Realizamos recentemente, em trechos urbanos e de estrada, as primeiras impressões com a quinta geração do utilitário-esportivo Honda CR-V. Importado dos Estados Unidos e comercializado aqui apenas na versão Touring, o modelo é equipado com motor 1.5 (primeiro turbo nessa versão esportiva), de 190cv de potência; câmbio CVT, tração integral inteligente e um pacote tecnológico bem recheado. Mas o preço é um pouco salgado.

 

Honda CR-V Teste 12

 

A nova geração do Honda CR-V foi desenvolvida sobre a mesma plataforma do Accord e Civic. Entre as mudanças no visual, destaque para a grade dianteira com barra cromada (ele abriga um sistema de fechamento ativo para reduzir o arrasto aerodinâmico) e para as lanternas traseiras (que começam no teto e entram pela tampara traseira), que lembram o conjunto óptico dianteiro e traseiro do WR-V.

 

Honda CR-V Teste 11

 

Mas o melhor da nova plataforma é que ela tem um entre-eixos 4,1cm maior, o que possibilitou ampliar o espaço interno. Cinco adultos viajam com conforto, com um amplo espalho para os passageiros do banco traseiro. Por outro lado, o CR-V não tem opção de sete lugares. O porta-malas cresceu e agora acomoda 522 litros. Destaque para o fechamento/abertura da tampa com um simples movimento de pé.

 

Honda CR-V Teste 16

 

Por dentro, o acabamento usa materiais de boa qualidade e bem montados e os apliques de madeira dão um toque refinado ao interior. Num curto teste que fizemos, chamou a atenção a boa visibilidade, o head up display (projeta informações no campo de visão do motorista), quadro de instrumentos digital com tela central em TFT e completo sistema multimídia, com tela touchscreen de boa visualização, muita conectividade, GPS, entre outros.

 

Honda CR-V Teste 7

 

Entre as tecnologias disponíveis no CR-V, chamou a atenção a chave inteligente, que tranca o carro quando o motorista se afasta (com a chave) mais de dois metros e por mais de dois segundos e possibilita a partida remota no motor, que aciona a climatização e deixa o interior mais agradável principalmente quando o carro é parado sob sol forte.

 

Honda CR-V Teste 15

 

No percurso urbano e de estradas com muitas curvas que rodamos, o motor 1.5 com turbo e injeção direta mostrou bom fôlego em baixas rotações e respondeu bem aos comandos do acelerador, proporcionando boas arrancadas e retomadas de velocidade. O câmbio CVT tem boa sintonia com o motor. O consumo (de gasolina) foi razoável para um carro que pesa 1.600 quilos: 9,5km/l na cidade e 14,2km/l na estrada.

 

Honda CR-V Teste 3

 

O sistema de tração integral é interessante. Dependendo das condições de rodagem ele pode enviar até 40% da força o motor para as rodas traseiras e, quando a transferência para as rodas traseiras não é necessária, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o arrasto. A suspensão do CR-V demonstrou ter um bom compromisso com o conforto, mas sem esquecer a estabilidade, mesmo nas curvas mais fechadas.

 

Honda CR-V Teste 6

 

O pacote tecnológico é interessante (veja lista abaixo), mas o preço de quase R$ 190 mil é salgado, mesmo para um carro do porte do CR-V. Mas, como o modelo agora é importado dos Estados Unidos (antes vinha do México), a Honda não tem como mudar muito esse valor.

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Honda/Divulgação

 

Honda CR-V Teste 8

 

Ficha Técnica

 Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.5 a gasolina, 16V, turbo, injeção direta, que rende 190cv de potência (a 5.600rpm) e 24,5kgfm de torque (a 2.000rpm)

Câmbio – Tração integral e câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, multilink

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,59m; largura, 1,85m; altura, 1,66m; e entre-eixos, 2,66m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus 235/60 R18

Tanque – 57 litros

Porta-malas – 522 litros

Peso – 1.607 quilos

 

Honda CR-V Teste 10

 

Principais equipamentos – Revestimentos em couro dos bancos e portas, ar-condicionado de duas zonas, seis airbags, controles de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus, chave presencial com partida do motor por botão, volante com controle de volume do som sensível ao toque, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, teto solar, rodas de liga leve de 18 polegadas, sistema multimídia com tela de sete polegadas e com Android Auto e CarPlay, tampa do porta-malas com abertura e fechamento motorizados e acionada por sensores, painel com tela TFT configurável de alta resolução, alerta de fadiga do motorista, sistema de som de 180w com oito alto-falantes e quatro tweeters, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de pontos cegos, HUD (Head-up Display) colorido, lanternas de LED e faróis do tipo full-LED.

 Preço – R$ 189.000

 

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