Andamos da versão Freestyle do remodelado utilitário-esportivo da marca do oval azul, que tem como principais atrativos o moderno motor 1.5 de três cilindros, que rende 137cv com etanol; e o bom câmbio automático de seis velocidades, mais eficiente que o antigo Powershift, além da boa relação custo-benefício.

 

EcoSport Freestyle 1

 

Visual – As mudanças no visual externo pequenas alterações na grade, capô, para-choques, faróis e rodas) e interno (painel, volante, bancos e porta-malas) do novo EcoSport não chegam a ser impactantes, mas contribuíram para deixar o utilitário-esportivo com um ar mais moderno e encarar concorrentes que têm um estilo mais marcante no segmento dos SUV’s compactos.

 

EcoSport Freestyle 3

 

Motor – Os 137 cavalos gerados com etanol no tanque mostram a eficiência do novo motor de apenas três cilindros, que proporciona um bom fôlego em baixas rotações, suficiente para garantir boas acelerações e retomadas de velocidade, embora com o nível de ruídos um pouco elevado em altas rotações. Com o combustível derivado da cana, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,8km/l na cidade e de 10,2km/l na estrada, com ar ligado e apenas o motorista.

 

EcoSport Freestyle 5

 

Câmbio – Ele mostrou como um automático autêntico de seis velocidades possibilita uma casamento melhor com o motor, com mudanças rápidas e suaves e sem “pensar demais”, como fazia o Powershift. As trocas manuais junto ao volante também facilitam a tocada e, quem quer andar mais rápido, é melhor mudar as marchas junto ao volante.

 

EcoSport Freestyle 9

 

Interior – O nível de acabamento poderia ser melhor, pois os materiais são bons mas falta capricho em alguns detalhes. O novo sistema multimídia Sync3 tem tela de oito polegadas sensível ao toque, de fácil visualização e operação, e é totalmente compatível com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional tem boa pega e possibilita diversos controles (telefone, som etc.), o porta-luvas climatizado mantém uma água ou suco num temperatura agradável e os bancos dianteiros acomodam bem o corpo.

 

EcoSport Freestyle 8

 

Equipamentos – Na lista de conforto, destaques para o ar-condicionado automático e digital, o controle automático de velocidade e o assoalho inteligente do porta-malas. O EcoSport Frrestyle tem um bom pacote de segurança: cintos e apoios de cabeça para todos, sete airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema anticapotamento, sistema isofix para fixar cadeiras infantis e monitoramento da pressão dos pneus.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

EcoSport Freestyle 7

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, 1.5, de três cilindros em linha, 12V, que gera potências de 137cv (etanol) e de 130cv (gasolina) a 6.500rpm e torques de 16,1kgfm (etanol) e 15,6kgfm (gasolina) a 4.500rpm

Câmbio – Automático de seis velocidades, tração dianteira

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Na dianteira, independente, do tipo McPherson; e na traseira, eixo de torção

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – De liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/65 R15

Dimensões – Comprimento, 4,26m; largura, 2,05 m; altura, 1,69 m; e entre-eixos, 2,51 m

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 362 litros

Peso – 1.255 quilos

Preço – R$ 92.790

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews