Andamos no novo Volkswagen Cross Up!, que passou por uma reforma  no visual, tanto externo como interno, e encorpou a lista de equipamentos de série. Como não houve mudanças na mecânica e nem na plataforma, os destaques positivos continuam os mesmos: segurança passiva, fôlego do motor turbo TSI 1.0, aproveitamento do espaço interno e estabilidade. Por outro lado, o novo desenho das lanternas traseiras gerou algumas críticas.

 

De perfil, a versão aventureira tem as clássicas coberturas plásticas nas caixas de roda

De perfil, a versão aventureira tem as clássicas coberturas plásticas nas caixas de roda

 

A versão aventureira do Up! passou por mudanças no visual. Por fora, destaques para os novos para-choques dianteiro e traseiro, com apliques que a VW chama de “chrome effect”e moldura na cor preta brilhante (em todos os modelos com motor TSI, essa parte agora é nessa cor), as coberturas plásticas nas caixas de roda na cor preta, as novas rodas de liha, o rack de teto e a tampa traseira que continua na cor preta, mas ganhou um friso cromado. Já o novo visual das lanternas traseiras tem recebido muitas críticas. Os mais maldosos alegam que as divisões ficaram parecendo “fita isolante”.

 

Na traseira, destaque para o novo para-choque e para a tampa traseira na cor preta

Na traseira, destaque para o novo para-choque e para o polêmico desenho da lanterna

 

Por dentro, foram muito benvindas. O novo quadro agora apresenta instrumentos maiores e de melhor visualização. O volante, que também é novo (parece herdado do Golf), tem boa empunhadura e pega e abriga comandos de várias funções. A nova faixa central dá um toque de elegância, assim como os apliques de alumínio nas soleiras das portas e o revestimento das alavancas de câmbio e do freio de estacionamento. O revestimento dos bancos mistura tecido com vinil e tem toque agradável e é compatível com o nosso clima tropical.

 

Painel mudou e ganhou instrumentos maiores, de fácil visualização, e o volante parece com o do Golf

Painel mudou e ganhou instrumentos maiores, de fácil visualização, e o volante parece com o do Golf

 

Mas o grande barato tecnológico do novo Cross Up! é o sistema “Composition Phone”, que aposenta aquela tela saliente no alto do painel e que, por meio do aplicativo “maps + more” (disponível para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone, possibilita a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Ou seja, as informações do GPS, do veículo, computador de bordo, do sistema de som etc., são exibidas na tela do celular, que fica preso no suporte. O espaço no banco de trás acomoda dois adultos com certo conforto e o porta-malas tem capacidade compatível com a de um hatch compacto (285 litros).

 

O motor é o mesmo 1.0 TSI, de três cilindros, com turbo e injeção direta, que é muito eficiente

O motor é o mesmo 1.0 TSI, de três cilindros, com turbo e injeção direta, que é muito eficiente

 

Outro ponto positivo do Cross Up! é a ergonomia. A posição de dirigir é boa, com ampla visibilidade do trânsito à frente, e o acesso aos principais comandos é fácil. Além da estrutura reforçada, já comprovada pelos bons resultados em testes de colisão, o pacote de segurança contempla sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de cadeiras infantis, três apoios de cabeça no banco de trás, indicador de porta aberta e uso do cinto e sensor de estacionamento traseiro, mas deixa de fora cinto de três pontos no meio do banco traseiro e controle de estabilidade (ele tem apenas o de tração).

 

Banco traseiro acomoda bem dois adultos de boa estatura e tem três apoios de cabeça

Banco traseiro acomoda bem dois adultos de boa estatura e tem três apoios de cabeça

 

Como não houve mudanças na parte mecânica, continuam sendo pontos positivos a eficiência do motor 1.0 TSI de três cilindros, com turbo e injeção direta, que não apenas proporciona vigorosas acelerações e boas retomadas de velocidade (isso pode ser traduzido em ultrapassagens mais seguras), como é bastante econômico, tanto na estrada como na cidade, obtendo nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO. Com gasolina, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo do Cross Up! registrou médias que ultrapassaram os 17kml na estrada e os 14km/l na cidade.

 

Porta-malas tem dois níveis e capacidade compatível com a de um hatch compacto

Porta-malas tem dois níveis e capacidade compatível com a de um hatch compacto

 

Também vale destacar a boa calibragem da direção, que á macia nas manobras e tem “peso” adequado em velocidades mais elevadas; o bom desempenho do câmbio, que apresenta engates precisos e relações de marcha bem escalonadas; e a suspensão, que garante boa estabilidade num carro que tem um desempenho bem esportivo, embora nem sempre filtre bem as irregularidades do piso.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

As rodas de liga de 15 polegadas têm novo desenho e são calçadas com pneus 185/60 R15

As rodas de liga de 15 polegadas têm novo desenho e são calçadas com pneus 185/60 R15

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, três cilindros, 999cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta, que gera potências de 101cv (gasolina) e 105cv (etanol) e torques de 16,6kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol)

Câmbio – Manual, de cinco marchas, tração dianteira

Suspensão – Tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios – A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 3,68m; largura, 1,64m; altura 1,50m; e entre-eixos, 2,42m

Rodas – De liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Peso – 922 quilos

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 285 litros

Principais equipamentos de série – Iluminação ambiente, volante multifuncional, computador de bordo, sistema ISOFIX® / top tether, faróis de neblina, sensor de ré, retrovisor com rebatimento automático e rodas de liga de 15 polegadas

Preço – R$ 56.350. Com os opcionais (bancos em couro e sistema multimídia Composition Phone), sobe para R$ 59.991

 

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