Após encerrar produção em São Bernardo do Campo (SP), no fim de outubro, a Ford inicia os preparativos para uma nova fase no País. O primeiro ato foi uma reunião do presidente Lyle Watters (foto) com funcionários e fornecedores de Camaçari (BA) – agora sua única fábrica produtora de veículos no País.

Com o fim das operações da Ford em São Paulo, a unidade de Camaçari, na Bahia, vai se beneficiar (Foto: Ford/Divulgação)

Ajustar para investir

São grandes os desafios de custos na operação. “É preciso fazer uma reestruturação de custos com mão de obra. Na área da engenharia há a questão logística e a necessidade de aumentar a produtividade. Vamos trabalhar em conjunto com fornecedores e funcionários para que isso aconteça. O lado bom é que, se conseguirmos fazer estas melhorias em Camaçari, vejo um futuro brilhante para a planta”, afirmou Watters.

Leia também: O teste do Ford Edge ST

Bahia e Dearborn

Lyle Watters pediu aos fornecedores esforços para viabilizar novo ciclo de investimentos, com potencial de ocupar toda a capacidade produtiva na Bahia com uma linha de veículos. Mas antes o presidente da Ford precisa avançar nas discussões com todos os elos da cadeia e levar um plano com compromissos firmados com esses parceiros para a sede em Dearborn. Nos Estados Unidos, a cúpula da Ford definirá os rumos e o investimento no Brasil.

Vem novidade

Fornecedores e trabalhadores entenderam o recado e a matriz da Ford não deverá criar muitos obstáculos e o investimento, segundo fontes, deverá ser anunciado no primeiro semestre de 2020.

Leia também: O teste do Ford Ka Freestyle 1.0

Confiante

Em paralelo, o presidente da Ford do Brasil negocia com dois novos interessados a fábrica do Taboão, no ABCD Paulista. “Estou confiante em um final feliz para São Bernardo”.

O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, do Grupo Caoa, negocia com outras marcas chinesas para se instalarem no Brasil (Foto: CAOA/Divulgação)

Jogando a toalha

O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, um dos primeiros a manifestar interesse em adquirir a fábrica, admitiu ser remota a possibilidade de seu Grupo Caoa comprar a unidade da Ford.

Mais chineses

O que não significa, porém, que CAOA está parado: o empresário confirmou que conversa com dois grupos chineses interessados em produzir automóveis no Brasil, em parceria com o Grupo Caoa – que já tem associação com a chinesa Chery e produz em Jacareí (SP) e Anápolis (GO), sedãs e SUVs.

Leia também: O teste do Volkswagen Jetta GLI

Jeep 10

Em reunião na primeira semana de dezembro para comemorar o bom desempenho e a oitava posição em vendas no mercado nacional, superando a Honda, a Jeep anunciou que lançará dez novos modelos até 2022. Um deles, inclusive, será feito em Pernambuco, inaugurando nova plataforma produtiva na fábrica de Goiana. Será um SUV maior que o Compass, com sete lugares.

Volkswagen Nivus será produzido em 2020 no Brasil (Foto: Volkswagen/Divulgação)

Nivus

E a Volkswagen divulgou o nome de seu SUV compacto, por ela chamado cupê urbano. É o Nivus. Chega no primeiro semestre de 2020, produzido em São Bernardo do Campo.

Bastidores do recall

AutoData contou os bastidores da General Motors durante o defeito do novíssimo Onix Plus, que gerou um recall do modelo. O primeiro episódio dessa série especial descreve as primeiras horas e os dias seguintes do presidente da montadora, Carlos Zarlenga. Para os interessados, aqui estão os links das quatro reportagens.

O dia que abalou a General Motors – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/05/o-dia-que-abalou-a-general-motors/30198/

O mundo GM na sala de guerra em São Caetano – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/06/o-mundo-gm-na-sala-de-guerra-em-sao-caetano/30209/

A mão invisível de Detroit – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/09/a-mao-invisivel-de-detroit/30221/

Quando o recall deixou de ser um monstro – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/10/quando-o-recall-deixou-de-ser-um-monstro/30231/

Texto: Leandro Alves

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews