Heróis da resistência
aceleraai / 11 de julho de 2017 / Competição

Em cinco dias de competição, a dupla mineira Uirá Castro e Guilherme Bueno (foto da capa) venceu o I Cipó Cup em mais de 10 horas e quarenta minutos de pedaladas. A mais nova modalidade de competição de mountain bike realizada aqui pela primeira vez em Minas Gerais foi uma prova expedicionária que começou dia 5 de julho e terminou dia 9 de julho, na Serra do Cipó.

O Pódio montado com as 3 duplas campeãs e ao fundo na Cachoeira Grande. A esquerda dupla Flávio/Lucas, centro Uirá/Guilherme e a direita Maurício/Ricardo

O Pódio montado com as 3 duplas campeãs e ao fundo na Cachoeira Grande. A esquerda dupla Flávio/Lucas, centro Uirá/Guilherme e a direita Maurício/Ricardo

Só por terem errado o percurso no último dia, a dupla de numeral 6 e 6A, de Uirá e Guilherme chegou em segundo lugar no domingo. Nos outros dias eles venceram com boa vantagem das demais duplas participantes como mostra o placar final. Eles aproveitaram a competição para treinar visando uma prova longa que vai acontecer em agosto, na Suíça.
Enquanto os bikers cortavam as belíssimas montanhas da região, um comboio de apoio se deslocava pelas estradas para montar as estruturas de recepção, como as barracas para pernoitar, a infra de preparar muita comida e principalmente os banhos quentes para as chegadas dos atletas. Eles foram, desde o início, seguidos devido a um equipamento recebido para serem monitorados via satélite, via computador a equipe Cronosat de cronometragem.

A dupla Maurício Teixeira e Ricardo Purri, vice- campeã, largando do camping na Lapinha para o último dia

A dupla Maurício Teixeira e Ricardo Purri, vice- campeã, largando do camping na Lapinha para o último dia

No primeiro dia, na abertura, houve um prólogo de 20 quilômetros, sendo cinco voltas num circuito de quatro quilômetros dentro da Zareia. Este prólogo serviu para definir a ordem da largada do segundo dia.
A largada, no segundo dia, aconteceu na belíssima Cachoeira Grande. Foi um “pedal” mais longo com 72 quilômetros, tendo travessia de balsa até chegar no Peixe Tolo, campo base 2. Ali, ao pé da Fenda, foram montadas as barracas onde todos pernoitaram. O biker mecânico Aranha teve muito trabalho para recuperar as magrelas dos caras para o dia seguinte.

A dupla Lucas Mendes e Flávio Diniz, terceiro colocados: travessia de balsa no segundo dia da prova

A dupla Lucas Mendes e Flávio Diniz, terceiro colocados: travessia de balsa no segundo dia da prova

No terceiro dia, largando de Peixe Tolo, foram disputados mais 39 quilômetros, em um trecho de muita subida com 1.600 metros de escalada com muito frio, mas sem chuva. A pernoite foi no Curral do Sr. Luiz Fernando com muita fogueira para vencer o frio e o vento forte.
A programação, no quarto dia, era sair do Curral do Sr. Luiz e seguir para a Lapinha da Serra – um trecho de 60 quilômetros. Mas o diretor do evento, Antônio Ticorico, em comum acordo com as duplas participantes, acharam mais prudente preservar a saúde dos atletas, cancelar esta etapa. É que ventava muito, fazia frio demais, além de ter aparecido uma neblina e uma chuva fina – os atletas não conseguiam nem passar marcha, os dedos “congelaram”. Mas a dupla do Uirá e Guilherme arrebanhou mais uns três atletas e resolveu fazer por conta própria o trecho. Eles conseguiram completar com muito sofrimento.

Área de camping dos atletas no Peixe Tolo, no segundo dia do I Cipó Cup

Área de camping dos atletas no Peixe Tolo, no segundo dia do I Cipó Cup

Chegou domingo e veio a final. A saída foi da Lapinha da Serra com chegada novamente na Cachoeira Grande, num percurso de 54 quilômetros.
A dupla número 6 tinha mais de uma hora e meia de vantagem do segundo lugar, a vitória já era certa, mas as disputas foram intensas como se tivessem começado. Os campeões erraram por duas vezes os trechos e terminaram em terceiro lugar nesta etapa.
A maior disputa foi pelo segundo lugar. Mesmo vencendo esta quinta etapa, Lucas Mendes e Flávio Diniz não conseguiram tirar a diferença de 10 minutos de Maurício Teixeira e Ricardo Purri que, com o quatro lugar, na etapa foram então os vice-campeões do I Cipó Cup de mountain bike.

Ainda teve, nesta quinta etapa, a “Expedition Cipó Cup”, uma modalidade que só valeu no domingo para uma turma de bikers que quis conhecer o percurso e usufruir da infraestrutura montada para pedalar em grupo pela Serra do Cipó.
The End na Cachoeira Grande e de volta ao arraial da Serra do Cipó, houve a confraternização final. Momento de receber os troféus no pódio mais bonito já montado no Brasil.

Texto e fotos: Cristiano Quintino

Texto e fotos: Cristiano Quintino

DSC_1092b

A prova de cinco dias de duração exigiu muito preparo das duplas de bikers

RESULTADO FINAL

1º lugar: Uirá Castro/Guilherme Bueno – 1º dia: 1h06m58seg. – 2º dia: 4h37m56seg.- 3º dia:2h31m59seg. – 4º dia: cancelado – 5º dia: 2h27m57seg – Final: 10h44m49seg.
2º lugar: Maurício Teixeira/Ricardo Purri – 1º dia: 1h12m19seg. – 2º dia: 5h31m22seg.- 3º dia: 2h55m39seg. – 4º dia: cancelado – 5º dia: 2h32m25seg – Final: 12h11m45seg.
3º lugar: Lucas Mendes/Flávio Diniz – 1º dia: 1h15m35seg. – 2º dia: 5h41m03seg.- 3º dia: 2h52m29seg. – 4º dia: cancelado – 5º dia: 2h25m08seg – Final: 12h14m15seg.

Obs.: O 4º dia (sábado, dia 8/7) foi cancelado pelo diretor do evento em consenso com os atletas, devido às péssimas condições do tempo.

O quarto dia de prova foi cancelada, mas uma turma resolveu fazer o trajeto por conta própria

O quarto dia de prova foi cancelado, mas uma turma resolveu fazer o trajeto por conta própria

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh