São várias as pesquisas das montadoras sobre mobilidade inteligente em todo o mundo. No Japão, a Nissan realiza estudos avançados sobre tecnologia que possibilita o controle do carro com a mente. A ideia é fazer com que os carros captem a atividade cerebral do motorista, redefinindo a maneira como as pessoas interagem com os seus carros.

 

Nissan lança tecnologia que permite o controle do carro com a mente

 

A marca japonesa Nissan desenvolve na cidade de Yokohama, no Japão, uma tecnologia que foi batizada de “Brain-to-Vehicle”, ou B2V, que promete acelerar o tempo de reação para os motoristas e fazer com que os carros se adaptem continuamente para tornar a experiência de dirigir cada vez mais agradável.

A tecnologia B2V da Nissan é a primeira desse tipo no mundo. O motorista usa um dispositivo capaz de captar sua atividade cerebral, que depois é analisada pelos sistemas autônomos. Ao antecipar o movimento pretendido, o sistema pode gerar ações – como girar o volante ou reduzir a velocidade – em 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o motorista, sempre de modo imperceptível.

 

Nissan lança tecnologia que permite o controle do carro com a m

 

A Nissan vai apresentar as funcionalidades dessa tecnologia na CES 2018 (Customer Eletronics Show), feira focada em inovação que acontece em Las Vegas de 9 a 12 de janeiro. A B2V é o mais novo avanço numa área que a empresa japonesa chama de Mobilidade Inteligente e reflete os esforços da montadora para transformar a maneira como os carros são alimentados, impulsionados e integrados à sociedade.

“Quando a maior parte das pessoas pensa em direção autônoma, o que vem à mente é uma visão muito impessoal do futuro, em que os seres humanos deixam de controlar as máquinas. Mas a tecnologia B2V faz exatamente o contrário, porque ela usa sinais emitidos pelo cérebro humano para tornar a experiência de dirigir mais atraente e agradável”, disse o vice-presidente executivo da Nissan, Daniele Schillaci. “Com a Mobilidade Inteligente da Nissan estamos conduzindo as pessoas para um mundo melhor ao oferecer mais autonomia, mais eletrificação e mais conectividade.”

 

Nissan lança tecnologia que permite o controle do carro com a m

 

Essa tecnologia da Nissan é fruto de pesquisas que visam usar a técnica de decodificação cerebral para prever as ações dos motoristas e detectar desconfortos:

Previsão – Ao captar sinais de que o cérebro do motorista está prestes a iniciar um movimento – como girar o volante ou pisar no acelerador – a tecnologia de assistência ao motorista pode começar a ação mais rapidamente. Isso pode reduzir o tempo de reação e melhorar a direção manual.

Detecção – Ao detectar e avaliar qualquer desconforto do motorista, a inteligência artificial pode alterar a configuração ou o estilo de dirigir quando estiver no modo autônomo.

 

Nissan lança tecnologia que permite o controle do carro com a m

 

Entre outros usos possíveis estão o ajuste do ambiente interno do veículo, como explicou Lucian Lucian Gheorghe, pesquisador sênior de inovação do Centro de Pesquisas da Nissan no Japão, que está liderando a pesquisa do B2V. A tecnologia pode, por exemplo, usar a realidade aumentada para ajustar o que o motorista vê e criar um ambiente mais relaxante.

“As potenciais aplicações desta tecnologia são incríveis”, disse Gheorghe. “Esta pesquisa será um catalisador para mais inovações nos veículos da Nissan nos próximos anos.”

 

Nissan lança tecnologia que permite o controle do carro com a m

 

A Nissan contará com um simulador para demonstrar algumas funcionalidades desta tecnologia na CES, e Gheorghe estará disponível para responder perguntas. A exposição da Nissan será no estande 5431 do Las Vegas Convention Center’s North Hall.

Fotos: Nissan/Divulgação

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews