O Circuito dos Cristais, na cidade de Curvelo (MG), agora tem um novo recorde de Motovelocidade, que foi quebrado na última sexta-feira, dia 3 de maio, pelo piloto Eric Granado, da equipe oficial da Honda. Eric percorreu os 4.420 metros da pista em 1min54s545, superando o recorde que era do piloto Danilo Lewis, que havia cravado 1min56s785. O recorte foi batido durante os treinos livres para a segunda etapa do Brasileiro de Motovelocidade (CBM) e do GP Gerais (do Campeonato Mineiro).

 

O piloto Eric Granado em sua volta para quebrar o recorde do Circuito dos Cristais (Foto: Estevão Ribas/Grupo Caju)

O piloto Eric Granado em sua volta para quebrar o recorde do Circuito dos Cristais (Foto: Estevão Ribas/Grupo Caju)

 

Na verdade, os pilotos da Honda Eric Granado e Pedro Sampaio não estavam em Curvelo para participarem das etapas da competição e sim para conhecerem o Circuito dos Cristais e realizarem testes de componentes em suas motos. A Honda não divulgou oficialmente, mas a presença da sua equipe tinha como principal conhecer a pista e avaliar as condições de segurança do Circuito dos Cristais.

A Honda saiu satisfeita do teste, pois, além de conhecer bem os limites da pista mineira – o Circuito dos Cristais deverá receber em breve uma etapa da Superbike, da qual a equipe oficial da marca japonesa participa –, e testar alguns novos componentes em suas motos (de suspensão, freios e câmbio), seu piloto Eric Granado quebrou o recorde do Circuito, marcando na última sexta-feira o tempo de 1min54s545.

 

Equipe da Honda aproveitou os treinos para testar alguns novos componentes

Equipe da Honda aproveitou os treinos para testar alguns novos componentes

 

Eric é atualmente um dos principais e promissores pilotos brasileiros de Motovelocidade, disputando a Copa do Mundo de MotoE (movida a eletricidade). Ele foi campeão da FIM European Championship de 2017, na categoria Moto 2; e, em 2018, bicampeão da Superbike Brasil na categoria 1.000cc Pro. Após a quebra do recorde, o piloto paulista de 22 anos concedeu uma pequena entrevista ao Acelera Aí:

 

Você nunca tinha andado aqui em Curvelo. O que você achou da pista? Sua equipe vai levar uma impressão positiva do Circuito dos Cristais?

Eric Granado – Gostei bastante da estrutura e a pista é bem elaborada. Gostei muito do traçado, que, para mim, é de nível internacional, com curvas desafiadoras em descida e subida. Tem ainda alguns pontos para melhorar e acredito que os proprietários e os organizadores vão trabalhar para isso (o piloto não revelou quais seriam esses pontos e também não revelou nada sobre o teste de componentes nas duas motos que vieram para Curvelo).

 

Você está participando da Copa do Mundo de MotoE. Como é pilotar uma motor movida eletricidade? Você está se adaptando bem nessa modalidade?

Eric Granado – A pilotagem é um pouco diferente por não ter marcha e nem embreagem. Por isso, é preciso saber bem administrar as entradas de curva e dosar bem o motor eletrônico. Mas, como moto de competição, a pilotagem é muito boa. Ela tem uma boa suspensão, bons pneus e freios, que permitem uma boa pilotagem. Por outro lado, o peso é maior e isso exigiu um pouco mais de adaptação. Mas acho que já estou confortável na pilotagem.

 

Como você encara essa chance de participar de uma competição de projeção internacional (a Copa de Mundo de MotoE), que pode abrir portas para a tão sonhada Moto GP?

Eric Granado – É uma excelente oportunidade de mostrar o meu potencial, já que as motos são iguais para todos. Acho que posso mostrar que tenho espaço na Moto 2 e, futuramente, na Moto GP. Nos últimos testes, eu fui um dos mais rápidos e isso é um bom sinal. Acho que pode ser um caminho para a Moto 2 e, no futuro, merecer uma vaga na Moto GP, onde não quero estar para ser mais um. Quero fazer a diferença lá.

 

Atualmente, qual é o seu ídolo na Moto GP?

Eric Granado – O italiano Valentino Rossi, com certeza, como pessoa, pelo que ele já conquistou. Mas também admiro muito o estilo de pilotagem do espanhol Marc Márquez, atual campeão da Moto GP.

 

GP Gerais reuniu no Circuito dos Cristais 150 pilotos em diversas categorias da Motovelocidade

GP Gerais reuniu no Circuito dos Cristais 150 pilotos em diversas categorias da Motovelocidade

 

Presença de 150 pilotos

O Circuito dos Cristais, em Curvelo, receberá novamente os melhores pilotos de motovelocidade para a segunda etapa do Brasileiro de Motovelocidade (CBM) e do GP Gerais de Motovelocidade (do Campeonato Mineiro) neste dia 5 de maio de 2019, a partir das 10 horas.

 

Velocidade não tem idade: o piloto Jirios Abboud, de 59 anos, é campeão mineiro e brasileiro de Motovelocidade na categoria 1.000cc

Velocidade não tem idade: o piloto Jirios Abboud, de 59 anos, é campeão mineiro e brasileiro de Motovelocidade na categoria 1.000cc

 

Estão sendo esperados cerca de 150 pilotos, entre eles os principais competidores de todos os cantos do País em busca de um lugar no pódio, tais como Jirios Abboud na categoria 1000cc Máster, Toninho Franzen da categoria 600cc, Rodrigo Dazzi e Danilo Lewis na categoria SBK e muitos outros campeões.

 

Campeão mineiro e brasileiro na categoria 600cc, o piloto Antônio Carlos Franzen, o "Toninho", se concentra antes de ir para a pista

Campeão mineiro e brasileiro na categoria 600cc, o piloto Antônio Carlos Franzen, o “Toninho”, se concentra antes de ir para a pista

 

O GP Gerais terá atrações para o público. Quem se interessar poderá aderir ao “Moto Passeio”, realizado nos intervalos das corridas no domingo. Os visitantes ainda poderão degustar um gelado chope no espaço da Cervejaria Backer, entre outros atrativos montado nas dependências do motódromo

Leia também: Circuito dos Cristais vai sediar Copa HB20

Na sexta,  o Circuito dos Cristais recebeu a visita de 110 alunos da Escola Municipal Viriato Diniz Mascarenhas, em ação social rotineira, que se repete antes de  cada etapa do GP Gerais. As crianças fizeram um tour pelos boxes e ainda assistiram a uma palestra sobre segurança no trânsito, coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Estudantes da Escola Municipal Viriato Diniz Mascarenhas tiveram a oportunidade de bater um bom papo com os pilotos

Estudantes da Escola Municipal Viriato Diniz Mascarenhas tiveram a oportunidade de bater um bom papo com os pilotos

 

SERVIÇO
O que: Segunda etapa GP Gerais de Motovelocidade
Quando: 5/5, abertura dos portões às 10h
Onde: Circuito dos Cristais (LMG 754 – Km 3, Rodovia dos Cristais), Curvelo (MG)
Supervisão: CBM, FMEMG e BEMC
Realização: Tech Time

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews.