Ao mesmo tempo em que celebra 25 anos em produção, o superesportivo Dodge Viper (víbora, em inglês), que ficou famoso pelo desempenho visceral de seu motor V10, se despede este ano do cenário automotivo. Para marcar a data, a Dodge está lançando no mercado americano cinco versões limitadas, sendo que cada uma tem uma plaqueta no painel que pode receber o nome do cliente.

 

viper-gallery-06-full

 

De acordo com o chefe da Dodge, SRT, Chrysler e Fiat na América do Norte, Tim Kuniskis, “o Viper teve uma belíssima trajetória e deixa o mundo dos supercarros registrando recordes notáveis”. A versão ACR, quase de competição, volta a ser oferecida na derradeira fornada. “Com mais recordes de pista do que qualquer outro carro de produção em série no mundo, o Dodge Viper ACR será o Viper de rua mais rápido de todos os tempos, o carro que define o padrão para todos os que o seguirem”, disse Tim Kuniskis.

 

viper-gallery-17

 

Confira a linha 2017:

Viper 1:28 Edition ACR

É um tributo ao tempo de 1min28s65, atual recorde de volta mais rápida para um carro de série na histórica pista de Laguna Seca, na Califórnia. O tempo foi obtido pelo piloto Randy Pobst em um Dodge Viper ACR 2016 em outubro passado. Conta com destaques como pacote aerodinâmico radical e freios de cerâmica. Apenas 28 unidades serão produzidas. Em 2010, a Dodge fez 33 exemplares do Viper ACR 1:33, referência à então volta recorde de 1min33s915 no mesmo autódromo californiano, em novembro de 2009.

 

viper-gallery-02-full

 

Viper GTS-R Commemorative Edition ACR

Homenageia uma das pinturas mais inconfundíveis do Viper, a combinação de carroceria branca com faixas azuis do Viper GTS-R GT2 Championship Edition, de 1998 – que comemorava a vitória do Viper no Campeonato Mundial de GT2, da FIA. Terá 100 unidades.

 

viper-gallery-03-full

 

Viper VoooDoo II Edition ACR

Baseado no Viper VooDoo Edition 2010, será uma versão de 31 exemplares.

 

viper-gallery-10-full

 

Viper Snakeskin Edition GTC

Com 25 unidades, é uma releitura do Snakeskin ACR de 2010, com a mesma cor verde Snakeskin (“pele de cobra”).

 

viper-gallery-14-full

 

Dodge Dealer Edition ACR

Essa série limitada a 33 unidades será vendida exclusivamente nas duas concessionárias Dodge que mais vendem o Viper: uma em Tomball, no estado do Texas e outra em Roanoke, Illinois.

 

viper-gallery-16

 

Versão ACR: carro de corrida com placas

O Dodge Viper ACR retorna na linha 2017 como o definitivo carro de pista para as ruas, com significativas atualizações aerodinâmicas e de suspensão. Relançada em 2016, a terceira edição (as outras foram de 1999 a 2002 e de 2008 a 2010) do Viper ACR tomou de assalto o universo dos carros de alto desempenho com mais recordes do que qualquer carro de série em todo o mundo — 13 recordes de pistas certificados pelo Sports Car Club of America (SCCA).

 

viper-gallery-19

 

Sobre o Viper

Todos os Dodge Viper 2017 são alimentados pelo icônico motor V10 de 8,4 litros, de alumínio, que além de entregar 654 cv de potência, despeja nas rodas traseiras o impressionante torque de 82,9 kgfm, o maior entre todos os esportivos de aspiração natural do mundo. Entre os recursos de segurança de série há controle eletrônico de estabilidade (ESC) de vários estágios, controle de tração e um novo sistema de freios ABS de quatro canais.

 

viper-gallery-21

 

Desde 1992, as marcas Dodge e SRT produziram aproximadamente 30 mil unidades do Viper nas fábricas de Mack Avenue (1992 a 1994) e Conner Avenue (1995 até hoje), ambas em Detroit.

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )