A Suzuki acaba de lançar uma série especial do jipe Jimny. Com nome de Desert, o modelo faz uma referência às grandes expedições em desertos de todo o mundo. Ele tem garantia de três anos e custa R$ 85.990,00. O aspecto aventureiro do Jimny Desert começa pela sua cor bege, considerada pela Suzuki a tonalidade mais adequada aos jipes que enfrentam terrenos de terra e lama.

Transpor obstáculos está no DNA do Jimny Desert, da Suzuki

Transpor obstáculos está no DNA do Jimny Desert, da Suzuki

As molduras das saídas de ar e o acabamento central do painel também são beges.

Mais alto 68 mm do que a versão convencional, o Jimny Desert possui grade dianteira e faróis com acabamento grafite, mesma cor dos retrovisores.

Há ainda aplicações do mapa mundi nas laterais.

Foto: Tom Papp/Fotovelocidade

Itens de proteção

O jipe da Suzuki vem com pneus Pirelli Scorpion 215/75R15 MTR, Skid plate (protetor de aço) da caixa de transferência, quatro protetores dos braços de suspensão e outros dois protetores dos amortecedores traseiros, amortecedor de direção e snorkel, que permite a travessia por trechos alagados.

Seu interior se destaca pelos bancos com costura em bege, logotipo “Desert” e texturas que remetem a marcas de pneus.

mosaico

Bolsos nas laterais e na parte frontal dos bancos permitem colocar acessórios e até garrafas de água para serem usadas durante as viagens.

O Desert é equipado com sistema multimídia com tela de sete polegadas que permite o espelhamento de celulares com sistemas Android e IOS, além de possibilitar a instalação de acessórios, como câmera de ré e TV digital.

Painel com prata

O painel de instrumentos conta com novo grafismo e elementos prateados.

O cluster recebeu uma tela digital, e mostra as seguintes informações: relógio, odômetro parcial A e B, odômetro total, temperatura do fluído de arrefecimento e volume de combustível no tanque.

quarta

Combinações de tração

O Jimny Desert tem sistema de tração nas quatro rodas, que permite até 15 combinações de marcha.

Veja como: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com reduzida.

As mudanças na tração são feitas com apenas um toque no controle do painel, graças ao drive action 4×4, que contempla um moderno sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico.

Foto: Tom Papp/Fotovelocidade

Por meio do sincronizador da caixa de transferência é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.

O motor deste Suzuki é em alumínio, movido a gasolina, 1.3 litro (DOHC), com 16 válvulas, 85 cv de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 110 Nm a 4.100 rpm e transmissão manual de cinco marchas.

Ele possui corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox.

Fotos: Tom Papp e Cadu Rolim

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Foto: Tom Papp/Fotovelocidade

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