O final de semana está acelerado no Circuito dos Cristais, em Curvelo, a 170 quilômetros de BH. A pista mineira recebe 20 horas de automobilismo, em provas de três categorias nacionais neste final de semana, desde sexta, 12, até domingo, 14.

O autódromo mineiro tem corridas da Copa Truck, aberta aos caminhões, Mercedes-Benz Challenge e a Copa HB 20. As duas últimas são categorias monomarcas, com regulamentos definidos pelos fabricantes.

Leia também: Lapidando os Cristais

Fernando Jr. será o pole na etapa da Mercedes-Benz Challenge (Foto: Vanderley Soares)

Fernando Jr. será o pole na etapa da Mercedes-Benz Challenge (Foto: Vanderley Soares)

Mercedes-Benz Challenge

A quarta etapa da temporada 2019 do Mercedes-Benz Challenge terá Fernando Jr. e Cláudio Simão na pole position nas divisões CLA 45 AMG e C250 no Circuito dos Cristais, após liderarem a tomada de tempos realizada na tarde deste sábado em Curvelo.

Mesmo debilitado, Fernando Jr. destoou dos rivais ao ser o único a andar na casa de 1min33s, colocando mais de meio segundo sobre Fernando Amorim, que foi o mais rápido entre os competidores da Master. “Estou com muita febre, a garganta ruim, a voz nem sai, mas fiquei bem feliz com o resultado. O Fernando Amorim e eu somos bem amigos e creio que não teremos problemas na primeira curva, que será primordial”, contou. Felipe Tozzo, Raijan Mascarello, Betão Fonseca, Cello Nunes e Adriano Rabelo, que apareceram a seguir, ficaram a menos de um segundo do pole – um prenúncio de uma grande corrida.

Já na C250, Simão travou uma disputa eletrizante com seu grande rival em 2019, Max Mohr, e levou a melhor com o tempo de 1min38s521. Para Mohr, no entanto, de nada adiantou o esforço – ele acabou desclassificado por conta de excesso de peso na vistoria pós-classificação.

Raijan Mascarello deu apenas duas voltas no treino classificatório, já pensando na estratégia para a corrida. “A ideia foi economizar os pneus para a prova. Alguns pilotos chegaram a dar dez voltas e acredito que isso possa fazer a diferença no final. Estou bastante confiante em brigar pela vitória”, comentou o piloto, que largará da quarta posição.

Carro da dupla Raphael Abbate/ Flavio Andrade (Foto: Rodrigo Ruiz)

Carro da dupla Raphael Abbate/ Flavio Andrade (Foto: Rodrigo Ruiz)

Copa HB20

Na Copa HB20, Raphael Abbate conquistou neste sábado, 13, sua segunda vitória desta vez em Curvelo, tanto no geral quanto na Pro. O piloto do carro #20, que saiu da pole, não teve vida fácil e chegou a cair para terceiro na primeira volta, mas aos poucos foi se recuperando até tomar a ponta do então líder Vitor Genz para não perder mais.

Genz, por sua vez, viu sua estreia ser maculada por um problema mecânico que o fez abandonar quando era o segundo colocado a menos de dois minutos para o fim da primeira corrida.

A saída de Vitor Genz tornou a vida de Abbate ainda mais tranquila e deu espaço para o estreante mineiro Wanderson Freitas, segundo colocado em sua primeira corrida na categoria, com o então líder da tabela de pontos da Pro, Adriano Rabelo, Fernando Jr. e Diego Augusto completando o pódio.

“Acabei ficando por fora na curva dois, e caí para terceiro no início da prova, mas isso faz parte do jogo. Dei o meu melhor para conseguir conquistar novamente a segunda posição e depois poder brigar pela liderança. Essa é uma pista muito difícil de ultrapassar, mas consegui me recuperar para terminar na frente”, observou o vencedor da Pro.

Na Super, ainda na Copa HB20, o grande vencedor foi Kleber Eletric, que, em grande atuação, superou com folga seus rivais na categoria, Luciano Viscardi e o pole, Cassio Cortes, que chegou à frente de Daniel Nino, então líder do campeonato, e de Luís Antonio Ornelas, que completou o pódio da divisão.

“Estou muito feliz, quase sem palavras. Larguei lá de trás, tive que vir buscando e consegui a vitória na Super. Na geral também terminei em uma boa posição. Consegui bater roda com o pessoal da Pro e terminei em sétimo, se acabasse em sexto largaria em primeiro na geral amanhã, mas isso faz parte. Estou muito feliz com o resultado”, completou o vencedor da Super.

Por conta das características da pista – bastante técnica, cujo asfalto é bastante sujo por conta do terreno e da região -, a corrida contou com muitos toques de porta, escapadas de pista e algumas rodadas, mas nenhum abandono por conta de acidentes. A apenas três dos 25 carros que largaram não completaram a corrida.

Pódio Pro da Copa HB20 em Curvelo (Foto: Rodrigo Ruiz)

Pódio Pro da Copa HB20 em Curvelo (Foto: Rodrigo Ruiz)

Leia também: Quebra de recorde em Curvelo

Wellington Cirino será pole no Circuito dos Cristais (Foto: Duda Bairros)

Wellington Cirino será pole no Circuito dos Cristais (Foto: Duda Bairros)

Copa Truck

A decisão da Copa Truck, outra categoria em disputa em Curvelo, ficou para domingo, 13. Nos treinos classificatórios de sábado, 12, Wellington Cirino conquistou sua segunda pole position na temporada 2019 e a segunda consecutiva no Circuito dos Cristais.

Será a quarta etapa do ano, que define mais três finalistas para a Grande Final de dezembro em Interlagos (SP).

Com o tempo de 1min47s014, Cirino ficou somente 0s021 à frente de Leandro Totti, na disputa particular dos paranaenses que correm de Mercedes-Benz que durou até a bandeirada final, quando Totti tentou dar o troco mas não conseguiu. “A equipe está de parabéns, pois pegamos as lições do ano passado e melhoramos mais o caminhão. Que a gente consiga começar aqui nossa reação na temporada”, destaca o pole.

A segunda fila terá o Volkswagen de Paulo Salustiano e o Iveco de Felipe Giaffone, que parou no fim do Q2 com problemas, seguido de Pedro Paulo Fernandes, em sua melhor participação na Copa Truck com o quinto lugar, seguido de outra grata surpresa, Régis Boéssio. Os dois líderes da Segunda Copa, Roberval Andrade (Mercedes-Benz) e Renato Martins (Volkswagen) dividem a quarta fila.

Já outros dois na briga direta pelo título, André Marques (Mercedes-Benz) e Beto Monteiro (Volkswagen) tinham garantido na pista a vaga para o Q2, mas foram punidos com o excesso de fumaça e, com isso, sairão do fundo do grid. Ambos não conseguiram esconder a frustração. “Regras são regras, apesar de achar injusto, vamos acatar e repensar nossa estratégia, pois o caminhão estava muito bom, mesmo com alguns pequenos probleminhas”, resume Monteiro, campeão da Primeira Copa do ano.

Azar de uns, sorte de outros: com o problema de Monteiro e Beto, Luiz Carlos Zapelini e Debora Rodrigues subiram para o top 10 do grid de 21 caminhões. Outro bom destaque foi o 12º lugar de Fábio Fogaça, que vem tendo uma temporada muito difícil com o Ford de sua equipe, que vem passando por uma profunda reformulação.

Leia também: Dirigindo o bruto VW 32.360

Luiz Lopes é um dos pilotos com motor FPT (Foto: Rodrigo Ruiz)

Luiz Lopes é um dos pilotos com motor FPT (Foto: Rodrigo Ruiz)

Time FPT

A etapa da Copa Truck terá os pesados Iveco da equipe FPT. O time [e composto pelos pilotos Djalma Pivetta (#21), Felipe Giaffone (#4), Luiz Lopes (#99) e Jaidson Zini (#25), que contam com os atributos do motor FPT Cursor 13 especialmente preparado para a prova. A potência chega a 1.200 cv e o torque a 4.300 Nm, permitindo que os caminhões alcancem velocidades de até 250 km/h na pista de Curvelo.

A gerente de marketing da FPT Industrial, Isabela Costa, destaca que a competição é um importante teste para avaliar os motores da marca sob alto desempenho. “As etapas da Copa Truck permitem demonstrar o desempenho máximo dos nossos motores”, afirma.

SERVIÇO

O que: Mercedes-Benz Challenge, Copa HB20, Copa Truck
Onde: Circuito dos Cristais, e Curvelo (170 quilômetros de Belo Horizonte)
Quando: 14 de julho de 2019

PROGRAMAÇÃO

  • 8h05: MBC CLA AMG e C250 Cup – Warm Up
  • 8h25: Copa HB20 – Warm Up
  • 8h45: Copa Truck – Warm Up
  • 9h: Ação Promocional Speed Truck
  • 9h30: Visitação Aos Boxes
  • 10h40: Desfile dos Pilotos de todas as categorias
  • 11h30: Mercedes-Benz Challenge – Corrida única
  • 12h50: Copa HB20 – Corrida 2
  • 14h05: Copa Truck – Corrida 1
  • 14h46: Copa Truck – Corrida 2

TRANSMISSÃO

Desfile dos pilotos: 10h40, via Facebook da Copa Truck (@copatruck)
Corrida Mercedes-Benz Challenge: 11h30, via BandSports
Corrida Copa HB20: 12h35, via Band Sports (com exibição também do VT da prova do sábado)
Corridas Copa Truck: 14h, via SporTV3

CALENDÁRIO/COPA TRUCK

  • 4ª etapa: 14/7 – Curvelo (MG)
  • 5ª etapa: 18/8 – Santa Cruz do Sul (RS)
  • 6ª etapa: 1/9 – Rivera (Uruguai)
  • 7ª etapa: 6/10 – Tarumã (RS)
  • 8ª etapa: 27/10 – Curitiba (PR)
  • 9ª etapa: 8/12 –  São Paulo (SP)

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews