Para manter a S10 no topo no disputado segmento das picapes médias, a GM deu uma modernizada no visual da picape, que ficou mais leve, silenciosa e econômica e ganhou equipamentos interessantes, como alerta de colisão

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O segmento das picapes médias no Brasil, que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, é uma verdadeira “briga de foice” e, por isso, todo mundo se mexe para ganhar seu “espaço”. No fim do ano passado, veio a nova Toyota Hilux. No início de 2016, a Ford Ranger apareceu de cara e equipamentos novos. De olho na concorrência, a GM também correu atrás e tratou de renovar a S10, que há duas décadas é líder do segmento – em 2015, ela teve 33,3 mil unidades emplacadas.

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Para renovar o visual da S10, a GM se inspirou na picape norte-americana Colorado, da qual herda a plataforma e que já incorporou a nova identidade visual global da marca. Na frente, o capô ganhou cavidade esculpida na parte posterior; a grade foi alongada até os faróis, que foram redesenhados (a opção High Country, topo de linha, têm luz diurna de LED); e o para-choque também ganhou novo design, com apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, unidas por uma proteção de plástico.

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Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as novas rodas de alumínio inéditas de 16 (nas versões de entrada LS e LT) e de 18 polegadas (nas opções LTZ e High Country). Na traseira, a câmera de ré (embutida na maçaneta) é uma novidade interessante, pois a visibilidade traseira de picape geralmente é ruim; assim como os novos tipos de cobertura da caçamba e a opção de lanternas em LED, que são mais econômicas e com melhor luminosidade. A linha 2017 traz duas novas cores: Azul Old Blue Eyes e Preto Ouro Negro.
As mudanças na cabine contemplaram um novo painel, que foi remodelado e ganhou detalhes que imitam metais nas saídas de ar centrais; uma nova central multimídia da nova geração do sistema MyLink, que tem tela sensível ao toque de oito polegadas e é compatível com Android Auto e Apple Car (lançados no novo Cobalt); novo computador de bordo, com função para ajudar o motorista em uma “tocada econômica”; e o sistema On Star (fica no retrovisor interno), que possibilita acessar mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade (por exemplo, ele avisa por meio de aplciativo se o manobrista se distanciar mais de 500 metros com o carro; alerta sobre áreas, dias e horários de rodízio).

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Tecnologia de segurança
A nova S10 estreia equipamentos de segurança interessantes, como os alertas de desvio de faixa, que funciona por meio de uma câmera na parte superior do para-brisa, que “lê” as faixas da via e emite um aviso quando percebe uma mudança involuntária; e de colisão frontal, que possibilita ao motorista estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo da frente, podendo ser alertado caso ele reduza repentinamente. A lista inclui também controles de tração e estabilidade e assistentes de partida em rampa e de descida.

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São treze variações de configurações para a nova picape, sendo quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (que continua com os mesmos motores 2.8 TurboDiesel, de 200cv; e 2.5 SIDI Flex, que desenvolve 206cv usando apenas etanol), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida).

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A potência continua a mesma, mas o desempenho e consumo (reduzido em 5%) melhoraram segundo a GM, graças à redução no peso (de cerca de 38 quilos na versão topo de linha com o uso de materiais mais leves), à adoção de pneus “verdes” de uso misto, ao uso de freios de baixo arrasto, à mudança na relação do diferencial de transmissão (na versão com motor flex) e à nova direção elétrica. A GM também garante que a S10 está vibrando menos e fazendo menos barulho, afirmando que os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.

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Como o mar não está para peixe e a concorrência está cada vez mais acirrada, a GM decidiu manter os preços da geração anterior: S10 Cabine Simples LS 2.4 Flex, câmbio manual de seis marchas, tração 4×2, R$ 72.350; S10 Cabine Dupla LT 2.5 Flex, manual de seis velocidades, 4×2, R$ 97.890; S10 Cabine Simples LS 2.8 Turbo Diesel, automático de seis marchas, 4×4, R$ 111.690; S10 Cabine Dupla LTZ 2.5 Flex, manual de seis velocidades, 4×2, R$ 113.690; e S10 Cabine Dupla High Country 2.8 Turbo Diesel, automático de seis marchas, 4×4, R$ 167.490.

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