Andamos no velho e bom hatch da Volkswagen, que ganhou um reforço de peso: um conjunto mecânico mais moderno e eficiente. Trata-se do motor 1.6 MSI, que tem bloco e cabeçote em alumínio e sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho; e do câmbio automático de seis marchas, que trabalha de forma bem afinada com o motor e oferece a possibilidade de trocas manuais por aletas junto ao volante.

 

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Seguindo a tendência de automatização dos modelos que está tomando conta do mercado brasileiro, a Volkswagen resolveu dotar o icônico Gol de câmbio automático, que recebe pela primeira vez na história esse tipo de transmissão. A boa novidade vem casada com outra interessante mudança: o motor 1.6 16V MSI (o mesmo que equipa Polo e Virtus), que é mais moderno e eficiente que o 1.6 8V.

 

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Dupla afinada

O resultado desse casamento motor/câmbio é uma prazerosa tocada na cidade e na estrada. O Gol automático é ágil no trânsito urbano e possibilita um bom ritmo de viagem na estrada, sem sacrificar consumo e nível de ruídos. As trocas de marchas são suaves e rápidas. Para uma tocada mais esportiva, é melhor usar a tecla “S”, que muda as marchas em rotações mais elevadas (nessa condição, fica um pouco desconfortável devido ao ruído); e as trocas manuais por aletas junto ao volante ou pela alavanca de câmbio.

 

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O bom desempenho, equilibrando bem consumo e performance, se deve às características do 1.6 MSI (bloco e cabeçote em alumínio, que reduz o peso do conjunto; duplo comando de válvulas com variação na admissão, proporciona mais torque em baixa rotação de melhor desempenho; e duplo circuito de arrefecimento, possibilita temperaturas diferentes para bloco e cabeçote, que forma uma peça única com o coletor de escape, melhorando consumo na fase fria do motor); e do câmbio automático, que conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso.

 

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Olhos maiores

No visual externo, poucas novidades: capô mais alto, faróis maiores e retangulares, grade mais alta e larga, para-choque dianteiro com novas entradas de ar e faróis de neblina com formato trapezoidal e envoltos em uma moldura preta. Por dentro, o acabamento não é requintado, mas é bem cuidado (o tecido dos bancos é bonito, tem toque agradável e combina com o nosso clima tropical) e tem um apelo mais esportivo (quase todo preto). Continua a útil (em especial para o uso do aplicativo Waze) e benvinda estrutura para prender o celular no alto do painel.

 

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O pacote de itens de segurança é acanhado e deixa de fora até cinto de três pontos para o passageiro que senta no meio do banco traseiro. Já o de equipamentos de conforto melhora bastante com a adição dos opcionais, que incluem sensor de estacionamento traseiro, chave do tipo “canivete”, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos, travas e vidros elétricos; volante multifuncional e sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

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Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16 Válvulas, flex, que gera potências de 110cv (gasolina) e de 120cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 15,8kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, interdependente, com braços longitudinais

Direção – Assistência hidráulica

Freios – A disco ventilado na dianteira; e tambor na traseira

Dimensões – Comprimento, 3,89m; largura, 1,65m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,46m

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R15

Porta-malas – 285 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.040 quilos

 

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Equipamentos de série – Alerta de frenagem de emergência, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com três apoios de cabeça, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, direção hidráulica, faróis com máscara escurecida, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro, preparação para sistema de som com fiação, revestimentos dos bancos em tecido, suporte para celular e travamento elétrico das portas.

Opcionais – “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, alarme, sensor de estacionamento traseiro, chave do tipo “canivete”, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro, retrovisores externos com luzes de direção, faróis de neblina, lanternas traseiras escurecidas, tampa do porta-malas com abertura elétrica, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect, rodas de liga de 15 polegadas e volante multifuncional com comando do sistema de som e “I-System”.

Preços – R$ 57.260. Com todos os opcionais, sobe para R$ 62.630.

 

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