A Porsche também entrou na onda dos carros híbridos no Brasil, seguindo os passos da Toyota e da Ford, que já comercializam por aqui o Prius e o Fusion Hybrid, respectivamente. Contudo, o modelo da marca alemã disponível a partir deste mês, o Panamera 4 E-Hybrid, é para poucos: custa de R$ 529.000,00 e R$ 1.242.000,00, conforme a versão – no total são seis.

O Panamera híbrido vai custar no Brasil de R$ 529.000,00 e R$ 1.242.000,00, conforme a versão

O Panamera híbrido vai custar no Brasil de R$ 529.000,00 e R$ 1.242.000,00, conforme a versão

O Panamera 4 E-Hybrid possui dois motores, um a combustão e outro elétrico, que desenvolvem até 462 cv de forma combinada para o condutor. O propulsor a combustão é um V6 biturbo de 2,9 litros, 4 válvulas por cilindro e que entrega 330 cv de potência entre 5.250 – 6.500 rpm. O torque máximo de 450 Nm aparece a 1.750 rpm e vai até 5.000 rpm. Já o motor elétrico de 136 cv gera 400 Nm de torque.

Com tração integral e câmbio PDK de dupla embreagem e oito velocidades, este Panamera acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chega a velocidade máxima de 278 km/h.

Segundo a Porsche, é possível fazer deslocamentos somente com o motor elétrico sem emitir um grama sequer de CO2. Dá para percorrer até 50 quilômetros de distância a uma velocidade máxima de 140 km/h.

Para recarregar as baterias pode-se usar o sistema Plug-in ou pelo próprio carro durante desacelerações e frenagens

Para recarregar as baterias pode-se usar o sistema Plug-in ou pelo próprio carro durante desacelerações e frenagens

O sistema elétrico pode ser recarregado pelo próprio carro, em desacelerações e frenagens, ou pela tomada elétrica convencional, o chamado sistema Plug-in. Há um carregador universal com potência de 3,6 kWh e, em uma tomada doméstica 220V com 20 amperes (A), a bateria será recarregada em um intervalo entre 4 e 8 horas.

Há a possibilidade se se adquirir, como opcional, um carregador com potência de 7,2 kWh. Ao utilizar este carregador com um plug de tomada industrial de 5 pinos (incluso sem custo adicional), a bateria poderá ser carregada em 2 horas.

O Panamera 4 E-Hybrid ainda conta com um equipamento de série que faz a climatização do carro, resfriando ou aquecendo o interior do veículo durante o carregamento.

A imponência da versão híbrida é a mesma do Panamera a combustão

A imponência da versão híbrida é a mesma do Porsche Panamera a combustão tradicional

O pacote Sport Chrono está incluído nos equipamentos série. Dentre os diferentes tipos de condução, estão incluídos modos “Sport” e “Sport Plus”. Os modos “E-Power”, “Hybrid Auto”, “E-Hold” e “E-Charge” são específicos do Hybrid.

Caso haja carga na bateria, a partida do carro será sempre dada no modo puramente elétrico E-Power. O “Hybrid Auto” é um modo de direção totalmente novo, que alterna e combina automaticamente as fontes de propulsão.

O modo “E-Hold” possibilita a manutenção intencional do estado de carregamento atual da bateria para que seja possível, por exemplo, dirigir no destino em uma zona ambiental de tráfego limitado de modo elétrico e, portanto, sem emissões. E no modo “E-Charge”, ela é abastecida pelo motor V6; para isso, o motor a gasolina gera uma potência mais alta do que a efetivamente necessária para a direção.

O mais alto nível de performance da propulsão é disponibilizado nos modos “Sport” e “Sport Plus”. Nestes, o biturbo V6 permanece continuamente ativo. No modo “Sport”, a carga da bateria é continuamente mantida em um nível mínimo, para disponibilizar reservas suficientes para E-Boost. No modo “Sport Plus”, a performance máxima está em primeiro plano. Neste modo, o Panamera atinge também a velocidade máxima e a bateria é recarregada o mais rápido possível com o auxílio do biturbo V6.

O Panamera 4 E-Hybrid possui dois motores, um a combustão e outro elétrico, que desenvolvem até 462 cv de forma combinada para o condutor

O Panamera 4 E-Hybrid possui dois motores, um a combustão e outro elétrico, que desenvolvem até 462 cv de forma combinada

O Porsche Advanced Cockpit é de série neste modelo, com painéis sensíveis ao toque e displays configuráveis individualmente. Dois displays de sete polegadas que emolduram o conta-giros analógico compõem o cockpit interativo. O 4 E-Hybrid diferencia-se das outras versões da linha pelo Power Meter, destinado especificamente para a operação híbrida.

Existe ainda uma tela touch de 12,3 polegadas que atua como elemento central de operação e de display do PCM; no caso específico do Hybrid, é possível acessar as mais variadas informações e no painel de instrumentos.
O Panamera 4 E-Hybrid dispõe de uma suspensão a ar adaptável com amortecedores pneumáticos e ajustáveis e tração integral ativa com embreagem multidisco regulada eletronicamente.

Fotos: Porsche/Divulgação

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