A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugurou no último dia 17 de junho, no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, o seu Safety Center. Com a nova unidade dedicada à segurança veicular, a FCA Latam passa a ter autonomia completa para projetar um veículo do início ao fim.     

 

Eduardo Aquino/Acelera Aí

Eduardo Aquino/Acelera Aí

 

O novo Centro de Segurança Veicular está localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), e ocupa uma área de 7.600 m². O Safety Center inclui uma pista de de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h; sistema de iluminação de LED com capacidade de 100 mil Lúmens; cinco câmeras de altíssima resolução (1940 quadros por segundo), equipamentos com resistência a impactos de 1000 g (g = unidade de aceleração da gravidade); e acelerômetros com capacidade de medição de 2000g.

 

Eduardo Aquino/Acelera Aí

Eduardo Aquino/Acelera Aí

 

Testes de impacto

A nova unidade pode simular uma grande variedade de situações, com provas físicas (testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes) de padrão internacional que avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes. As provas abrangem todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais.

 

Eduardo Aquino/Acelera Aí

Eduardo Aquino/Acelera Aí

 

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para América Latina, Para Marcio Tonani, “o Safety Center contribui para a melhoria e maior agilidade no desenvolvimento, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente”. Márcio acrescenta que o novo espaço também está preparado para atender aos requisitos que virão dentro do programa Rota 2030.

Leia também: Teste do Renegade Diesel 2.0 4×4

 

Eduardo Aquino/Acelera Aí

Eduardo Aquino/Acelera Aí

 

Autonomia e tempo reduzido

Antes do Centro de Segurança em Betim, todo veículo da FCA criado na América Latina utilizava laboratórios do grupo na Europa ou nos Estados Unidos. “Com o Safety Center em Betim, ganhamos autonomia e reduzimos o tempo de desenvolvimento dos automóveis”, afirma Silvio Piancastelli, gerente de Conceito de Veículo. A nova unidade está interligada a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos da FCA, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.

Leia também: Lançamento da linha 2020 da picape Toro

 

Eduardo Aquino/Acelera Aí

Eduardo Aquino/Acelera Aí

 

O Safety Center recebeu um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento) e conta com uma equipe composta por 50 profissionais. A unidade tem capacidade para realizar 96 provas por ano e testar cerca de 72 veículos no mesmo período.

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews