Produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a versão esportiva do hatch médio passou por uma pequena mudança no visual, ganhou motor mais potente, que agora gera 230cv de potência. Destaque também para o pacote tecnológico de conforto e segurança, como os sete airbags e o novo sistema de infotainment, com tela de oito polegadas.

 

Gof GTI 2019 10

 

Para quem não sabe, o Golf é o primeiro modelo da VW fabricado no Brasil sobre a Plataforma Modular MQB, que usa aços de alta e ultra-alta resistência, que ajudam na segurança e redução de peso. Nos testes de colisão do Latin NCAP, o carro recebeu cinco estrelas (em cinco possíveis) na proteção de adultos e crianças.

 

Gof GTI 2019 3

 

LED ou Xenônio

A mudança no visual do GTI incluiu para-choques e faróis redesenhados, opção de faróis de LED (em substituição aos de xenônio), nova faixa dupla cromada e vermelha na ligação da grade do radiador com os faróis e novo posicionamento do sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC), que agora fica atrás do logo VW.

 

Gof GTI 2019 5

 

De perfil, destacam-se as bonitas rodas de 18 polegadas (opcionais), com pneus de perfil baixo (225/40 R18), que, infelizmente, não combinam com o péssimo estado da maioria das estradas brasileiras. Na traseira, chama a atenção as novas lanternas com luzes de LED. Um opcional bacana são os “piscas animados”, que fluem no sentido indicado.

Digital e programável

Por dentro, as novidades de destaque são: o quadro de instrumentos totalmente digital e programável (Active Info Display), com tela de 12,3 polegadas de boa visualização, agora é de série; o sistema Discover Media, que integra o navegador, também é de série; chave presencial; e o revestimento do bancos em tecido em tecido xadrez, de bom gosto.

 

Gof GTI 2019 8

 

Uma das principais mudanças do novo Golf GTI está debaixo do capô. Chamado de 350 TSI, o motor passou por uma nova calibração, que possibilitou um ganho de 10cv de potência sobre a versão anterior, chegando à potência máxima de 230cv. O torque não mudou, permanecendo nos 35,7kgfm.

Na prática, o GTI continua com uma boa pegada esportiva. As arrancadas e as acelerações são rápidas e prazerosas. Segundo a VW, a aceleração de 0 a 100 em 7,0 segundos. O bom fôlego já em baixas rotações (a faixa de torque é de 1.500rpm a 4.600rpm), possibilita ultrapassagens com muita segurança.

 

Gof GTI 2019 9

 

O câmbio continua o mesmo automatizado de seis marchas e dupla embreagem, que é rápido e eficiente. A direção progressiva tem respostas bem diretas, o que combina bem com o espirito esportivo do GTI. A calibragem bem esportiva da suspensão permite abusar nas curvas fechadas, proporcionando muita segurança. Mas o conforto é bem sacrificado.

Evitar a “Guerra dos Faróis”

O pacote de segurança do GTI é bem completo, com destaque para os sete airbags, o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão e o bloqueio eletrônico do diferencial. Como opcionais, destaque para o Controle Adaptativo de Velocidade e Distância, o Front Assist, o detector de fadiga e o assistente de luz para farol alto, que evita a perigosa “guerra dos faróis”.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Gof GTI 2019 7

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera 230cv de potência (4.700rpm) e torque 35,7kgfm (entre 1.500rpm e 4.600rpm)

Câmbio – Automatizado, de dupla embreagem, e seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, Multilink

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Dimensões – Comprimento, 4,27 m; largura, 1,79 m; altura, 1,45 m; e entre-eixos, 2,63m

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/40 R18

Porta-malas – 338 litros

Tanque – 51 litros

Peso (ordem de marcha) – 1.371 quilos

 

Gof GTI 2019 4

 

Principais equipamentos de série – Controles eletrônicos de tração e estabilidade, chave inteligente, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sistema de som com quatro alto-falantes e quatro tweeters, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado digital de duas zonas, coluna de direção com ajuste de altura e distância, direção elétrica, display multifuncional/computador de bordo “FPK”, faróis de luz de neblina, sistema Isofix/Top Tether, luzes diurnas em LED, porta-luvas iluminado e refrigerado, controle automático de velocidade, rodas de liga de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sistema start/stop, sistema de frenagem automática pós-colisão e sistema infotainment “Discover Media” com touchscreen de 8″, Bluetooth, sensor de aproximação, navegação e App-Connect.

Opcionais – Teto solar panorâmico, Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC), sistema Park Assist 2.0, faróis de LED; lanternas traseiras com LED sequencial, sistema de proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active), sistema de controle do farol alto (FLA), sensor de fadiga do motorista, rodas de 18 polegadas e bancos revestidos em couro com regulagem elétrica para o banco do motorista.

Preço – R$ 143.790. Com todos os opcionais, incluindo pintura perolizada, sobe para R$ 165.890.

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews