As pastilhas de freio são responsáveis por 70% do poder de frenagem dos veículos. E por isso devem ser trocadas imediatamente quando apresentarem desgastes. Mas como saber? Elas simplesmente avisam.

A manutenção das pastilhas de freio deve ser feita a cada 5 mil quilômetros

A manutenção das pastilhas de freio deve ser feita a cada 5 mil quilômetros

As pastilhas ficam sempre nas rodas dianteiras, por isso é muito mais fácil para o motorista perceber. Alguns veículos possuem dispositivos que podem indicar o nível de desgaste. Um deles é eletrônico. A pastilha vem com sensor que acende uma luz amarela de manutenção no painel.

Mas para os carros sem esta tecnologia, o alerta é sonoro mesmo. Quando chegar ao nível máximo de desgaste, o batente metálico entra em contato com o disco de freio e produz um ruído específico.

Espessura

É possível ainda verificar visualmente o nível de desgaste da espessura do material de atrito da pastilha. A recomendação é que não seja inferior a dois milímetros das partes metálicas. Mas quem está mais apto a saber disso é um especialista, ou seja, o mecânico.

Uma sugestão é verificar a cada 5 mil quilômetros este desgaste. Ele pode variar conforme o tipo de condução de cada motorista e onde ele te costume de rodar. Carro que anda muito em estrada de terra, por exemplo, apresenta um gasto maior das partilhas.

Outras irregularidades que podem ser notadas durante a frenagem são trepidação no pedal de freio, curso longo do pedal, ruído ou frenagem deficiente.

Pastilhas de freios possuem espessuras recomendadas pelo fabricante

Pastilhas de freios possuem espessuras recomendadas pelo fabricante

Fique de Olho

Confira algumas dicas importantes na hora da manutenção das pastilhas, segundo a Cesvi Brasil:

  • Utilizar sempre pastilhas originais. As “paralelas” podem ter qualidade inferior e ser incompatíveis com o modelo do seu carro;
  • Substituir as pastilhas sempre por eixo, ou seja, trocar o par de pastilhas dos dois lados, para não causar desestabilização na hora da frenagem. Geralmente o jogo de pastilhas é fornecido com quatro componentes;
  • Verificar o empenamento do disco e retificar ou substituir se necessário, para não causar trepidações no pedal de freio e desgaste irregular das pastilhas novas;
  • É importante lembrar que o perfeito assentamento das novas pastilhas acontece nos primeiros 500 quilômetros rodados em perímetro urbano;
  • Freadas contínuas ou com um carregamento excessivo causam superaquecimentos dos freios, comprometendo a frenagem do veículo.

Fotos: Pixabay

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews.