O Iron Biker, a prova com maior história no mountain bike brasileiro completou 25 anos e com dobradinha mineira na categoria principal: Halysson Ferreira, da cidade de Patrocínio, e Eliane Resende, de Entre Rios de Minas, foram os campeões da elite. Novamente o palco foi a cidade mineira de Mariana neste final de semana (16 e 17 de setembro), com participação de 1.700 bikers.

Halysson Ferreira, o grande campeão do Iron Biker 2017

Halysson Ferreira, o grande campeão do Iron Biker 2017

O Iron biker teve início em 1993 quando também começava este esporte a ser difundido aqui no Brasil. De lá para cá tiveram algumas modificações na forma de disputa, mas sempre manteve os dois dias de competição no estilo maratona de cross-country.

As provas foram divididas em dois percursos (A e B), uma disputada no sábado com 92 quilômetros e a outra, no domingo, com 61 quilômetros. O resultado do sábado é mais importante ainda porque serve para o caso de desempate, por ser mais longo, ou seja, quem vence leva vantagem sobre quem vencer o domingo.

Albuns IB 2017 (1)

Foi uma largada emocionante na praça Minas Gerais. A rua principal de acesso ficou entupida e tomada de bicicletas, que deram um colorido lindo e muita animação. Veio gente de todas as partes do País.

O cortejo partiu pela cidade, mas logo que entraram na primeira estradinha de terra, a poeira tomou conta. Afinal, estava um dia ensolarado, quente e muito seco. No início teve congestionamento de bikes em trecho de descida – não se via um metro à frente por causa do pó. Predominaram as estradinhas, mas tiveram bonitos pegas nos single tracks selecionados pela organização.

Passadas três horas e vinte e sete minutos aparece o mineiro da cidade de Patrocínio, Halysson Ferreira, bike número 7, para levar a bandeirada da vitória, sete minutos depois Robson Ferreira, bike número 1, de Mendes (RJ), que chegou em segundo.

Albuns IB 2017 (2)

Na elite feminina, a disputa pela vitória foi um pouco mais apertada. Chegou em primeiro lugar a bike número 30 da mineira Eliane de Souza (Entre Rios de Minas), que terminou a prova em 4h43 minutos. Em segundo lugar ficou Ana Luísa Panini (Indaial/SC), com a bike número 26, que cravou 4h46.

No domingo, o percurso tinha menos estradinhas, mais trilhas e single-track e um final marcante, com subida de uma montanha, a subida da Purificação com 4 quilômetros, e finalizando nesta montanha com um downhill de 3 quilômetros muito fortes – técnica pura.

Albuns IB 2017 (3)

Na elite masculina, o carioca Robson Ferreira, que defendia o título de 2016, partiu decidido a vencer a etapa, mesmo sabendo que se Halysson chegasse em segundo lugar, o mineiro seria o campeão.
E não deu outra: os dois abriram na frente e fizeram todo o percurso lado a lado, roda a roda. Robson venceu por um segundo, com 2h29m42, Halysson em 2h29m43.

Na elite feminina, as três primeiras no sábado mantiveram a frente das demais, e ficaram encaixotadas entre os marmanjos das categorias master 35/39 e 40/44 anos. Eliane Resende fechou sua participação em 3h25m15seg, garantindo seu primeiro título do IB, seguida por Ana Luísa Panini com 3h26m48seg e Ana Luiza Siqueira com o tempo de 3h31m49 segundos.

Daí para frente foi festa geral na praça Minas Gerais, com muito show ao vivo, rock, uma variada feira de produtos, muito macarrão, muito chope Backer para galera, filas para tirar as últimas fotos com a medalha no peito, guardar lembranças de mais uma aventura e participação no IB.

Às 17 horas começaram as premiações, pódio das categorias e champanhe aos campeões do 25º Iron Biker Brasil. Ano que vem continua com outra história, mas novamente em Mariana, que foi a primeira capital de Minas Gerais.

Eliane Resende, campeã feminina do Iron Biker 2017

Eliane Resende, campeã feminina do Iron Biker 2017

A primeira vitória de Eliane

Foi a primeira vitória de Eliane Resende, 34 anos, de Entre Rios de Minas, no Iron biker. Este ano ela venceu também a Sertão Diamante, uma prova de maratona de dois dias na cidade mineira de Diamantina. Ela prova que sua especialidade são provas longas.

“Desde que eu vim fazer a prova, eu falei: o primeiro dia eu vou estourar, vou andar tudo que eu tenho para ganhar e seja o que Deus quiser para o segundo dia”, conta.

E foi assim como a biker imaginou. “Sábado foi uma prova mais longa, mais subidas, a organização mandou bem na hidratação e na sinalização. Foi muito puxada. Não olhei para trás, porque não dava, eu estava fazendo muita força. Andei no limite no sábado”, comentou.

Já no domingo, ela conta que não correu no limite, porque o trecho era muito técnico. “Na subida da Purificação tive que fazer muita força, era muito íngreme, mas teve muito single-track e um downill final que foi muito difícil. Então eu tive que tirar um pouquinho do acelerador para poder prestar a atenção na técnica”, finalizou.

Texto e fotos: Cristiano Quintino

Texto e fotos: Cristiano Quintino

 

 

 

 

 

 

Resultados
Elite masculina
1) Halysson Ferreira – 58 pts – Patrocinio-MG
2) Robson Ferreira da Silva – 58 pts – Mendes-RJ
3) Daniel Brum Ribeiro Zoia – 46 pts – Vicosa-MG
4) Alysson Serra Lucas 46 pts – Lavras-MG
5) Victor Messias de Oliveira – 39 pts – Belo Horizonte-MG

Elite Feminina
1) Eliane De Souza Resende – 61 pts- Entre Rios De Minas-MG
2) Ana Luisa Korc Panini – 55 pts – Indaial-SC
3) Ana Luiza Siqueira – 49 pts – Espera Feliz-MG
4) Liege Da Silva Walter – 43 pts – Mariana-MG
5) Laurita Costa Moreira – 39 pts – Belo Horizonte-MG

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh