conceito i-Cockpit, que junta o volante pequeno com informações no campo visual do motorista

O novo 3008 traz o conceito i-Cockpit, que junta o volante pequeno com informações no campo visual do motorista

 

Atualmente, uma das funções que o consumidor tem exigido dos novos é a conectividade. O sistema multimídia do 3008 vem com a função Mirror Screen, que possibilita a reprodução da tela do smartphone para uma melhor utilização dos aplicativos. A função é compatível com Android Auto e Apple CarplayTM (a partir do iPhone 5). Com ela, é possível fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, obter um itinerário, entre outras coisas.

 

O sistema multimídia pode fazer o espelhamento do celular

O sistema multimídia pode fazer o espelhamento do celular

 

Em um trajeto (de ida e volta) de cerca de 150 quilômetros entre Itaipava, na região serrana, e a cidade do Rio de Janeiro, pudemos sentir um pouco do novo 3008. A já conhecida dobradinha do motor 1.6 THP com o câmbio automático de seis velocidades funcionou de forma eficiente, principalmente em acelerações e retomadas. Na Serra de Petrópolis, a suspensão mostrou um bom equilíbrio entre a estabilidade necessária nas curvas fechadas e o conforto ao absorver bem as muitas irregularidades do piso. Também foi positivo o baixo nível de ruído. A direção mostrou precisão e boa calibragem.

 

As teclas do tipo chave completam o charme do painel

As teclas do tipo chave completam o charme do painel

 

Texto: Eduardo Aquino

 

Ficha Técnica

Motor – Quatro cilindros em linha, 1.600cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo e injeção direta, que gera 165cv de potência (a 6.000 rpm) e 24,5kgfm (a 1.400rpm)

Câmbio – Automático de seis velocidades, com possibilidade de trocas manuais junto ao volante

Suspensão – Na frente, pseudo-McPherson; e na traseira, semi-independente

Dimensões – Comprimento, 4,44m; largura, 1,90m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,67m

Freios – A disco ventilado na dianteira e sólido na traseira

Peso – 1.567 quilos

Porta-malas – 520 litros

Tanque – 53 litros

Aceleração de 0 a 100km/h – 8,9 segundos

Velocidade máxima – 206km/h

Preço – R$ R$ 135.990

Principais equipamentos – Bancos dianteiros com massageadores, ar de duas zonas, sistema multimídia com tela de oito polegadas, compartimento refrigerado no console, airbags laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, sistema de auxílio de partida em rampa, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, controle automático de velocidade e faróis full-led direcionais com regulagem automática de facho.

 

Tela de oito polegadas fica destacada no alto e no centro do painel

Tela de oito polegadas fica destacada no alto e no centro do painel

 

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