Andamos no novo 3008, que abandonou o formato de monovolume da geração anterior e assumiu uma postura de SUV, com visual mais moderno. Destaques para a eficiência da conhecida dupla motor 1.6 THP e câmbio automático de velocidade e para a ampla lista de equipamentos de conforto e segurança.

 

Na frente, destaque para a grade pontilhada e os faróis com luzes de LED e desenho recortado

Na frente, destaque para a grade pontilhada e os faróis com luzes de LED e desenho recortado

 

Design – É um carro completamente diferente da geração anterior. Destacam-se a frente mais verticalizada, o capô longo e horizontal, a grade frontal pontilhada, os faróis com luzes de LED e desenho recortado, a linha de cintura alta, as coberturas plásticas na parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas; lanternas traseiras de três partes e inseridas em um aplique na cor preta, teto de vidro panorâmico na cor escura e rodas de liga de 19 polegadas com desenho bem esportivo.

 

A linha de cintura alta e as rodas de 19 polegadas dão um toque de esportividade na lateral

A linha de cintura alta e as rodas de 19 polegadas dão um toque de esportividade na lateral

 

Interior – O novo 3008 tem um habitáculo elegante e futurista, com toques de esportividade. Ao entrar, chamam a atenção o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, que pode ser configurado de acordo com o gosto do motorista; o conceito Peugeot i-Cockpit, que contempla um volante menor de base achatada e painel com informações no campo visual do motorista; o acabamento de boa qualidade, que mistura tecido e couro de boa qualidade; a tela do tipo touchscreen de oito polegadas do sistema multimídia e as seis charmosas e elegantes teclas de acesso ao rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

 

As lanternas de três elementos característicos da Peugeot estão inseridas num aplique na cor preta

As lanternas de três elementos característicos da Peugeot estão inseridas num aplique na cor preta

 

Conforto – O espaço interno acomoda bem cinco adultos e o porta-malas é bem generoso, acomodando 520 litros. Mas o destaque tecnológico é o massageador para os bancos dianteiros. Um sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona cinco tipos de massagem diferentes nos ombros e na região lombar. Completam o conforto o console central refrigerado (ideal para sucos e aguas minerais), carregador de smartphones por indução, ar de duas zonas com saídas para o banco de trás, controle automático de velocidade, porta-luvas de oito litros e vários porta-trecos.

 

O novo 3008 traz o conceito i-Cockpit, que junta o volante pequeno com informações no campo visual do motorista

O conceito i-Cockpit junta o volante pequeno com informações no campo visual do motorista

 

Conectividade – Atualmente, uma das funções que o consumidor tem exigido dos novos modelos é a conectividade. E o sistema multimídia do 3008 é bem intuitivo e vem com a função Mirror Screen, que possibilita a reprodução da tela do smartphone para uma melhor utilização dos aplicativos. A função é compatível com Android Auto e Apple CarplayTM (a partir do iPhone 5). Com ela, é possível fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, obter um itinerário, entre outras coisas.

 

Motor é o já conhecido e eficiente 1.6 THP (turbo e injeção), que rende 165cv

Motor é o já conhecido e eficiente 1.6 THP (turbo e injeção), que rende 165cv de potência

 

Rodando – O novo 3008 é equipado com a já conhecida dobradinha do motor 1.6 THP (turbo com injeção direta de combustível) com o câmbio automático de seis velocidades (com opção de trocas junto ao volante), que funciona de forma eficiente, principalmente em acelerações e retomadas, sem exagerar no consumo (médias em torno de 13,2km/l na estrada). Suspensão tem comportamento mais esportivo, mas consegue absorver as irregularidades de forma razoável. A direção tem relação mais direta. Chama a atenção o baixo nível de ruídos interno. A câmera de ré resolve o problema da pouca visibilidade traseira.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Porta-malas tem a generosa capacidade de 520 litros

Porta-malas tem a generosa capacidade de 520 litros

 

 

Ficha Técnica

Motor – Quatro cilindros em linha, 1.600cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo e injeção direta, que gera 165cv de potência (a 6.000 rpm) e 24,5kgfm (a 1.400rpm)

Câmbio – Automático de seis velocidades, com possibilidade de trocas manuais junto ao volante

Suspensão – Na frente, pseudo-McPherson; e na traseira, semi-independente

Dimensões – Comprimento, 4,44m; largura, 1,90m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,67m

Freios – A disco ventilado na dianteira e sólido na traseira

Peso – 1.567 quilos

Porta-malas – 520 litros

Tanque – 53 litros

Aceleração de 0 a 100km/h – 8,9 segundos

Velocidade máxima – 206km/h

Preço – R$ 145.990

Principais equipamentos – Bancos dianteiros com massageadores, ar de duas zonas, sistema multimídia com tela de oito polegadas, compartimento refrigerado no console, airbags laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, sistema de auxílio de partida em rampa, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, controle automático de velocidade e faróis full-led direcionais com regulagem automática de facho.

 

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