O Dia do Ciclista é comemorado oficialmente no Brasil neste sábado, 19 de agosto. Uma data aprovada por lei em 2008 e escolhida para prestar uma homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel em Brasília, quando tinha apenas 25 anos. O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva e estava embriagado.

 

Pedalar com segurança significa utilizar equipamentos obrigatórios, principalmente no asfalto

Pedalar com segurança significa utilizar equipamentos obrigatórios, principalmente no asfalto

Há outras datas consideradas pela turma do pedal: 15 de abril e 8 de dezembro. Esta última, aliás, é a considerada pela Confederação Brasileira de Ciclismo como a data oficial, por causa da Madonna Del Ghisallo, a padroeira dos ciclistas. No entanto, há um conflito já que a data da consagração pelo Papa Pio XII foi em 13 de outubro.

Mas apesar de ser uma data comemorativa, não podemos comemorar nada. Afinal, o trânsito brasileiro que mata motoristas e motociclistas aos quilos, também é responsável pela morte de milhares de ciclistas todos os anos – em média 1.500, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em outras modalidades de ciclismo, como o mountain bike, o ciclista ou biker tem a vantagem de ter contato com a natureza

Em outras modalidades de ciclismo, como o mountain bike, o ciclista ou biker tem a vantagem de ter contato com a natureza

Pedalar, porém, ainda é o transporte mais limpo que existe, por isso o Acelera Aí registra a homenagem com destaque. E cita o mais novo relatório técnico elaborado pelo Cesvi Brasil – empresa independente que realiza pesquisas e testes de segurança em veículos no Brasil.

O estudo enumera os principais cuidados e equipamentos que são obrigatórios por parte dos ciclistas, sejam eles especializados em asfalto ou terra (mountain bike, por exemplo). E ainda informa qual bike mais adequada para cada tipo de pessoa, conforme o sexo, peso e altura (veja infográfico abaixo).

Arte Dia do Ciclista

Bom mesmo é se todos os protagonistas do trânsito se respeitassem. Quem sabe um dia automóveis, ônibus, motos, bikes e pedestres possam rodar, cada um na sua, de forma segura e civilizada. E que números como os citados acima sejam apenas uma estatística da história.

Fotos: Cristiano Quintino
Texto: Luís Otávio Pires

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh