Realizamos recentemente, em trechos urbanos e de estrada, as primeiras impressões com o esportivo Honda Civic Si. Importado do Canadá e oferecido apenas na opção cupê de duas portas, o modelo é equipado com motor 1.5 (primeiro turbo nessa versão esportiva), de 208cv de potência; câmbio manual de seis marchas e dois modos de condução: normal ou esportivo.  

 

Honda Civic Si BH 7

 

Por fora, a opção Si é completamente diferente das outras versões do Civic. A começar pela própria carroceria sedã de duas portas, que deixa o visual um pouco mais “agressivo”. A roupagem esportiva inclui faróis e luzes diurnas em LED, grade frontal e acabamentos na parte de baixo do para-choque (imitando tomadas de ar) na cor preta, rodas de liga bem vazadas de 18 polegadas com detalhes na cor preta e calçadas com pneus de perfil bem baixo (235/40 R18); aerofólio na cor da carroceria, escape central estilizado e com dupla saída e para-choque traseiro com detalhes que simulam extratores de ar.

 

Honda Civic Si 2018 (14)

 

No interior, o ambiente também respira esportividade. A impressão vem dos bancos dianteiros esportivos, com abas que prendem bem os corpos dos ocupantes (se mostraram necessárias nas curvas mais fechadas), apoios de cabeça incorporados, costuras vermelhas e o logotipo “Si” estampado no alto; da mesma costura vermelha que também está presente nas molduras das portas e na coifa da alavanca de marchas; do quadro de instrumentos configurável (com informações para quem gosta de acelerar, como força g, pressão de turbo, tempo de volta etc.) e com iluminação vermelha, do aplique no painel imitando fibra de carbono e dos pedais e da pedaleira em alumínio.

 

Honda Civic Si 2018 (21)

 

No visual, tudo bem, tudo certo e de acordo com um modelo voltado para performance. Mas, e na prática? Bem, o motor 1.5, que consome apenas gasolina, mostrou que está em sintonia com toda a roupagem esportiva, embora sem grandes elogios. As acelerações e retomadas agradam a quem quer respostas rápidas, com bom fôlego já em baixas rotações (o torque máximo surge em torno das 2.000 rpm). O câmbio manual de seis velocidades também ajuda, com engates precisos e curtos e relações de marcha bem dimensionadas para a proposta esportiva.

 

Honda Civic Si 2018 (18)

 

Mas, verdade seja dita, existem dois Civic Si: um no modo de condução normal e outro quando se aciona o “Sport”, por meio de uma tecla junto à alavanca de marchas. No último, o carro se transforma, pois a direção ganha uma relação mais direta, que possibilita atacar mais as curvas; os amortecedores adaptativos ficam mais firmes; e as respostas vindas do pedal do acelerador são mais rápidas. Merece destaque também a eficiência dos freios e do sistema de controle de estabilidade.

 

Honda Civic Si BH 1

 

Em termos de espaço, é preciso levar em conta que o Si é um esportivo e não um carro familiar. E, como tal, só oferece conforto no banco traseiro para adultos com menor estatura e o porta-malas tem capacidade um pouco limitada (334 litros). Por outro lado, motorista e passageiro da frente desfrutam de um bom espaço. O preço é um pouco salgado (R$ 162.900), mas a lista de equipamentos de conforto e segurança é bem recheada, com seis airbags, sistema de som premium, com 452W de potência e 10 alto-falantes; sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto; entre outros (veja lista abaixo).

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Honda/Divulgação

 

Honda Civic Si 2018 (25)

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, a gasolina, 16V, turbo, injeção direta, 1.498cm³ de cilindrada, que gera 208cv de potência (a 5.700rpm) e 26,5kgfm de torque (entre 2.100rpm e 5.000rpm)

Câmbio – Tração dianteira, com câmbio manual de seis velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,52m; largura, 1,79m; altura, 1,42m; e entre-eixos, 2,70m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilado na dianteira e sólido na traseira

Porta-malas – 334 litros

Tanque – 56 litros

Peso – 1.321 quilos

 

Honda Civic Si BH 3

 

Principais equipamentos

Diferencial de deslizamento limitado – autoblocante (Helical Limited Slip Differential), controles de tração e estabilidade, assistente de partidas em subida, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas, assistente para redução de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico, controle automático de velocidade, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, com navegador GPS com condições de trânsito (RDS), Wi-Fi e função Turn-by-turn (navegação assistida por voz), e interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice e sistema de som premium, com 452W de potência.

Preço – R$ 162.900

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews