Um produto em especial chamou a atenção dos visitantes do Salão Internacional do Automóvel de Genebra deste ano, que terminou no último domingo, dia 17 de março. Trata-se do Aero, um protótipo de pneu para a terra e para o ar desenvolvido pela Goodyear com foco nos carros voadores autônomos.

 

Pneu carro voador 3

 

Os desafios para a mobilidade foram a tônica do Salão de Genebra deste ano, de 7 a 17 de março na Suiça. Inspirada nessa atmosfera, a fabricante de pneus Goodyear já iniciou o desenvolvimento de protótipos para o carro do futuro. É o caso do novíssimo protótipo Aero, apresentado na mostra suiça, que vai do chão às nuvens em carros voadores autônomos à medida que também serve como hélices para os veículos do futuro.

Nas ruas e estradas e no céu

Este novo conceito é um pneu dois-em-um, concebido para carros voadores autônomos e que poderia ser usado tanto para rodar nas ruas e estradas como em um propulsor, para que o veículo atinja o céu.

 

Pneu carro voador 1

 

Entre os seus diferenciais, o pneu conta com uma série de inovações: design multimodal, estrutura não-pneumática, propulsão magnética, sensores ópticos e inteligência artificial. Estas características permitem aliviar o choque do veículo com o solo, proporcionar propulsão sem atrito, monitorar as condições dos pneus e comunicar-se com outros veículos.

Embora ainda se trate de um protótipo, a Goodyear acredita que este conceito possa ser uma parte essencial de um futuro ecossistema de mobilidade aérea, e já está desenvolvendo algumas tecnologias, como pneus não-pneumáticos e inteligência artificial. “Os protótipos da Goodyear destinam-se a provocar um debate sobre pneus e tecnologias de transporte para um novo ecossistema de mobilidade”, afirma Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear.

 

Pneu carro voador 4

 

 

Os carros voadores sempre fizeram parte da ficção científica e, durante muitos anos, muitas empresas desenvolveram projetos para que ele fizessem parte do mundo real. Mas, uma grande parte dos especialistas em futuras tecnologias aposta que os carros voadores foram deixados um pouco de lado com o surgimento dos drones, que, com decolagens e pousos verticais, estão mais próximos do real mundo do transporte aéreo pessoal.

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Goodyear/Divulgação

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews.