Estudantes de engenharia da equipe Baja UFMG garantiram vaga na competição SAE Internacional e serão representantes brasileiros ao lado de times da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A prova será disputada de 17 a 20 de maio, no Kansas Technology Center, Pittsburg, no estado de Kansas (EUA).

Equipe Baja UFMG ficou em segundo lugar na competição nacional

Equipe Baja UFMG ficou em segundo lugar na competição nacional

Cerca de 100 equipes inscritas de seis países – Brasil, Canadá, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia e México – participam da prova.

Os brasileiros se classificaram na competição norte-americana durante a 24ª Competição Baja SAE Brasil, realizada em fevereiro. Na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas, a EESC USP foi a campeã, seguida pela equipe mineira Baja UFMG e pela equipe potiguar, Car-Kará Baja SAE.

Os carros são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas. O motor é padronizado e desenvolve 10 cv de potência. Os carros podem transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 quilos.

Baja 3

Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi dos bajas, são projetados e construídos pelas equipes. Além disso, os estudantes têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

O projeto Baja SAE foi criado pela Sociedade de Engenharia Automotiva em 1976 nos Estados Unidos e está no Brasil desde 1997, onde promove competições permanentes no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Fotos: SAE Brasil/Divulgação

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews