Hoje é dia ônibus – e muitos. Assim já está Pará de Minas, a 80 quilômetros de Belo Horizonte, que recebe neste sábado (29/7), a partir das 10 horas, cerca de 30 modelos antigos que marcaram época nas estradas brasileiras na últimas décadas. Adequado, o palco para o encontro anual da Confraria do Ônibus é a Praça Frei Concórdio, bairro São Francisco, com entrada franca.

Cerca de 30 ônibus, em excelente estado de conservação, são atrações no encontro da confraria em Pará de Minas

Cerca de 30 ônibus, em excelente estado de conservação, são atrações no encontro da confraria em Pará de Minas

A escolha de Pará de Minas para esta terceira versão do encontro – que pretende ser itinerante daqui para frente – tem haver com a própria história e cultura do transporte em Minas Gerais. Afinal, foi onde nasceu a Viação Santa Maria, uma das transportadoras de passageiros mais tradicionais e antigas de Minas Gerais.

Para quem gosta de miniaturas, vários exemplares estão em exposição no evento

Para quem gosta de miniaturas, vários exemplares estão em exposição no evento

Uma das novidades deste ano é um exemplar restaurado do modelo Mercedes-Benz monobloco O-355, muito utilizado pelas empresas de ônibus no passado. O modelo resgatado pela empresa de fretamento Rouxinol, de Belo Horizonte, ganhou nova roupagem por dentro e por fora e pintura clássica nas cores bege e vermelho. Os tons são semelhantes aos adotados pela Expresso Setelagoano.

o palco para o encontro anual da Confraria do Ônibus é a Praça Frei Concórdio, bairro São Francisco, com entrada franca

O palco para o encontro anual da Confraria do Ônibus é a Praça Frei Concórdio, bairro São Francisco, com entrada franca

Estão também em Pará de Minas o urbano Marcopolo Veneza pintado nas cores da extinta Transete, que operava as linhas urbanas de Sete Lagoas, o Ciferal Rodonave 1972, leito da Itapemirim, e um Mercedes-Benz O-362 ano 1977 original e com baixa quilometragem.

A cidade ainda recebe uma exposição e vendas de miniaturas e diversos outros objetos relacionados à ferramenta de trabalho e paixão de muitos brasileiros.

Fotos: Bruno Freitas/Divulgação

ConviteSERVIÇO:
O que: 3º Encontro da Confraria do Ônibus
Onde: Praça Frei Concórdio, bairro São Francisco, Pará de Minas (MG)
Quando: 29 de julho, das 10 às 16 horas
Informações: Facebook @confrariadoonibus
Apoios: Prefeitura de Pará de Minas, Mercedes-Benz, Marcopolo, da Rádio Ônibus e do 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro. Realização: Viver, Ver e Rever (VVR)

 

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh