Não tem como falar de Oshkosh sem citar os shows aéreos e apresentações acrobáticas, que nesse ano foram 2.758, que dá uma média de diária de 394 apresentações. Também não se pode esquecer dos clássicos e dos lugares que dá vontade de ficar.

Os acrobáticos

Novamente uma das atrações deste ano foi o acrobático YAK 110, construído a partir de dois YAK 55. Esse exótico avião é impulsionado por dois motores radiais Vedeneyev M14P russos de nove cilindros, quatro tempos, refrigerado a ar, produzindo 360 hp (268 kW) cada e um turbo jato General Eletric CJ 610, de 2.850 lbs de empuxo. Ele se apresentou fazendo um incrível número de acrobacias, culminando com a subida balística impulsionado pelo turbo jato.
Twin Tiger Aerobatic Team com os seus YAK 55 fizeram apresentações de tirar o fôlego.
A sempre presente esquadrilha AeroShell com os seus impecáveis Texan T6.
O Zivko Edge 540 T do Red Bull Team, impressionando pela sua performance.

Clássicos e lugares de sonho

Lugar de sonho, EAA Seaplane Base, uma visita imperdível, onde se pode fazer voos gratuitos em hidroaviões.
Sabe aquele lugar que não dá vontade de ir embora.
O Vintage Red Barn é pura nostalgia. Um lugar agradável e cheio de histórias onde se pode saborear uma pipoca e tomar uma gelada e deliciosa limonada servidas pelas simpáticas senhoras voluntárias.
Como tudo aqui é vintage, o pátio não poderia ser diferente.
O Stinson Reliant, um clássico de 5 lugares com asa de gaivota é impulsionado por um motor radial Wright R-760-E23, de 320 hp (239 kW).
No Stinson Reliant tudo é primoroso.
Howard DGA-15 P, um clássico produzido entre os anos de 1.939 a 1.944. Equipada com um motor radial de nove cilindros Pratt & Whitney R-985 (450 hp, 336 kW), a aeronave tem uma legião de fãs por todo o mundo.
O Beechcraft model 17 Staggerwing, um cobiçado clássico com motor radial Wright R-760-E2, de 350HP.
O Piper J3 Cub completou este ano 82 anos de vida. Equipado com um motor Continental A-65-8, de 65 hp (48,5 kW), ele se destaca pela sua simplicidade, acessibilidade e sua popularidade é comparada ao sucesso do Ford Modelo T.
O painel do Piper J3 Cu, tem somente o básico. E precisa de mais para voar pelo simples prazer de voar?
O xodó também na versão anfíbia.
Boeing Stearman PT-17. Foram construídas 8.584 unidades deste treinador, biplano, dois lugares, também utilizado para acrobacias e pulverização. Essa versão vinha equipada com o motor Continental R-670-5 de sete cilindros radiais, desenvolvendo 220 hp.
Curtiss Wrigth Travel Air, uma aeronave sport trainer equipada com um motor radial de sete cilindros Warner Scarab, desenvolvendo 125 hp.



Edição: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

Texto e fotos: Rodolfo Luiz Aquino Hauck



Metalmoro 20

Parágrafo

(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 40 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.