A BMW revelou esta semana nos Estados Unidos a nova geração do X3, que desembarca no Brasil no primeiro trimestre de 2018. Ele será inicialmente importado dos EUA, mas a marca alemã estuda a possibilidade de produzi-lo na sua fábrica de Araquari (SC). O modelo recebeu um tapa no visual, melhorias técnicas, novos equipamentos e pacote M Performance, que possibilita a aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
P90263726_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
O novo modelo foi revelado na fábrica do BMW Group na Carolina do Sul (Estados Unidos). A terceira geração do novo BMW X3 mantém a linguagem visual do modelo. As dimensões exteriores permanecem praticamente inalteradas, porém o modelo ganhou apenas 2,2 polegadas na distância entre eixos. Destaque para o capô longo e a saliência frontal extremamente curta. Segundo a BMW, o X3 tem distribuição de peso de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. Pela primeira vez em um modelo BMW X, a grade dianteira é “tridimensional” com o sistema “active air flap control” e faróis de neblina em formato horizontal. Na traseira, ganham destaque as lanternas traseiras “tridimensionais” e o novo sistema de escapamento esportivo.
P90263730_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
Internamente, a cabine ganhou novos revestimentos no painel e nas portas. Um dos destaques é o novo head-up display, que projeta imagens coloridas em alta definição no para-brisa e ficou 75% maior em relação ao sistema anterior. No painel central está a nova central multimídia, com tela de 10,25 polegadas, sensível ao toque, e tecnologia de controle por gestos. Há ainda ar condicionado automático de três zonas e bancos esportivos. Em termos de segurança, a novidade é o sistema de detecção de acidentes “Active Protection”.
P90263690_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
A suspensão M Sport, que é padrão no modelo X3 M40i, oferece uma performance mais firme (molas, amortecedores e barras anti-rolagem). O Dynamic Damper Control está disponível no modelo X3 xDrive30i e inclui amortecedores controlados eletronicamente que se adaptam à superfície da estrada e à situação de condução. Ao mesmo tempo, o motorista pode usar o interruptor de controle dinâmico de direção para variar as características básicas da suspensão.
P90263709_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
Os freios esportivos do no novo BMW X3 M40i têm pinças dianteiras fixas de quatro pistões de alumínio pintadas em azul. Segundo a marca alemã, os discos de freio possuem altos níveis de resistência térmica para proporcionar um poder de frenagem maior e com peso extremamente baixo. A direção esportiva variável, que é de série no M40i, é opcional na versão xDrive30i. A nova geração do X3 anuncia a chegada do primeiro M Performance neste modelo. O pacote inclui o novo motor TwinPower Turbo 3.0, de seis cilindros, que gera potência de 360cv (de 5.500 a 6.500rpm) e torque máximo 51kgfm (entre 1.520 e 4.800rpm). Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 250km/h.
P90263707_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
O motor a gasolina de quatro cilindros TwinPower Turbo 2.0 do novo BMW X3 xDrive30i tem potência de 252cv (a 5.200rpm) e torque máximo de 35,7kgfm (entre 1.450 a 4.800rpm). A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 240km/h. A transmissão é a Steptronic de 8 velocidades.
P90263703_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
No novo sistema multimídia, o destaque é o BMW Gesture Control, que permite que numerosas funções de infotainment, comunicação e navegação sejam operadas intuitivamente usando gestos. O veículo também pode ser controlado usando o Intelligent Voice Control, baseado na nuvem, que permite que os drivers formulem seu pedido falando normalmente em vez de ter que usar um conjunto de comandos falados e pré-programados.
P90263716_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
Os serviços digitais do aplicativo BMW Connected estão disponíveis tanto no iOS quanto no Android. Com a ajuda da plataforma Open Mobility Cloud, os serviços digitais se conectam ao BMW X3 através de dispositivos como smartphones ou smartwatches. A seleção de dispositivos que podem se conectar ao novo BMW X3 por meio do BMW Connected inclui o Apple Watch e o Samsung Gear (S2 e S3) para o Amazon Echo. Os clientes podem usar o serviço de voz Alexa da Amazon Echo para verificar o nível de combustível do seu novo X3, por exemplo, bloquear o veículo ou ativar a função de ventilação, tudo pelo controle de voz a distância.
P90263695_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
O sistema de detecção de acidentes Active Protection detecta possíveis situações de perigo à medida que surgem. Se um risco de colisão for detectado, o sistema desencadeia automaticamente uma variedade de medidas de proteção aos ocupantes. Os tensores do cinto do motorista e do passageiro dianteiro são ativados e os vidros e o teto panorâmico, fechados. Após uma colisão, o Active Protection automaticamente leva o veículo a uma paralisação. A função Frontal Collision Warning detecta um risco iminente de colisão com os veículos a frente e prepara os sistemas do veículo para um possível impacto.
P90263697_lowRes_the-new-bmw-x3-xdriv
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)