De Parati, no litoral sul do Rio, até Lima, no Peru. Este é o roteiro de 7 mil quilômetros da expedição “Pro Outro Lado da América”, uma ação da Honda que visa mostrar a eficiência e resistência de seus carros e motos em condições mais robustas. Assim como avaliar o desempenho do óleo Pro Honda, produto original da marca, que irá lubrificar os motores dos veículos.

Maxi-scooter X-ADV  e o SUV WR-V são os veículos escolhidos para a expedição

Maxi-scooter X-ADV e o SUV WR-V são os veículos escolhidos para a expedição (Foto: Honda/Divulgação)

A jornada de 17 dias começou no dia 28 de julho e tem como grande estrela o navegador Amyr Klink, com organização do portal EcoInforme, do jornalista Joel Leite. A influenciadora digital especializada em viagens, Flávia Vitorino, está na turma.

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Além deles, profissionais de foto, filmagem, produção, logística e dois pilotos de motos fazem parte da equipe, totalizando 12 pessoas.

Os vídeos têm a direção do jornalista Diego Castellari, com roteiro e textos de Henrique Skujis, enquanto a fotografia fica a cargo de Érico Hiller.

A condução das motos é de dois pilotos experientes: Líbera Costabeber, uma das organizadoras da categoria feminina do Rali dos Sertões; e Marcelo Leite, engenheiro e motociclista com experiência de viagens em mais de 80 países nos cinco continentes.

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“Pro Outro Lado da América” vai rodar do Brasil ao Peru, num total de sete mil quilômetros (Foto: Honda/Divulgação)

“Pro Outro Lado da América” vai rodar do Brasil ao Peru, num total de sete mil quilômetros (Foto: Honda/Divulgação)

WR-V e X-ADV

A Honda escolheu os modelos WR-V (utilitário esportivo) e X-ADV (scooter) para transportar a equipe, porque permitem ao condutor trafegar em diferentes tipos de piso.

A versão do SUV utilizada na viagem é a EXL, equipada com ar-condicionado digital e automático touchscreen, central multimídia com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, seis airbags e bancos revestidos em couro. Traz ainda sistema de bancos Magic Seat, que permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões.

O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, de até 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm. A transmissão CVT possui conversor de torque.

Já o maxi-scooter X-ADV une atributos para rodar também em terrenos mais acidentados. Ele vem com suspensões de longo curso com múltiplos ajustes, pneus de uso misto e oferece uma posição de pilotagem mais reta, como nas motos trails.

A moto vem com motor de dois cilindros de 54,8 cv e câmbio de seis velocidades com sistema DCT, com dupla embreagem. Conta ainda com o auxílio do sistema ABS independentes em ambas as rodas.

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Quatro países

Durante a viagem, a expedição passa por quatro países – Brasil, Bolívia, Chile e Peru – e trafega em cenários emblemáticos do continente, como o pantanal mato-grossense, no Brasil; o salar de Uyuni, na Bolívia; o deserto do Atacama e a reserva nacional las Vicuñas, no Chile; bem como a reserva nacional de Paracas, no Peru.

A entrada no Peru será por Arequipa. No último dia da jornada, a equipe chega ao litoral peruano sobre as exuberantes falésias da reserva nacional de Paracas. De lá, são mais 250 quilômetros até Lima, o ponto final da viagem.

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