Durante evento de lançamento regional da Volkswagen Caminhões, tivemos a oportunidade de dirigir o novo caminhão VW Constellation 32.360, que tem motor Cummins 8.9 de seis cilindros, de 360cv de potência e 169kgfm de torque; câmbio automatizado de 16 marchas; e tração 6×4. Foi uma experiência interessante dirigir o bruto carregado com 15 toneladas de brita dentro da Mineração Santiago, em Santa Luzia.

 

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Para lançar seu novo caminhão VW Constellation 32.360 6×4 no mercado mineiro, a VW Caminhões promoveu um test-drive para jornalistas e clientes potenciais no último dia 5 de junho. A experiência foi realizada em um percurso de operação dentro da mina de brita da Mineração, localizada na cidade de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

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Acostumado a acessar no máximo a cabine de uma picape, fiquei um pouco surpreso com a altura da cabine do 32.360. Mas, com a ajuda de três degraus e uma alça junto à coluna, o acesso é fácil. Em termos de conforto, a cabine tem ar-condicionado e o nível de ruídos interno é relativamente baixo.

 

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Depois de uma volta como passageiro e ouvindo as instruções de um motorista profissional da VW Caminhões, assumi o lugar do condutor. A regulagem do banco é pneumática e a bolsa de ar que fica embaixo se encarrega também de absorver as imperfeições do piso, deixando o trabalho do motorista bem confortável.

Arranca de terceira

Outro ponto que chamou a atenção foi o câmbio automatizado de 16 marchas a frente e duas à ré, que permite também trocas manuais, deslocando apenas a alavanca de marchas para a direita. Como o caminhão precisa de força, as relações de marcha são tão reduzidas que a arrancada é feita em terceira marcha e, caso o motorista demore um pouco nas mudanças manuais, o câmbio troca duas marchas de uma vez.

 

VW 32.360 4 (2)

 

No percurso, utilizamos um recurso interessante para o motorista, principalmente quando o caminhão está carregado. Trata-se do EasyStart (já presente em muitos carros de passeio e picapes), um sistema de auxílio de partida em rampa que segura o caminhão no freio por três segundos, que é um tempo suficiente para o motorista retirar o pé do pedal do freio e colocá-lo no acelerador.

Um freio de 235cv

Com 15 toneladas de brita na caçamba, fizemos uma pequena avaliação do freio motor (segundo os técnicos da VW Caminhões, trata-se de um freio motor de descompressão com dois estágios e potência de 235cv), utilizando os dois estágios de frenagem. É impressionante como o sistema segurou o bruto numa descida na mina.

 

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Direção dócil

Também chamou a atenção a calibragem da direção hidráulica, principalmente a maciez nas manobras; as diversas possibilidade de regulagem da coluna de direção e o computador de bordo, que informa as principais ações para o motorista, alertando com um sinal sonoro quando é preciso. Ao final do test drive, ficou a impressão de que o bruto pode ser calmo do que parece.

 

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O 32.360 6×4 (esse número significa que ele tem tração nos dois eixos traseiros) tem capacidade técnica para 32,5 toneladas, Peso Bruto Total Combinado de 63 toneladas e capacidade máxima de tração de 70 toneladas. Voltado para os segmentos de mineração e construção pesada, o caminhão tem duas versões de chassi: curto (preço de R$ 315.000) e longo (R$ 325.000).

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Frasnelli Fotografia/VW Caminhões/Divulgação

 

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