Toda última semana de julho, desde 1970, a cidade de Oshkosh de 66.500 habitantes, situada às margens do Lago Winnebago no Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, é invadida por uma multidão de aficionados por aviação e o aeroporto local, o Wittman Field, torna-se o mais movimentado do mundo. Confira tudo que rolou na EAA Air Venture 2017, uma das maiores feiras de aviação do mundo.

 

O tradicional pórtico de uma das maiores feiras de aviação do mundo

O tradicional pórtico de uma das maiores feiras de aviação do mundo

 

E neste ano não poderia ser diferente, o EAA Air Venture 2017, que é organizado pela Associação de Aviação Experimental (EAA) dos EUA, no período de 21 a 30 de julho, recebeu mais de 10.000 aviões. Essa enorme quantidade de aeronvaes demandou 123 operações de pousos e decolagens por hora, o que transformou o Wittman Field num dos aeroportos mais movimentados do mundo.

 

Vir de Anchorage- Alasca em primeira classe, se hospedar no Best Western Premier ou em um Cessna 172 surrado e ficar acampado debaixo da asa, não importa. O importante é estar em Oshkosh

Vir de Anchorage- Alasca em primeira classe, se hospedar no Best Western Premier ou em um Cessna 172 surrado e ficar acampado debaixo da asa, não importa. O importante é estar em Oshkosh

Além das aeronaves “normais de produção”, estiveram presentes 1.107 homebuilt (Aeronaves feitas em casa), 1.162 aviões antigos e clássicos, 351 warbirds, 168 ultra leves e LSA (Light Sport Aircraft), 79 hidroaviões, 54 helicópteros, 60 aviões acrobáticos, 10 balões de ar quente e a presença sempre marcante das aeronaves das Forças Armadas que, neste ano, teve como principais atrações os bombardeiros Rockwell B-1 Lancer e o Northrop Grumman B-2 Spirit, além da tão esperada apresentação dos Blue Angels, que é a esquadrilha acrobática da marinha.

 

Feira de aviacao 2

 

O público sempre à beira da pista para assistir às inúmeras apresentações acrobáticas

O público sempre à beira da pista para assistir às inúmeras apresentações acrobáticas

E, para assistir a tudo isso, o evento contou com a presença de quase 600.000 pessoas de 80 países, das quais 40.000 ficaram acampadas ao lado dos seus aviões ou nos 11.600 pontos de camping. Era impressionante a quantidade de Motorhomes.

 

Curtiss P-40

Curtiss P-40

Por também ser o Fly-In Convention, o EAA Air Venture 2017 também promoveu a realização de 1.050 fóruns e workshops, que contaram com mais de 75.000 participantes.

 

GRUMMAN TBF AVENGER

GRUMMAN TBF AVENGER

No aspecto comercial, estiveram presentes 881 expositores. Com isso, o público presente podia encontrar de tudo para aviação experimental, desde de kits completos, motores a minuterias tipo terminais elétricos. Aliás, era possível comprar um modelo experimental completo juntando todos os componentes à venda.

 

A tão aguardada apresentação dos Blue Angels

A tão aguardada apresentação dos Blue Angels

A feira também traiu a atenção dos fabricantes americanos de automóveis. Entre eles estava a Ford, que já há algum tempo aproveita a oportunidade para marcar presença e lançar versões especiais.

 

O bombardeiro invisível Northrop Grumman B-2 Spirit

O bombardeiro invisível Northrop Grumman B-2 Spirit

 

Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II

Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II

 

Uma viagem no tempo

Uma viagem no tempo

 

Beechcraft 17 Staggerwing de 1937 equipado com motor radial Wright R-760-E2 de sete cilindros produzindo 350HP

Beechcraft 17 Staggerwing de 1937 equipado com motor radial Wright R-760-E2 de sete cilindros produzindo 350HP

 

O raro HAMILTON METALPLANE H 47 de 1928 equipado com um motor radial Pratt & Whitney de nove cilindros, que gera 525 HP

O raro HAMILTON METALPLANE H 47 de 1928 equipado com um motor radial Pratt & Whitney de nove cilindros, que gera 525 HP

 

O Museo da EAA é uma atraçãoi imperdível

O Museo da EAA é uma atração imperdível

 

Howard DGA-15P equipado com o motor radial Pratt & Whitney R-985 Wasp Junior de nove cilindros de 450 HP

Howard DGA-15P equipado com o motor radial Pratt & Whitney R-985 Wasp Junior de nove cilindros de 450 HP

 

Fotos e texto: Rodolfo Hauck, colaborador do Acelera Aí (*)

Metalmoro 20(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 39 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.