Andamos na versão topo de linha do utilitário-esportivo compacto da Chevrolet, que ganhou, além do novo nome (deixou de ser chamada LTZ), um importante recurso para deixá-lo mais competitivo e seguro: controles de estabilidade e tração. Os pontos positivos são a eficiente dupla motor 1.4 e câmbio automático de seis marchas e o bom espaço interno. Por outro lado, o preço é um pouco salgado.

 

Tracker Premier 1

 

A lista de equipamentos de segurança do Tracker é ampla, pois o modelo vem com sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema Isofix, alerta de ponto cego e, opcionalmente, pode acrescentar airbags laterais e de cortina e alertas de mudança de faixa e de colisão. Mas faltava os controles de tração e estabilidade, equipamentos presentes em boa parte dos seus concorrentes diretos. Então a GM aproveitou a mudança do nome da versão topo de linha, de LTZ para Premier, para dotá-lo desse item. Por fora, a única mudança é o nome da versão na tampa traseira.

 

Tracker Premier 2

 

E faz muita diferença o novo equipamento? Para ser sincero, no trânsito do dia-a-dia nas grandes cidades, rodando em velocidades mais baixas, não faz muito pouca falta. Somente em poucas situações, como arrancar em subidas com piso escorregadio. Mas os controles de tração e estabilidade podem se transformar num verdadeiro “anjo da guarda” dos ocupantes de um veículo cujo motorista, por exemplo, entrou em uma velocidade muito elevada numa curva. Os controles vão agir de modo a restabelecer a trajetória do carro e evitar que ele saia da pista. Então, o novo equipamento é muito importante e muito bem-vindo.

 

Tracker Premier 3

 

No mais, o Tracker continua bem na fita, pois tem muitas qualidades. Começando pela dupla motor 1.4 Turbo e câmbio automático de seis velocidades, que proporcionam bom desempenho e boa performance. Para que ele fique espertinho, basta um leve toque no acelerador. Se quiser também rodar “na manha”, ele também vai na boa. Tudo sem beber muito (o sistema start/stop ajuda bem no trânsito na cidade). Na estrada, com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador registrou médias em torno de 14,5km/l. As trocas de marcha são suaves, a direção está bem calibrada e a suspensão equilibra bem conforto e estabilidade.

 

Tracker Premier 7

 

Em termos de conforto interno, o Tracker oferece um bom espaço para acomodar quatro adultos e uma criança. Por outro lado, o espaço no porta-malas é um pouco limitado. Mas a lista de equipamentos de conforto (sistema My Link completo, com tela sensível ao toque de sete polegadas, função áudio streaming, USB, entre outros; ar-condicionado, partida sem chave e controle automático de velocidade) garante um ambiente bem tranquilo. Por outro lado, o preço de quase R$ 100 mil é um pouco salgado para um SUV compacto, mesmo com esse bom nível de equipamentos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Tracker Premier 4

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.399cm³ de cilindrada, 16V, turbo, que gera potências de 150cv (gasolina) a 5.600rpm e de 153cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 24kgfm (gasolina) a 2.100rpm e de 24,5kgfm (etanol) a 2.000rpm

Câmbio – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Suspensão – Independente, do tipo McPherson na dianteira; e eixo de torção na traseira

Dimensões – Comprimento, 4,25m; largura, 1,77m; altura, 1,67m; e entre-eixos, 2,55m

Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direção – Com assistência elétrica

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R18

Porta-malas – 306 litros

Tanque – 53 litros

Peso – 1.413 quilos

 

Tracker Premier 9

 

Principais equipamentos

De série ­– Alarme, alerta de ponto cego, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, sistema Isofix, rodas de liga de 18 polegadas, sistema de assistente de partida em subida, câmera de ré, computador de bordo, controle automático de velocidade, direção elétrica, ar-condicionado, partida sem chave, sensor de estacionamento traseiro, sistema Start/Stop, teto solar elétrico, bancos em couro e Chevrolet My Link.

Opcionais – Airbags laterais e de cortina e alertas de mudança de faixa e de colisão.

Preço – A partir de R$ 99.490.

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews