Audi apresenta em Barcelona a nova geração do seu luxuoso sedã A8. Além de incorporar a nova linguagem de design da marca alemã e um painel onde os botões praticamente desapareceram, o modelo é o primeiro a ser produzido em série com condução autônoma de nível 3, que significa que ele roda quase sozinho, com pouca necessidade de intervenção do motorista.

 

 

Static photo Colour: terragrey

O novo Audi A8 faz sua estreia mundial durante a Audi Summit (evento de promoção da marca alemã) em Barcelona. Em sua quarta geração, o sedã de luxo chega com um sofisticado pacote tecnológico, uma nova linguagem de design, um novo conceito operacional interativo e tração integral elétrica. O A8 é o primeiro automóvel com condução autônoma nível 3 a ser produzido em série. A partir de 2018, a Audi incluirá gradualmente na produção funções de condução autônoma, como assistente de estacionamento (“parking pilot”), assistente de garagem (“garage pilot”) e assistente de trânsito (“traffic jam pilot”).

Static photo Colour: Volcano Red

As linhas do novo A8 apontam para a nova filosofia de design da Audi. Na frente, destaca-se a grade ampla e vertical de quadro único e as linhas fluida e musculosa (enfatizada na parte de cima dos arcos de roda), que transmitem uma elegância esportiva, retirando a imagem de “tiozão” que normalmente esses grandes sedãs transmitem. A versão standard tem 5,17m e a alongada (com entre-eixos maior), 5,30m. De perfil, chama a atenção a parte frontal levantada, que combina com a parte traseira suavemente inclinada. À noite, destacam-se os faróis dianteiros HD Matrix LED e da iluminação a laser e a faixa de luz LED combinada com as luzes traseiras com tecnologia OLED. O conjunto produz efeitos luminosos conforme o motorista se aproxima e se afasta do carro.

Dynamic photo Colour: terragrey

O interior mudou radicalmente. O novo sedã traz grande variedade de equipamentos e materiais, com detalhes personalizados – das perfurações nos estofamentos dos assentos às persianas abertas e fechadas eletricamente nas saídas de ar. O A8 alongado oferece como opcional um assento para relaxamento, que tem quatro opções de ajuste e um apoio para os pés. Nesse assento, o passageiro poderá se aquecer e massagear as solas dos pés. Os passageiros do banco de trás também poderão controlar algumas funções, como iluminação ambiente, as novas luzes de leitura HD Matrix e massagem no assento, além de fazer telefonemas por meio de uma unidade operacional separada. O controle remoto do assento traseiro, com sua tela OLED do tamanho de um smartphone, é removível e fica localizado no apoio de braço central.

Interior

O interior adota um design minimalista, com destaque para o painel de instrumentos que agora está praticamente livre de botões e chaves de ajuste. No centro, há uma tela sensível ao toque de 10.1 polegadas que, quando desligada, funde-se quase invisivelmente ao entorno negro de alto brilho, graças ao seu visual escuro. Os ocupantes podem usar uma segunda tela sensível ao toque no console central para acessar as funções de ar-condicionado e conforto ambiente, assim como inserir textos. Segundo a Audi, a combinação de feedback acústico e tátil com o uso de gestos de toque comuns, tais como o deslizar das mãos, tornam o novo sistema de resposta ao toque MMI especialmente seguro, intuitivo e rápido de usar.

Interior

O A8 também traz um novo sistema de comando vocal, que possibilita acionar várias funções. Informações sobre destinos e mídias estão disponíveis a bordo ou pela internet à velocidade LTE, incluindo reconhecimento de faróis de trânsito e informações sobre riscos – inovadores serviços “car-to-X” que fazem uso da inteligência combinada (swarm intelligence) da frota da Audi. A navegação foi otimizada e “aprende” sozinha, com base na rota recentemente percorrida, possibilitando ao motorista sugestões de busca inteligentes. O mapa também incorpora modelos 3D altamente detalhados.
O sedã é primeiro com condução autônoma nível 3. O assistente de trânsito Audi AI assume controle da condução quando o trânsito até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista. O sistema é ativado usando o botão AI no console central. O sistema a partida, aceleração, direção e frenagem. O motorista não precisa mais monitorar o carro permanentemente. Ele poderá retirar suas mãos do volante e, dependendo das leis nacionais, focar em uma atividade diferente oferecida pelo automóvel, como assistir TV. Assim que o sistema alcançar seus limites, ele convocará o motorista para retomar o controle da tarefa de condução.

engine compartment

A Audi disse que o assistente de trânsito será introduzido aos poucos em seus modelos de produção e que aguarda a definição, em vários países, de normas para os veículos de condução autônoma. De qualquer forma, a marca garante que o sistema já está bastante desenvolvido e seguro, devido ao uso combinado de sensores de radar, câmera frontal, sensores ultrassônicos e scanner a laser. Destaque também para o assistente de estacionamento remoto, que conduz autonomamente o A8 para dentro e para fora de uma vaga de estacionamento ou uma garagem, enquanto a manobra é monitorada pelo motorista (que não precisará estar sentado no carro) por meio de um smartphone.
Outra inovação está na suspensão, com a condução dinâmica de todas as rodas, que combina condução direta e condução esportiva com uma robusta estabilidade. A razão de direção das rodas frontais varia em função da velocidade; as rodas traseiras são giradas na direção ou no sentido contrário da condução dependendo da faixa de velocidade. O motorista também conta com um diferencial esportivo, que distribui ativamente o torque de tração entre as rodas traseiras.
Audi A8 L
A suspensão agora completamente ativa, que, dependendo da situação, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda separadamente com atuadores elétricos. Em combinação com os sensores de 360°, o carro será elevado à velocidade da luz rápida se houver uma iminente colisão lateral, reduzindo as potenciais consequências de um acidente para todos os ocupantes. O sistema de suspensão obtém a energia de que necessita de um sistema elétrico de 48 volts, que agora é padrão no A8.
O novo A8 que será lançado inicialmente no mercado alemão traz dois motores turbo V6 reformulados: um 3.0 TDI e um 3.0 TFSI. O motor a diesel desenvolve 286cv, e a versão a gasolina 340cv. Duas versões de oito cilindros – um 4.0 TDI com 435cv e um 4.0 TFSI com 460cv – virão logo a seguir. A versão com o exclusivo motor de ponta é o W12 com um deslocamento de 6,0 litros.
Audi A8 L
Todos os cinco motores operam juntamente com um dispositivo de arranque com alternador de correia (BAS), que é o centro nervoso do sistema elétrico de 48 volts. Essa tecnologia híbrida leve (MHEV, veículo elétrico híbrido leve) permite que o carro fique parado com o motor desligado, e seja suavemente reiniciado. Ele também possui uma função estendida de arranque/parada e uma saída de recuperação de energia de até 12 kW. O efeito combinado dessas medidas é reduzir ainda mais o consumo de combustível dos motores já bastante eficientes – em até 0,7 litros por 100 quilômetros sob condições reais de condução.

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O A8 L e-tron quattro será lançado em uma data posterior. O 3.0 TFSI, aliado a um motor elétrico, gera 449cv de potência do sistema e 71,4kgfm de torque. A bateria de íon de lítio armazena potência suficiente para cerca de 50 quilômetros de condução elétrica. Ela poderá ser opcionalmente carregada pelo sistema Audi Wireless Charging. Um dispositivo de conexão no piso da garagem transfere por indução a potência para uma bobina receptora no automóvel com uma saída de potência de 3,6 kW. Os novos Audi A8 e A8 L estão sendo fabricados na unidade de Neckarsulm e estarão disponíveis no mercado alemão no final de 2017. No Brasil, somente no segundo semestre de 2018.

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