A marca alemã traz a versão mais apimentada do esportivo cupê, equipada com motor 2.5 de cinco cilindros, que desenvolve 400cv de potência. Juntando com o baixo peso do carro, o resultado é uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 3,7 segundos. Essa versão do TT traz todos os ingredientes dos modelos RS da Audi e custa R$ 424.990.

 

TT RS (2)

 

Segundo a Audi, o desempenho 17% maior do motor 2.5 TFSI se deve à utilização de ligas de metais leves, diminuição dos atritos internos e a outros aprimoramentos. Outra ajuda foi a redução de peso. O cárter e bloco do motor agora são em ligas de alumínio, o que reduz seu peso em 18 kg. O torque máximo de 480 Nm (48,9kgfm) é disponibilizado entre 1.700 e 5.850 rpm, o que garante um bom fôlego. O som, garantem os engenheiros, é inconfundível. De acordo com eles, devido à sequência de ignição 1-2-4-5-3, alternando entre os cilindros externos e por fim no central, impõe um ritmo de funcionamento característico e especial.

 

TT RS (7)

 

O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Apesar do aumento no desempenho, a Audi conseguiu reduzir o consumo de combustível.

 

TT RS (5)

 

A potência do motor 2.5 TFSI chega à rodas por meio do sistema de tração integral quattro, acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades, com trocas de marchas feitas em frações de segundo. A embreagem multidisco eletro-hidráulica, do sistema de tração, distribui a força de forma totalmente variável entre os dois eixos e conforme a necessidade, buscando assegurar mais aderência ao piso. A vetorização de torque contribui para uma condução ainda mais ágil, eficiente e segura.

 

TT RS (4)

 

Além do peso reduzido, o TT RS tem uma direção com relação bastante direta, visando uma melhor performance em trechos sinuosos. O eixo dianteiro é equipado com discos de freio de aço ventilados e perfurados, e as quatro rodas de liga leve tem um diâmetro de 19 polegadas. Na traseira são instalados discos de aço rígidos. O veículo traz ainda a suspensão esportiva RS, desenvolvida especialmente para os modelos esportivos da marca.

 

TT RS (6)

 

A lista de equipamentos inclui Audi virtual cockpit, bancos esportivos de couro Napa Fina, acabamento interno em fibra de carbono, volante multifuncional esportivo com base aplanada revestido em couro, capas dos retrovisores na cor preto brilhante, escapamento esportivo RS, faróis Full LED, lanternas traseiras em OLED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré, Audi drive select, sistema Keyless-Go, suspensão esportiva RS, Audi smartphone interface, sistema de som Bang & Olufsen e rádio MMI com sistema de navegação.

Fotos: Audi/Divulgação

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews