Quem curte motocicleta e pretende viajar para a Itália, reserve então um dia para uma visita ao museu da Ducati, que fica dentro da fábrica, na cidade de Bologna, na região nordeste da Itália. Lá, o visitante fará uma viagem ao passado e futuro de uma marca que completou noventa anos em 2016 com uma história fascinante.

 

Museu Ducati 1

 

A Ducati não surgiu como uma fábrica de motocicletas. Em 4 de julho de 1926, os irmãos Adriano, Bruno e Marcelo Cavalieri Ducati criaram a empresa “Societa’ Scientifica Radio Brevetti Ducati”, que tinha como objetivo principal produzir componentes para as transmissões de rádio. A empresa cresceu rapidamente, ganhando respeito internacional e, nove anos depois, já tinha filiais em Londres, Paris, Nova York, Sidney e Caracas.

 

Museu Ducati 6

 

As fábricas da Ducati foram destruídas na Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, a empresa decidiu investir em um produto que tinha as características que um mercado pós-guerra queria: a Cucciolo, que foi a primeira motocicleta da marca, com motor de quatro tempos e câmbio de duas marchas, que tinha velocidade máxima de 50km/h e percorria 100 quilômetros com apenas um litro de gasolina. O modelo se tornou rapidamente um sucesso de vendas.

 

Museu Ducati 12

 

Na visita ao museu, o visitante poderá ver não apenas esse primeiro modelo da Ducati, mas como a Cruiser 175 (1956), que tinha ignição elétrica e transmissão automática; a Marianna 98 (1954), criada pelo famoso engenheiro Fábio Taglioni, que foi a primeira motocicleta de corrida da marca; a 125 Trialbero Desmo (1956), que usava o comando de válvulas desmodrômico, que ficou como uma marca registrada da Ducati; e diversos modelos que ficaram marcados pela velocidade máxima que alcançavam na época, como Mach 250 (150km/h), a 450 Mark 3D (170km/h).

 

Museu Ducati 15

 

O museu também exibe modelos que conquistaram fama nas pistas de corrida, como a 750 que venceu as 200 milhas de Imola, em 1969; a Super Sport 900, que faturou a “Isle of Man Tourist Trophy”, em 1978, com o piloto Mike Hailwood, e que deu origem à edição limitada 900 SS Mike Hailwood Replica; e o modelo que papou o título de marcas e pilotos do Campeonato Mundial de Moto GP de 2007, com Casey Stoner. Na vitrine do passado da Ducati, também está o icônico 916, de 1994, que ganhou diversos títulos de melhor moto do ano por revistas especializadas.

 

Museu Ducati 5

 

Assim como o museu, os visitantes também poderão conhecer a fábrica da Ducati, que fica no mesmo local. A empresa criou um centro para atender os visitantes, com lanchonete, banheiros e uma loja com diversos artigos da marca, que está para as motos assim como a Ferrari está para os carros. Desde 2012, a Ducati juntou-se ao Grupo Audi AG e, em 2017, vendeu 55.871 motocicletas em todo o mundo. No Brasil, a marca tem concessionários em São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) e alcançou 3,85% de market share em 2017.

Fotos: Ducati/Divulgação

 

Museu Ducati 17

 

SERVIÇO:

O que: Museu Ducati

Onde:   Via Antonio Cavalieri Ducati, 3, 40132 Borgo Panigale, Bologna BO, Itália

Quando: De 9h às 18h, às segundas, terças, quintas, sextas e sábado, ficando fechado nas quartas e domingos

Contatos: +39 051 641 3343

Ingressos: Não é necessário fazer reserva e os preços dos ingressos (com direito à visitas ao museu e à fábrica) são: 15 euros por pessoa; e 13 euros por pessoa em caso de reservas para grupos com mais de 10 pessoas, As visitas, que duram cerca de uma hora, são feitas por guias, em grupos de até 10 pessoas

 

Museu Ducati 16

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews