Motor turbo de 173cv, câmbio do tipo CVT, teto solar panorâmico, seis airbgas, central multimídia com tela de sete polegadas, revestimento dos bancos em couro, controles de tração e estabilidade e sistema de configuração de bancos são alguns dos atrativos da versão topo de linha Touring que avaliamos do Honda HR-V. Agradável de dirigir, muito segura e confortável, a Touring tem preço um pouco salgado.  

Por fora, a Touring se destaca pelos faróis e lanternas traseiras em LED e a grade dianteira, que dão uma pitada de sofisticação ao crossover; pelas rodas de liga de 17 polegadas com desenho exclusivo e pela saída dupla de escapamento, que realçam a pegada esportiva da versão. Além do design bem equilibrado do HR-V, um dos motivos do seu sucesso no mercado brasileiro, também chamam a atenção as lanternas escurecidas, as colunas na cor preta e, as maçanetas das portas traseiras embutidas e o defletor de ar no teto.

No capricho

O interior da Touring tem acabamento bem caprichado, com materiais de boa qualidade e aparência e bem montados, digno de uma versão topo de linha. O revestimento dos bancos em couro na cor branca dá um ar de sofisticação ao habitáculo, mas a cor clara é ingrata para o dia a dia, sujando com certa facilidade. Os bancos dianteiros e traseiros acomodam bem o corpo.

Há espaço interno suficiente para acomodar cinco adultos, mas o conforto é para quatro adultos e uma criança devido ao formato do encosto central do banco traseiro. Devido ao escape duplo, a capacidade do porta-malas foi reduzida para 393 litros, mas ainda leva bem uma boa compra de supermercado e uma bagagem de férias. Mas, em termos de aproveitamento de espaço, o grande destaque da Touring é o Magic Seat Honda, um sistema de configuração dos bancos, escamoteáveis, que possibilita o transporte de objetos altos e longos.

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Força em baixa

Importado do Japão, o motor 1.5 de 173cv, com turbo e injeção direta de gasolina (não é flex), é exclusivo da opção Touring. Um dos pontos positivos é que o torque chega já em baixas rotações (a partir de 1.700rpm), deixando o CR-V bem esperto nas arrancadas (a aceleração de 0 a 100 é feita em pouco mais de 8s) e retomadas, que possibilita ultrapassagens bem seguras. E o melhor é que esse bom fôlego não veio acompanhado de um bom apetite. O consumo da Touring é elogiável; na estrada, com apenas o motorista e ar desligado, o computador de bordo registrou médias próximas de 15km/l.

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O câmbio automático do tipo CVT está bem afinado com o motor, mas a tocada fica mais prazerosa com as trocas manuais junto ao volante. Com a melhor performance, a suspensão foi recalibrada, mas sem afetar o conforto e proporcionando uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas e de piso irregular. A direção também ajuda nas manobras e responde bem quando se roda em altas velocidades. A Touring é uma boa opção em termos de desempenho, acabamento e espaço interno, mas a lista de equipamentos (confira abaixo) deixa de fora muitos itens e não justifica o preço de R$ 140 mil.

Texto e fotos: Eduardo Aquino      

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, injeção direta, 1.498cm³ de cilindrada, que gera potência de 173cv (a 5.550rpm) e torque de 22,4kgfm (entre 1.700rpm e 5.550rpm)

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,33m; largura, 1,77m; altura, 1,65m; e entre-eixos, 2,61m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17

Porta-malas – 393 litros

Tanque – 51 litros

Peso – 1.380 quilos

Principais equipamentos – Airbags frontais, laterais e de cortina; sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sistema de alerta de frenagem emergencial, controles de tração e estabilidade, detecção de ponto cego, ar-condicionado digital com tela touchscreen, controle automático de velocidade, câmera de ré, central multimídia com tela de sete polegadas touchscreen (Bluetooth, USB, comando de voz, Android Auto e Apple CarPlay), sistema de áudio AM/FM com 4 alto-falantes + 2 tweeters, assistente de partida em rampa, retrovisor externo com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensores crepuscular e de chuva, teto solar panorâmico, coluna de direção ajustável em altura e distância, Magic Seat Honda (sistema de configuração dos bancos), revestimento em couro dos bancos e computador de bordo.

Preço – R$ 139.900.

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